quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Portal disponibiliza quase 100 mil obras em texto, imagem, som e vídeo

Carla Knoplech, JB Online
RIO - 'Uma biblioteca digital é onde o passado encontra o presente e cria o futuro'. A frase que define o portal www.dominiopublico.gov.br não poderia ser mais perfeita. O projeto do Ministério da Educação, lançado em novembro de 2004, disponibiliza gratuitamente acesso às obras literárias, artísticas e científicas - do patrimônio cultural brasileiro e universal - em forma de textos, sons, imagens e vídeos e em 16 idiomas além do português.
Recentemente um e-mail que circula pela internet trouxe a informação de que o portal acabaria por falta de acesso. Para esclarecer a questão, Marco Antonio Rodrigues, o atual coordenador responsável pelo projeto desmentiu a informação.
- Esse e-mail dizendo que o site vai acabar é mentiroso. É um spam que existe há dois anos. Já saíram notas oficiais do MEC desmentindo. A criação desse domínio foi do ministro da Educação Fernando Haddad, que na época era secretário executivo. A proposta dele era reunir esse material digitalizado e de livre acesso, mostrando conhecimento e oferecendo pesquisa – disse Marco Antonio.
Vejam mais no JB Online


Endereço do Portal:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

Nenhum comentário: