sábado, 1 de novembro de 2008

La ONU advierte a Colombia que las ejecuciones extrajudiciales pueden ser delitos de lesa humanidad

La alta comisionada de la ONU para los Derechos Humanos, Navi Pillay, que ha concluido este sábado su visita de ocho días a Colombia, ha emitido un informe en el que denuncia que existen indicios que demuestran la "práctica sistemática" de ejecuciones extrajudiciales en este país latinoamericano por parte de las fuerzas de seguridad. "Estamos observando y manteniendo un registro de las ejecuciones extrajudiciales, parece ser que esta práctica es sistemática", afirma.
Según Pillay, estas muertes podrían ser delitos de lesa humanidad y, por tanto, perseguibles por el Tribunal Penal Internacional (TPI). La funcionaria aclara, sin embargo, que estos casos sólo pueden ser procesados en el TPI cuando la justicia local no actúa para esclarecer los delitos y castigar a los responsables.




Veja mais no EL PAIS.COM


Veja também no mesmo jornal:

Uribe arremete contra Human Rights Watch y Amnistía Internacional

Rios subterrâneos contra a crise da água

Celso Dal Ré Carneiro, Heraldo Sampaio Campos e José Luiz Galvão de Mendonça, Jornal do Brasil

RIO - Cerca de um quarto dos países do mundo enfrentam hoje problemas de abastecimento de água. Mesmo no Brasil, que tem uma das maiores reservas de água doce do planeta, a escassez desse recurso é sentida em vários lugares.

Uma das soluções propostas é levar as águas de reservatórios naturais subterrâneos para as áreas necessitadas.

Mas, ainda assim, é polêmico afirmar que a água de boa qualidade nunca vá acabar: mau uso e contaminação dos reservatórios são ameaças que devem ser consideradas.

Ampliar o conhecimento sobre os recursos hídricos e promover a educação ambiental são formas de proteger esta que talvez seja, para o ser humano, a mais importante riqueza natural.


Veja mais no JB Online

Morales anuncia suspensão das atividades antidrogas dos EUA na Bolívia

O presidente boliviano, Evo Morales, anunciou no sábado a suspensão de todas as atividades da DEA, acusando a agência antidrogas americana de ter fomentado os tumultos de setembro passado, que deixaram 19 mortos em cinco das nove províncias do país.
"A partir de hoje (sábado), todas as atividades da DEA norte-americana estão suspensas por um tempo indefinido", anunciou o chefe de Estado boliviano.
Morales, ex-plantador de coca eleito à presidência em 2006, fez este anúncio em Chimoré, no estado de Chapare (centro), onde apresentava o balanço do programa de erradicação da coca e da luta contra o tráfico de drogas.
O presidente boliviano também afirmou que "os funcionários da DEA apoiaram o golpe de Estado que fracassou na Bolívia", referindo-se ao levante popular de setembro nas províncias separatistas de Santa Cruz, Beni, Pando, Tarija e Chuquisaca, governadas pela direita.
Continua no G1.

Denise L. Gentil e Gilberto Maringoni: O que o caos pode nos ensinar?

O fim do neoliberalismo não se dará na economia, mas na luta política.

Estamos no olho do furacão. Como um vendaval descontrolado, a crise arrasta negócios, governos e países a situações-limite, quebrando parâmetros até ontem tidos como imutáveis. O mercado, onde está o mercado que a tudo regula e enquadra? Que fim levou a mão invisível e sua insuperável sabedoria na alocação de investimentos?

A liberdade absoluta de movimentação de capitais e a desregulamentação financeira, elevadas à categoria de valores democráticos ao longo das últimas duas décadas, impossibilitam qualquer avaliação objetiva sobre as dimensões ou mesmo o ritmo do desastre.

Apressadamente, alguns analistas difundem a idéia de que as intervenções dos bancos centrais de vários países, injetando dinheiro em instituições financeiras em vias de quebrar, representariam o fim das chamadas teses neoliberais, que se baseiam na absoluta superioridade do mercado como organizador sistêmico. A volta do Estado interventor garantiria, assim, o fim de uma era.

Na verdade, não é esta a essência do modelo, embora seja uma de suas pedras de toque. Ou seja, sua contradição principal não se dá entre liberalismo e intervencionismo ou aquela estabelecida entre mercado e Estado, mas na absoluta subordinação do público ao privado. Entenda-se privado, no momento atual, como todas as formas de capital, sob a hegemonia de sua vertente financeira. E pode-se também entender como público o espaço dos interesses coletivos.

O que se assiste em diversas economias do mundo - EUA à frente - é, na verdade, o setor público - do Tesouro, mantido pela população - atuando como garantidor último dos interesses privados. É o que deve estar no cerne da discussão sobre o socorro de mais de US$ 3 trilhões, realizados por governos de todo o planeta, a bancos e agentes financeiros. Não se está estatizando nada, o que ocorre é a privatização da riqueza pública em favor da especulação financeira. A clássica socialização dos prejuízos, marca histórica de qualquer sociedade capitalista.


Vejam o texto completo no Portal da Fundação Perseu Abramo e aproveitem para ler também:


1. Paul Singer: A relação entre as finanças e a economia da produção e do consumo


2. Bernardo Kucinski: A conta da crise já chegou aos trabalhadores

Fidel Castro: El encuentro con Lula

Fidel Castro: El encuentro con Lula

La Habana, 1 nov (PL) El líder de la Revolución cubana, Fidel Castro, afirmó que pudo reunirse con el presidente brasileño, Luiz Inácio Lula da Silva, quien solicitó verle a pesar de su ajustado programa, y conversó durante casi dos horas con él.

En un artículo intitulado “El encuentro con Lula”, divulgado por la publicación digital Cubadebate, Fidel Castro señala que "la conversación fue, como siempre, amable y respetuosa. Me explicó bastante detalladamente la obra que lleva a cabo en su país".

“Le di las gracias por el apoyo político y económico de Brasil a Cuba en su lucha, y le recalqué el papel decisivo desempeñado por Venezuela, una nación latinoamericana en desarrollo, y su Presidente, en los días más críticos del período especial y hoy, cuando el bloqueo imperialista se ha recrudecido y nuestro país ha sufrido el azote destructor de dos huracanes”, agrega.


Vejam o texto completo na edição em espanhol da PRENSA LATINA

Pedem investigação contra CIA e MI-5 por torturar presos

Londres, 31 out (Prensa Latina)Membros das agências de inteligência dos Estados Unidos e Grã-Bretanha estão hoje pendentes de uma decisão que pode os levar à justiça por torturar um preso enclausurado na base norte-americana de Guantânamo.

Uma petição para pesquisar o caso foi feita ontem à noite à promotora geral britânica, Patricia Scotland, pela ministra do Interior, Jacqui Smith, que não descartou a possibilidade de processar aos agentes britânicos e norte-americanos envolvidos no problema.

A denúncia afeta a membros da Agência Central de Inteligência (CIA) estadunidense e o MI-5 de Grã-Bretanha suspeitos de torturar a Binyam Mohamed, um residente neste país europeu feito prisioneiro em Paquistão em 2002. A demanda, difundida por vários jornais londrinos, refere-se ao tratamento desumano sofrido por esse homem quando estava preso num cárcere secreto em território paquistanês, segundo aparece confirmado numa pesquisa judicial.


Vejam o texto completo na PRENSA LATINA-Agencia Informativa Latinoamericana S.A.

Sonda lunar india transmitió las primeras fotos desde el espacio


Nueva Delhi, 1 de noviembre, RIA Novosti. La sonda lunar india Chandrayaan, lanzada el 22 de octubre, transimitió hoy las primeras fotos desde el espacio, informó la Organización de Investigación Espacial de la India (ISRO).

Las cámaras de la sonda retrataron a la Tierra desde la distancia de 9 mil y 70 mil kilómetros.


Vejam mais na RIA Novosti

Seminário do PCB - Convite
























Vejam mais no PCB-Partido Comunista Brasileiro

O comunista aristocrático

Biografia do ensaísta Caio Prado Júnior procura desfazer o mito de sua oposição à divisão de terra em pequenas propriedades

Oscar Pilagallo escreve para o “Valor Econômico”:

Militante comunista e aristocrata paulistano, Caio Prado Júnior (1907-1990) reúne contradições suficientes para se tornar complexo personagem de uma rica biografia. Em "Caio Prado Jr. - O Sentido da Revolução", o historiador Lincoln Secco não desperdiça a oportunidade.

Caio Prado é apresentado como um ensaísta que viveu em função da intervenção política. Freqüentemente citado ao lado dos outros dois grandes intérpretes do Brasil - Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda - Caio Prado foi, dos três, o único que levou suas convicções para além do ambiente acadêmico.

Nascido numa das famílias mais tradicionais de São Paulo, Caio Prado filiou-se ainda jovem ao Partido Democrático, uma dissidência do Partido Republicano Paulista. Na Revolução de 1930, apoiou Getúlio Vargas e continuou ao seu lado, contra São Paulo, na Revolução de 32, defendendo os poucos avanços do novo governo. Nessa altura, porém, já havia se tornado comunista, tendo ingressado em 1931 no PCB.

Intelectual de prestígio, Caio Prado foi o primeiro autor a lançar mão da análise marxista para explicar a história do Brasil. Até "Evolução Política do Brasil", de 1933, não havia literatura marxista produzida no país. O ponto alto dessa produção foi atingido na década seguinte, com "Formação do Brasil Contemporâneo".


Veja o texto completo no Jornal da Ciência-SBPC

Via Campesina: soberania alimentar contra a crise

A Via Campesina internacional inaugurou a sua 5ª Conferência no dia 19, em Maputo, Moçambique, ao ritmo de danças e tambores africanos. Sob o slogan "Soberania Alimentar já! Com a luta e a unidade dos povos!", 600 camponeses, homens e mulheres, representantes de organizações de cerca de 70 países do mundo celebraram a inauguração de seu congresso, que se realiza a cada 4 anos.

Henry Saragih, coordenador geral da Via Campesina, apresentou o progresso e o desenvolvimento da organização nos últimos 4 anos. Segundo ele, o movimento tem fortalecido a sua luta através da formação, de mobilizações pacificas e, o mais importante, através da solidariedade entre os membros da organização. A Via Campesina - da qual faz parte o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) do Brasil - é um movimento que une "as pessoas humildes de todo o mundo: os trabalhadores e trabalhadoras rurais, cuja voz é ignorada. Através do nosso movimento passamos a ter orgulho de sermos camponeses, passamos a ter dignidade. Isso dá-nos a força para resolver a crise actual e para mudar o mundo", disse Henry Saragih.



Vejam o texto completo no Esquerda.Net

Ministro da Cultura anuncia Mamberti como novo presidente da Funarte

Brasília - Se o Brasil quiser ser uma nação bem sucedida neste século vai ter que incluir a área de cultura na construção das políticas públicas, desafia ministro da Cultura, Juca Ferreira.

Durante cerimônia realizada hoje (31) para anunciar o ator Sérgio Mamberti como novo presidente da Fundação Nacional da Artes (Funarte), Ferreira falou sobre o desafio de revigorar e revitalizar a instituição. “Vamos apresentar ao governo uma proposta de reformatação da Funarte para que ela seja uma instituição de fato nacional. Esse projeto começa a ser posto em prática tão logo o novo presidente assuma”.


Veja mais na Agencia Brasil

Latente perigo de magnicídio nos Estados Unidos


Washington, 31 out (Prensa Latina) Vários meios de imprensa estadunidenses refletiram os planos dos grupos neonazistas para assassinar o candidato democrata Barack Obama, apesar de este não dar importância a tais preparativos.

O plano, segundo documentos divulgados em dias recentes pelo Escritório de Álcool, Fumo e Armas de Fogo (ATF), também incluía o assassinato de 102 crianças negras no estado de Mississipi.

O agente Jim Cavanaugh, do ATF, informou que dois homens queriam que "seu ato final fosse uma tentativa de matar o senador Obama. Não achavam que poderiam fazer, mas morreriam na tentativa".

Já em agosto último, durante a celebração da Convenção Democrata em Denver, Colorado, a polícia deteve quatro membros de um grupo de supremacistas brancos que planejavam um atentado durante o ato final do evento num grande estádio.

Em 1978 apareceu um romance do líder do grupo neonazista National Alliance, William L. Pierce, com o título The turner diaries, que narra um pronunciamento fictício nos Estados Unidos, no qual rebeldes racistas se propõem derrocar o governo federal e ameaçam utilizar armas nucleares contra as principais cidades estadunidense.


Vejam o texto completo na PRENSA LATINA-Agencia informativa latinoamericana S.A.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Carta ao Leitor - Estatísticas do Blogoleone em Outubro

Neste mês de outubro de 2008 o blogoleone atingiu uma média de 280 "page views" diárias, e no final do mês temos mais de 9.000 "page views", o que significa mais que o dobro das visitas de um ano atrás.
Sem dúvida, o fato de outubro ter sido um mês eleitoral ajudou a melhorar as estatísticas do blogue, e em novembro acredito que a frequência deva cair. De qualquer modo, o dobro de visitantes significa que o Blogoleone está ficando mais conhecido.
Espero também que isso signifique que mais pessoas tenham tido acesso à parte brasileira da Grande Rede.
Que se pode dizer? Obrigado aos leitores, e parabéns aos editores (embora eu conceda que a auto-congratulação é uma coisa um tanto cafona)!

Gráfico 1 - Informações de visitas e "page views" em outubro de 2008:


Gráfico 2 - Informações de visitas e "page views" anualizada. Repare no pico de outubro de 2008:

Revista Science pede cooperação científica entre Cuba e EUA

O bloqueio imposto pelos Estados Unidos a Cuba há mais de 50 anos foi uma barreira para o intercâmbio científico entre ambos os países, e isso não apenas prejudicou o desenvolvimento da Ilha neste setor, mas também dos próprios americanos. É o que diz um editorial da revista, Science, que advoga ''uma nova era de cooperação''.

''A comunidade científica dos Estados Unidos pode beneficiar-se da ciência de alta qualidade que se desenvolveu em Cuba'', diz o texto.

A Science, uma tribuna por excelência dos cientistas dos Estados Unidos e do mundo, cita vários exemplos nos quais a cooperação entre ambas as comunidades científicas poderia salvar vidas.


Vejam mais no Vermelho

Prefeitura de SP expulsa 150 famílias do centro da cidade

A prefeitura de São Paulo dá mais um claro sinal de desprezo para com a população mais pobre. Cerca de 150 famílias foram expulsas de um galpão localizado na região do Belenzinho, no centro da cidade. A ordem foi cumprida nesta quinta-feira, 30, por um oficial de Justiça acompanhado por 40 policiais.




Veja mais na Revista Fórum

Dia do Saci vai vencer o Dia das Bruxas, garante biógrafo de Lobato



Obama x McCain? Coxinha x Empadinha? Flamengo de Guarulhos x Corinthians de Alagoas? PC x Macintosh?

O mundo é feito de rivalidades, mas, fala sério, nenhum confronto desses tem sentido para o UOL Tablóide. A única rivalidade que realmente importa neste dia de hoje, 31 de outubro, é a que opõe o Dia do Saci ao Dia das Bruxas.

O Editor do UOL Tablóide, que prefere viver no mundo dos seres imaginários, de cara revela sua imparcialidade na disputa. Na cabeça dele, o Saci e a Bruxa são parentes que vivem em países distantes, mas que deveriam se ver com maior freqüência. Aliás, hoje tem festa na casa do Editor e os dois estão convidados. É sério.

Agora, por que existe essa rivalidade? Ela existe porque o Saci, depois de perder seu maior patrocinador em 1948, quando morreu Monteiro Lobato, ficou um tanto à mercê das memórias interioranas. Nunca foi esquecido, mas andava meio que abandonado numas florestas ainda não desmatadas por aí.

O texto, com entrevista, continua no UOL Tablóide.

Brasil: "Homens unidos pelo fim da violência contra as mulheres"

Rio de Janeiro, 31 Out (Lusa) - O Governo brasileiro lançou hoje a campanha "Homens unidos pelo fim da violência contra as mulheres", convertendo-se no primeiro país que subscreve uma iniciativa da ONU neste sentido, informaram fontes oficiais.


Vejam o texto completo no Expresso

Rusia propone a Cuba unirse al sistema de navegación GLONASS


La Habana, 31 de octubre, RIA Novosti.

Rusia propone a Cuba unirse al sistema ruso de navegación global vía satélite GLONASS, declaró hoy en esta capital el ministro de Comunicaciones de Rusia, Ígor Schégolev, de visita en Cuba.

"Es un sistema de gran utilidad para cualquier economía nacional y proponemos a todos los países que lo deseen unirse a ese sistema, y ahora invitamos a Cuba", dijo Schégolev en rueda de prensa.

El ministro explicó que el sistema GLONASS ha sido creado no sólo para Rusia.

"Es un sistema realmente global creado también para muchos otros países", recalcó Schégolev.


Veja na RIA Novosti

Jornalismo e literatura - Antonio Olinto, atual há meio século

Leitura obrigatória para quem escreve e satisfação para quem gosta de ler, Jornalismo e Literatura, o ensaio que Antonio Olinto escreveu em 1952, volta a ser publicado, com um capítulo final escrito especialmente para esta edição de 2008.

Até agora, o único exemplar disponível para venda no Brasil, usado, podia ser encontrado na estante de livros raros de um sebo paulista, por R$ 185,60. Este lançamento é, portanto, uma oportunidade imperdível para agregar este clássico a toda e qualquer biblioteca razoável.

Aos 89 anos, Olinto vive no Rio de Janeiro. Sai cedo de casa, rumo às favelas e subúrbios cariocas, a montar bibliotecas comunitárias. É um projeto ao qual se dedica há anos e se consolidou com a criação do Instituto Antonio Olinto. Sua obra literária estende-se à poesia, romance, ensaio, crítica literária e análise política. Montou uma preciosa coleção de arte africana, pela qual se interessou mesmo antes de viver na África, onde foi adido cultura na Nigéria. Leia mais no Jornal já.

Índice Quanto Pior Melhor

VEM AÍ O ÍNDICE "QUANTO PIOR MELHOR"!

. O Conversa Afiada durante muito tempo mediu, com precisão matemática, as frases, gestos e comportamentos que tinham por objetivo derrubar o Presidente Lula.
. Criou, para isso, um termômetro, um índice, “IVDL”, ou seja o “Índice Vamos Derrubar o Lula”.
(...)
. A tarefa, agora, é multiplicar a crise econômica internacional, multiplicar seus efeitos sobre o Brasil e fazer o presidente sangrar e chegar à eleição de 2010 exangue.
. É a teoria do “sangramento”, renovada pela crise financeira.
. O raciocínio é simples: o que segura o Lula é a economia.
. Então, vamos derrubar a economia, que ele cai junto.
. Mesmo que a economia caia menos do que o PiG diz.
. Assim decidimos criar, em breve, o índice "QPM", ou “Quanto Pior Melhor!”
. Se já estivesse em funcionamento (será breve, com um “Conversa Afiada" totalmente vitaminado, aguardem !), hoje, por exemplo, o "Bom (?) Dia Brasil" ganharia o "QPM".
O texto completo no Conversa Afiada, do Paulo Henrique Amorim.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Un final digno de Bush: la economía, en recesión

La actividad económica de Estados Unidos se contrajo a un ritmo anual del 0,3 por ciento entre julio y septiembre, arrastrado por la mayor caída en el consumo en casi tres décadas, informó hoy el Departamento de Comercio.

Leia em Crítica Digital.

MPF investiga possíveis atos anticoncorrencial praticados pela TAM e GOL

O Ministério Público Federal em Caxias do Sul está apurando a possível prática de ato anticoncorrencial praticados pelas empresas aéreas TAM e GOL. A informação é do Procurador da República no município Fabiano de Moraes que instaurou um Inquérito Civil Público que visa levantar informações sobre esse fato.

Leia a ÍNTEGRA.

‘Vamos consertar o país e mudar o mundo’, diz Obama em anúncio milionário


Democrata diz que vai continuar lutar contra terrorismo no Afeganistão.Segundo estimativas, campanha gastou cerca de US$ 5 milhões.
***
Ao longo de 30 minutos no horário nobre e em formato de documentário com música de fundo e tom épico, o candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, tratou de alguns dos temais mais relevantes da disputa eleitoral, sempre fazendo uma correlação com casos reais de famílias americanas. E prometeu, caso seja eleito: “Vamos consertar o país e mudar o mundo.” Segundo estimativas, a campanha de Obama pagou cerca de US$ 5 milhões (mais de R$ 10 milhões) pelo comercial de meia hora em três das quatro cadeias de televisão em aberto (CBS, NBC e Fox) e também no canal a cabo MSNBC, a rede em espanhol Univisión e em dois canais orientados a uma audiência afro-americana: BET e TV One. “Nunca esquecerei que quando mandar soldados para a guerra, estou mandando filhos, maridos e pais americanos”, disse, alegando que se empenharia na manutenção da segurança nacional dos Estados Unidos e continuaria a luta contra o terrorismo no Afeganistão.
A matéria completa aqui, no G1.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Estudantes protestam contra reforma educacional em Roma

Um manifesto com centenas de estudantes terminou em pancadaria nesta quarta-feira em Roma, na Itália, dia em que o Senado concedeu aprovação final à proposta de reforma educacional. O projeto impõe um endurecimento das penas para má conduta, corte de 87 mil empregos do setor nos próximos anos e abatimento de 8 milhões de euros no orçamento para as universidades.

A notícia continua no UOL Notícias.

Argentina, elegida por los brasileños para vacacionar

Según la revista turística Viagem, el país fue seleccionado como el mejor destino latinoamericano entre los cinco mejores del mundo. Buenos Aires quedó entre las tres principales ciudades junto a París y Nueva York. Por su parte, Bariloche resultó el mejor centro de esquí del planeta.



Vejam mais na Telam-Agencia de Noticias de La Republica Argentina

Weblogs ocupam espaços na informação eleitoral às custas da imprensa

Os weblogs dedicados à questões político-eleitorais cresceram até 500% na audiência, passando a ocupar o terceiro lugar nas preferências dos norte-americanos, depois da televisão e chegando perto dos jornais.


Vejam o texto completo no Observatorio da Imprensa

Colômbia destituiu 22 militares 'por execuções'

O governo da Colômbia destituiu 22 militares, nesta quarta-feira, acusados de envolvimento no desaparecimento e assassinato de jovens inocentes para inflar estatísticas de combate à guerrilha. Entre os destituídos estão três generais.

A acusação afirma que há indícios de que jovens civis e pobres das periferias de Bogotá foram seqüestrados e mortos para depois serem apresentados como membros de grupos armados, que teriam morrido em combate.


Veja na BBCBrasil.com


Saudosos do Proer, tucanos não se conformam com MP 443

Após a publicação da Medida Provisória 443, a oposição saiu reclamando que, ao contrário do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer), as ações adotadas pelo governo Lula possibilitam que os bancos públicos participem do controle acionário de bancos privados que, eventualmente, venham a ter problema de liquidez. “O critério mais transparente seria um semelhante ao Proer, em que o governo financiaria bancos privados para comprarem outras instituições. Agora está se partindo para a estatização sem licitação”, disse o deputado Paulo Renato de Souza (PSDB-SP).

Segundo o parlamentar tucano, “a negociação era no mercado. Agora, o governo vai comprar diretamente o banco. Estão injetando dinheiro público diretamente na veia. O Proer era um programa com início, meio e fim”.

Para o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), o Estado ter controle sobre o sistema financeiro é “um passo atrás”, bom mesmo era o Proer, instituído por Fernando Henrique em 1995, que tinha início, meio e fim: “sanear” os bancos para possibilitar a concentração e a desnacionalização do setor. O programa consumiu oficialmente R$ 20,359 bilhões, mas os cálculos feitos pelos economistas Pedro Saínz e Alfredo Calcagno, da Cepal, apontam um total de R$ 43,4 bilhões. Em ambos os casos, em números da época.

Foi com base nesse “critério transparente” que o Excel Econômico foi transferido compulsoriamente pelo BC ao espanhol BBV pelo valor de um real, com o restante sendo lançado como prejuízo, e o Bamerindus, tomado pelo inglês HSBC.


Vejam o texto completo no Vermelho


Evo afirma que con satélite venezolano acabó el negocio de la telecomunicación


Evo Morales y Hugo Chávez aplauden lanzamiento del satélite venezolano. (ABI)

Caracas, 29 oct (ABI).- El presidente Evo Morales felicitó hoy a su homólogo venezolano, Hugo Chávez, por el exitoso lanzamiento desde China del Satélite Simón Bolívar y aseguró que con ello las telecomunicaciones dejarán de ser un negocio privado y que se constituirá en un derecho humano.

Chávez invitó a Morales para observar desde la estación terrena Luepa, en el estado Bolívar, el lanzamiento del satélite desde Xichang, República Popular China.

Simón Bolívar es un satélite geoestacionario que se moverá con la Tierra y tendrá su área de cobertura a toda Latinoamérica y a las islas del Caribe.


Veja mais na ABI-Agencia Boliviana de Informacion

Visões femininas sobre o mundo pós-desenvolvido

Por Rosa Alegria*

Em março desse ano, visitei o Schumacher College, no sul da Inglaterra, mobilizada pelo tema de um curso que entrou no meu radar de futurista. O programa “Development: what next?” (“Desenvolvimento: o que virá depois?”) fez ressoar em mim a vontade de olhar além de um horizonte tão carregado de nuvens e incertezas.

Foram três semanas de intensas visões sobre as possibilidades do pós-desenvolvimento inspiradas por Gustavo Esteva, auto-identificado como intelectual mexicano “desprofissionalizado”, Vandana Shiva, a eco-feminista de todos os tempos e Clare Short, ex-ministra de Desenvolvimento Internacional do governo britânico.

De comum entre eles, além da ferocidade das críticas ao sistema econômico, os destaques de um porvir mais feminino e acalentador para os que estão de fora do modelo de desenvolvimento que veio lá de cima e se impôs como o melhor dos mundos para os que estiveram às margens da economia oficial.
(...)
A ideologia patriarcal que opera sob a forma do capitalismo e do neo-colonialismo trouxe prejuízos irreparáveis para a vida das mulheres e deteriorou as relações humanas em expressões econômicas machistas, sectárias e racistas.


Vejam o texto completo na NOVAE

ONU aprobó resolución que exige levantar el embargo de EEUU contra Cuba


ONU, 29 de octubre, RIA Novosti. La Asamblea General de la ONU por aplastante mayoría de votos aprobó hoy una resolución que exige anular el embargo introducido por EEUU contra Cuba.

A favor de la resolución "Necesidad de poner fin al bloqueo económico, comercial y financiero que EEUU introdujo contra Cuba" votaron 185 delegaciones, y en contra sólo tres: las de EEUU, Israel y las Islas Marshall. Dos delegaciones se abstuvieron.

El proyecto de resolución fue presentado por el ministro de Relaciones Exteriores de Cuba, Felipe Pérez Roque.


Vejam na RIA Novosti

Ricos querem ajuda dos pobres

Gordon Brown apela para que economias emergentes socorram o sistema financeiro internacional

GENEBRA - Depois de ter sido a origem da pior crise dos últimos 70 anos, os países ricos agora apelam para as economias emergentes para que ajudem a salvar o sistema. A proposta do primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, é de convencer os países exportadores de petróleo do Golfo Pérsico e a China a dedicarem parte de suas reservas ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para a criação de um fundo de resgate global à economias ameaçadas de falência.


Vejam mais na Tribuna da imprensa online


MPF vai à Justiça para que cervejarias indenizem a população por danos à saúde

Brasília - Uma ação civil pública ajuizada hoje (28) pelo Ministério Público Federal (MPF) em São José dos Campos (SP) contra as empresas de cervejaria Ambev, Schincariol e Femsa pediu indenização pelo aumento dos danos causados pelo consumo de cerveja e chopp.

O pedido de indenização pelo crescimento dos danos causados pelo consumo de bebida alcoólica é estimado na ação em cerca de R$ 2,8 bilhões. A indenização foi calculada com base em gastos federais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e despesas previdenciárias, em razão de doenças ou lesões diretamente relacionadas com o consumo de álcool.

As bases que sustentam a ação são apurações do próprio MPF, somadas a pesquisas e textos científicos nacionais e estrangeiros. Dados da Unifesp e do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), por exemplo, revelam que o consumo de álcool é responsável por mais de 10% de doenças e mortes no país, provoca 60% dos acidentes de trânsito e leva 65% dos estudantes de 1º e 2º graus à ingestão precoce.


Vejam mais na Agência Brasil


Missão da OMS aprova análise de vacinas feita pela Fiocruz

RIO - Depois de fazer uma auditoria na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e no Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fiocruz, a Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou um relatório que avalia positivamente as atividades vinculadas a garantir a qualidade das vacinas produzidas no país.

A apresentação contou com a participação de representantes da Anvisa, SVS, Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e do vice-diretor do INCQS, Eduardo Chaves Leal.

A atividade laboratorial, incumbência do INCQS, teve 12 indicadores avaliados e todos foram aprovados por estarem em consonância com as normas estabelecidas pela OMS.


Vejam mais no JB Online

Embajador ruso ante la ONU llama a aprobar resolución que condene la glorificación del nazismo


Naciones Unidas, 28 de octubre, RIA Novosti. El embajador de Rusia ante la ONU, Vitali Churkin, llamó hoy al Parlamento Europeo a aprobar una resolución que condene la glorificación del nazismo.

"Letonia y Estonia son los países donde más se glorifica el nazismo, y el Parlamento Europeo debería adoptar una resolución que lo prohíba", manifestó Churkin a periodistas.

"Los legionarios letones de la SS pueden andar por las calles llevando las condecoraciones nazis, y los veteranos que habían luchado contra el nazismo, no pueden ostentar sus distinciones", señaló el diplomático ruso.


Vejam na RIA Novosti

Sete mil policiais 'enterram' Serra e pedem saída de secretário


Em greve desde o dia 16 de setembro, policiais civis promoveram na tarde desta segunda-feira, 27, um grande protesto no centro de São Paulo. A categoria, que está campanha salarial, fez buzinaço e apitaço. Com faixas, carro de som e caixões, os manifestantes fizeram um enterro simbólico do governador tucano, José Serra, e pediram novamente a demissão do secretário de Segurança, Ronaldo Marzagão.

“Nós queremos respeito e dignidade — o que até hoje o governo não nos deu. O secretário é responsável por isso. Ele é contrário a tudo o que pedimos", afirma o delegado André Dahmer, da Adpesp (Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado). Segundo ele, o protesto é pacífico, e a Polícia Militar não acompanhou a passeata.

Vejam mais na Revista Fórum

Presidente de Assembléia Geral censura bloqueio estadunidense a Cuba


Nações Unidas, 28 out (Prensa Latina) O presidente da Assembléia Geral da ONU, o nicaragüense Miguel d’Escoto, disse hoje que o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos a Cuba é expressão de “uma obsessão doentia” de Washington contra essa ilha.

“Simplesmente, o governo estadunidense não tolera que exista um lugar como Cuba que se levanta como heroína da solidariedade e defensora de valores que o mundo necessita para a sobrevivência da espécie humana”, disse d’Escoto à Prensa Latina.


Vejam mais na Prensa Latina-Agencia Informativa Latinoamericana S.A.

Carta das FARC aos colombianos apoidores da solução política para os problemas da guerra

"O pensamento é o primeiro e mais precioso dom da natureza.Nem mesmo a própria lei jamais poderá proibí-lo." Simon Bolívar

Carta enviada à redação da ANNCOL pela liderança das FARC:

Respeitados compatriotas,

É com alegria que recebemos sua carta de setembro convidando a explorar coletivamente os caminhos para a paz, longe da atual direção do governo que mantém uma guerra perpétua, persistindo na impossibilidade de uma solução militar para os problemas políticos, económicos e sociais subjacentes ao conflito sangrento que abala o país.

Saudamos o florescimento de uma corrente de opinião que se afasta do falso triunfalismo e dos parâmetros da solução belicista para os grandes problemas nacionais. Não duvidamos do sucesso de sua gestão, uma vez que coincide com o sentimento e o desejo de paz das maiorias.


Veja na Agência de Notícias Nova Colômbia

Anistia Internacional denuncia aumento de execuções extrajudiciais na Colômbia

MADRI, 28 Out 2008 (AFP) - A organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional (AI) denunciou o aumento de "execuções extrajudiciais pelas forças de ordem na Colômbia e as violações de direitos humanos cometidas por grupos paramilitares", segundo documento publicado nesta terça-feira em Madri.

Em documento obtido pela AFP, a ONG destaca que, segundo o governo colombiano, no país há um "renascimento irreversível de uma paz relativa, um rápido recuo dos índices de violência, a desmobilização com sucesso de milhares de combatentes paramilitares e uma justiça efetiva para as vítimas de abusos".

"Sem dúvida, é certo que nos últimos anos a incidência de alguns abusos caiu", continua a AI em seu relatório de 85 páginas. "Mas outros, no entanto, aumentaram, particularmente as execuções extrajudiciais cometidas diretamente pelas forças de segurança e os deslocamentos forçados das populações", continua.

Há mais no UOL Notícias.

Coréia do Norte ameaça reduzir Coréia do Sul a escombros

SEUL (Reuters) - O Exército norte-coreano ameaçou reduzir a Coréia do Sul a escombros a não ser que Seul impeça que grupos cívicos mandem panfletos anti-Pyongyang para o Estado comunista.

A Coréia do Norte criticou o presidente sul-coreano, que tomou posse em fevereiro, por suas promessas de endurecer a postura com o país vizinho. O Estado comunista está enraivecido com a nova série de panfletos enviados nos últimos meses à Coréia do Norte por meio de balões.

"Deixamos clara a nossa posição de que, se as autoridades-marionete da Coréia do Sul continuarem a mandar panfletos e conduzir uma campanha suja cheia de mentiras, nosso Exército vai tomar uma atitude resoluta, como já avisamos", disse um porta-voz do Exército, segundo a agência de notícias KCNA.

A notícia continua no UOL Notícias.



Austrália vai erguer o Grande Firewall



Parece que a China não será o único lugar com um Grande Firewall erguido – o governo australiano está introduzindo o seu próprio regime censor que determinará o que é ou o que não é legal você ver na Internet. A jogada teoricamente serve para ajudar a impedir que adolescentes acessem pornografia online, mas mesmo que você opte por não usar o filtro pornô, você será alocado em uma lista negra diferente por acessar conteúdo “ilegal”.

Mais no Gizmodo Brasil.

Coisas que o Kayser aprendeu na campanha recém finda...




Do Blog do Kayser, via RS Urgente.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Síria nega que alvo dos EUA fosse Al-Qaeda

A Síria negou nesta terça-feira que um ataque aéreo conduzido pelos Estados Unidos teria como alvo um líder da Al-Qaeda, como alegaram as autoridades norte-americanas.
...
"Isto é um crime de guerra cometido pelos Estados Unidos contra a Síria".

Leia MAIS.

Novos tempos na Brigada Militar, RS

Ex-comandante geral da instituição aceita retornar ao antigo posto que ocupou em Santo Ângelo.

Este momento inédito – e por isso histórico – na Brigada Militar, motivou o deslocamento do coronel Cláudio Rogério Hoffmeister de Santo Ângelo para Lajeado, de onde está sendo defenestrado, contrariando toda a expectativa da comunidade local, o tenente-coronel Antônio Scussel. Com isso, Bueno volta ao ninho antigo, pois é lá em Santo Ângelo que ele mora e de onde saiu para assumir o comando-geral da Brigada convocado por seu compadre, José Francisco Mallmann, então titular da pasta da Segurança do RS. Scussel soube de sua queda através de terceiros e não do atual comando geral da corporação e está inclinado a ir para a reserva remunerada tão logo complete seu tempo se serviço, que irá ocorrer no final deste ano. Quanto a Bueno, quem sempre defendeu a criação do posto de general na Brigada Militar, com o seu retorno a uma unidade da instituição, volta a alimentar um outro sonho seu, o de ser juiz do Tribunal Militar do Estado. Leia o artigo completo no Jornal Já.

"La impunidad sigue estando en el centro de la crisis de derechos humanos en Colombia"

"14 de junio de 2008, miembros de las Autodefensas Campesinas de Nariño regresaron a la vereda San José de la Turbia. Separaron a los hombres de las mujeres y obligaron a ambos grupos a permanecer de pie delante de la iglesia. Les advirtieron que la armada colombiana estaba cerca y que trabajaba con ellos. Después pronunciaron el nombre de un miembro de la comunidad, Tailor Ortiz. Cuando él levantó la mano, los paramilitares dijeron: 'A éste lo matamos ya'. Lo ataron y después de ordenar a todas las mujeres que volvieran a sus casas, incluida la esposa de Tailor Ortiz, le dispararon tres tiros en la cabeza. Después se dirigieron a los presentes: 'Esto es para que aprendan que no estamos jugando con nadie, hablamos en serio. Cada vez que vengamos vendremos por alguien más'. El 15 de junio, la mayoría de las 111 familias que vivían en San José de la Turbia se marcharon de la zona temiendo por su seguridad. En el momento de redactar este informe, ninguna de ellas había podido retornar a su hogar".

Leia AQUI.

BIENAL

'Os q picharam a Bienal, nao era bem isso, nem mesmo era 1 protesto'

blue bus

"Olá, pessoal! Eu estava na Bienal justamente no momento em que os pichadores iniciaram a açao. Esses cabras nao queriam apenas pichar, protestar, mas vandalizar. É, porque além de picharem, quebraram diversos vidros do pavilhao. A menina que foi presa estava ao meu lado quando foi agarrada pelas seguranças do local. Ela estava tao pilhada, tao agressiva e agitada, que foi difícil segurá-la. Ela dizia - "Vai, coloque a mao em mim, que eu vou à delegacia e te acuso de agressao". Nao ouvi ninguém aplaudindo, mas, sim, correndo e gritando, as pessoas assustadas com a açao dos pichadores - um grupo de aproximadamente 20 adolescentes".

"Aquilo nao foi protesto, ou um tipo de manifestaçao supostamente condizente ao conceito etc, mas foi uma demonstraçao típica de adolescentes agressivos, vazios e problemáticos. Muitos, estou certa, nem sabiam o que estavam fazendo ali. Além do mais, nada, n-a-d-a, justifica a depredaçao que fizeram. Fora uma fotógrafa, sem credencial, que também deu um showzinho histérico quando abordada por um PM. Enfim, foi um festival patético de agressividade gratuita e sem fundamento".

"Por fim, é óbvio, que quem foi à Bienal para realmente apreciar as obras, teve de dar meia-volta, pois barraram o acesso ao piso superior, onde havia a exposiçao. Espero que essa moda ridícula nao pegue!".

27/10 Adriana Hanna

Canoas/RS - Prefeito eleito detalha primeiras medidas


JAIRO JORGE DETALHA SUAS PRIMEIRAS MEDIDAS COMO PREFEITO ELEITO DE CANOAS

O prefeito eleito de Canoas, Jairo Jorge (PT), em entrevista concedida a órgãos da imprensa estadual no dia de hoje, informou as principais medidas que estará tomando nos próximos dias visando a organização do seu futuro governo. São elas:

- Criará uma Equipe de Transição através da coordenação de sua campanha, do PT e dos partidos que integraram o Bloco de Oposição Municipal (BOM) para trabalhar as prioridades elencadas no Programa de Governo, bem como diagnosticar e buscar acesso aos dados reais da prefeitura (situação das finanças, por exemplo);

- Assim que assumir, promoverá um 'choque de honestidade' na prefeitura de Canoas 'que foi o epicentro dos principais escândalos que ocorreram ultimamente no RS, como foi o escândalo do DETRAN e da Merenda Escolar'; criará uma Controladoria Geral do Município para auxiliar nesse processo;

- Fará uma Auditoria nos contratos já existentes e cancelará os irregulares e lesivos ao município;

- Acabará com a 'Agência Reguladora' recentemente formada pelo atual governo municipal e com o cabide de empregos que ela traz no seu lastro, assim como acabará com a taxa de esgoto municipal;

- Buscará os melhores advogados para viabilizar a batalha jurídica que deverá ser travada para viabilizar o fim dessa Agência;

- Adequará, desde agora, o Programa de Governo que norteou sua campanha à realidade de Canoas, discutindo-o com as comunidades de todas as regiões do município;

- Adotará um critério que contemple 'sensibilidade política, conhecimento técnico e vínculo com a cidade' na escolha das pessoas que integrarão a equipe de assessores (Cargos de Confiança) que lhe ajudarão a administrar Canoas.

- Criará o Orçamento Participativo no município.

*Fonte: Blog do Júlio Garcia: http://jcsgarcia.blogspot.com/

Legalização da terceirização é o mais novo golpe contra os trabalhadores

Nos últimos anos, já sob o governo Lula, o país prosseguiu diante de sucessivas e sorrateiras tentativas de mudanças em leis e relações trabalhistas – algo que pareceria insólito anteriormente ao começo da gestão de um líder sindical e trabalhista. Desde as discussões sobre a reforma sindical no Fórum Nacional do Trabalho – marco inicial na abertura do caminho a eventuais e posteriores mudanças na legislação trabalhista, vez que imporia menores resistências ao não incidir diretamente nas relações de classe, entre capital e trabalho -, o caminho tem sido pleno de surpresas. Vieram a polêmica Lei de Falências, com a manutenção de privilégios excessivos ao capital, o Super Simples - cujo objetivo expresso seria facilitar o funcionamento de pequenas e micro empresas – e, mais recentemente, a Emenda 3. Esta última, felizmente vetada pelo presidente Lula, proibia os fiscais da Receita Federal de autuarem empresas que substituíssem contratos via CLT por outros via prestação de serviços, configurando a famosa ‘pejotização’ das relações trabalhistas.
Continua no Correio da Cidadania.

Saramago critica uso de dinheiro público para salvar bancos


Lisboa, 27 out (Lusa) - O escritor José Saramago culpou os diretores das grandes empresas e das instituições bancárias pela atual crise financeira mundial e lamentou que o dinheiro dos cidadãos seja usado para salvar os bancos.

Numa entrevista coletiva em Lisboa, a propósito do filme "Ensaio sobre a cegueira", adaptado de um romance seu, José Saramago criticou o sistema capitalista e a atual lógica de mercado, atribuindo responsabilidades aos "grandes financeiros, os diretores das grandes empresas e dos grandes bancos".

Para o escritor português, o dinheiro que devia ser destinado a auxiliar pessoas em situação de tragédia está sendo usado para salvar os bancos.

Vejam mais na Lusa-Agência de Notícias de Portugal S.A.

Rusia denuncia en el Consejo de Seguridad de la ONU las provocaciones que organiza Georgia

ONU, 27 de octubre, RIA Novosti. Rusia declaró en el Consejo de Seguridad de la ONU estar preocupada por el aumento de la presencia militar de Georgia en las zonas de seguridad adyacentes a Abjasia y Osetia del Sur, informó hoy a los periodistas rusos el embajador de Rusia ante la ONU, Vitali Churkin.


Vejam mais na RIA Novosti

Após 23 anos, caso Fazenda Ubá continua impune

Hoje, 27, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA), realiza, em Washington (EUA), uma audiência sobre o Caso Fazenda Ubá, quando trabalhadores rurais tiveram suas casas queimadas e foram brutalmente assassinados por pistoleiros. As investigações começaram em 1985, ano em que os assassinatos ocorreram, mas o processo penal foi prejudicado por inúmeros vícios e irregularidades, o que permitiu a impunidade dos responsáveis.



Vejam mais na Revista Fórum

Vandalismo: grupo invade Bienal, picha andar e quebra vidros

Cerca de 40 pessoas picharam algumas paredes, pilares e corrimãos do segundo andar do pavilhão da Bienal de São Paulo neste domingo (26), primeiro dia de visitação da 28ª Bienal Internacional de SP. O grupo entrou no prédio como visitantes comuns e, às 19h30, iniciou a pichação. Algumas pessoas que estavam no local aplaudiram o ato.


Vejam mais no Vermelho

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Familiares enterram vítimas de ataque dos EUA na Síria

SUKKARIYEH, SÍRIA - Familiares enterraram hoje as vítimas de um ataque lançado por militares dos Estados Unidos no território da Síria, no dia anterior. Durante os funerais, moradores furiosos gritavam refrões anti-EUA, como "Abaixo Bush e o inimigo americano". O governo sírio afirmou que quatro helicópteros militares dos EUA atacaram um edifício civil em construção, pouco antes do pôr-do-sol do domingo. O ataque ocorreu em Sukkariyeh, distante oito quilômetros da fronteira com o Iraque.

Leia AQUI.

Para socióloga, PMDB sai 'mais caro' dessa eleição

As eleições municipais consolidaram o PMDB como o principal partido do país, com vitória em 1.201 cidades.

Na avaliação da socióloga Maria Victoria Benevides, da Universidade de São Paulo (USP), uma das conseqüências políticas é que o partido “ficou mais caro”.

Leia MAIS.

domingo, 26 de outubro de 2008

Centenas de milhares protestam contra Berlusconi na Itália

Centenas de milhares de pessoas participaram de uma manifestação em Roma para protestar contra o governo do primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

A oposição a Berlusconi acusa o primeiro-ministro de levar o país para a direita com uma série de políticas que cobrem educação, imigração e combate ao crime.

Leia AQUI.