sábado, 29 de outubro de 2011

Como seria um Brasil sem Lula?

Agora que as notícias dão conta da boa perspectiva de restabelecimento do Lula, é curioso debruçar nas análises apressadas sobre uma era pós-Lula.
Aliás, chocante a maneira como algumas comentaristas celebraram a doença de Lula. Até nos ambientes mais selvagens - das guerras, por exemplo - há a ética do guerreiro, de embainhar as armas quando vê o inimigo caído, por doença, tragédia ou mesmo na derrota. Por aqui, não: é selvageria em estado puro.
A analista-torcedora supos que, com a doença de Lula, haveria uma mudança radical no quadro político. Sem voz, Lula seria como um Sansão sem cabelos. Sem Lula, não haveria Fernando Haddad. Sem contar os diagnósticos médico-políticos-morais, de que Lula foi castigado por sua vida desregrada. Zerado o jogo político, concluiu triunfante.
Num de seus discursos mais conhecidos, Lula bradava para a multidão: "Se cortarem um braço meu, vocês serão meu braço; se calarem a minha voz, vocês serão minha voz...".

Vejam mais em NASSIF ONLINE

A guerra na Síria virá a ter lugar?

Os cristãos do Oriente erguem-se como muralhas face ao novo colonialismo ocidental.

Os cristãos do Oriente erguem-se como muralhas face ao novo colonialismo ocidental.
A guerra contra a Síria, planificada pelos Estados Unidos, pela França e pelo Reino Unido para o meio de novembro, foi estancada, in extremis, pelo veto russo e chinês no Conselho de Segurança. Segundo Nicolas Sarkozy, que tinha informado o Patriarca Maronita, aquando de uma tumultuosa entrevista na sua residência oficial no dia 5 de Setembro, o plano prevê a expulsão dos cristãos do Oriente pelos ocidentais. Neste contexto, uma campanha dos média é conduzida na Europa para acusar os cristãos do Oriente de cumplicidade com as ditaduras. A Madre Agnès-Mariam de la Croix, do Mosteiro de São Tiago o Mutilado, em Qara (Síria), responde a esta propaganda de guerra.

Vejam a entrevista em Voltaire.net

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Escravidão no cerne do capitalismo de ponta


O trabalho escravo rural no Brasil é uma das peças que constituem o desenvolvimento do capitalismo de ponta no país. Divulgado na terça-feira 26, um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) traçou um perfil dos trabalhadores e empregadores desse processo. Adonia Prado, pesquisadora Grupo de Estudo e Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo da Universidade Federal do Rio de Janeiro e que participou do estudo, alerta que esse tipo de trabalho, abolido em 1888, faz parte da estrutura do capitalismo avançado e da produção de commoditties atuais.
“Ele é funcional a esse modo de produção globalizado altamente concetrador de renda”, explica Prado. Segundo a pesquisadora, essa exploração vem ganhando espaço no mundo todo e existe, em graus diferentes, em quase todos os países. São empreendimentos de ponta, diz ela, que produzem para exportação. Na cidade, o trabalho escravo também está ligado a grandes marcas, como foi o caso recente com a loja Zara, que comprava roupas de confecções ilegais e escravagistas. “Não é resquício de outros tempos”, diz ela.

Continue lendo na CartaCapital

"Ferida não vai fechar nunca"


Em votação simbólica, o Plenário do Senado aprovou na quarta-feira 26, por unanimidade, o Projeto de Lei da Câmara que cria a Comissão Nacional da Verdade, grupo responsável por examinar e esclarecer as violações de direitos humanos praticadas no período de 1946 até a data da promulgação da Constituição de 1988. A matéria segue agora a sanção presidencial.
A abrangência do período é uma das principais críticas dos grupos de direitos humanos e familiares de vítimas, que defendiam que a comissão se concentrasse nos crimes cometidos durante a ditadura militar que vigorou entre 1964 e 1985. Na tribuna, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), relator do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), alertou que “a comissão só vai se legitimar se mantiver seu foco” neste período, quando, segundo ele, “a ação experimental de um grupo de energúmenos violentos acabou assumindo uma escalada, até se transformar em uma política de Estado de extermínio de adversários”.

Confira mais na CartaCapital

CPI das emendas JÁ!




Manifesto visto no blog BRASIL! BRASIL!

Wikileaks aponta Wiliam Waack como informante do governo dos EUA

Blog Brasil que Vai cita documentos sigilosos divulgado pelo site de Julian Assange


O repórter William Waack, da Rede Globo de Televisão, foi apontado como informante do governo americano, segundo post do blog Brasil que Vai - citando documentos sigilosos trazidos a público pelo site Wikileaks há pouco menos de dois meses.
De acordo com o texto, Waack foi indicado por membros do governo dos EUA para “sustentar posições na mídia brasileira afinadas com as grandes linhas da política externa americana”.
- Por essa razão é que se sentiu à vontade de protagonizar insólitos episódios na programação que conduz, nos quais não faltaram sequer palavrões dirigidos a autoridades do governo brasileiro.

Vejam mais detalhes no R7

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Rinocerontes-de-java estão extintos no Vietnã, diz WWF

Um rinoceronte-de-java encontrado morto no ano passado no Vietnã era o último no país, o que deixou a espécie à beira da extinção, informou o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) nesta terça-feira. Apenas uma pequena população resta agora na Indonésia.




Leia mais no Terra

Senado aprova projeto que garante acesso a documentos públicos


O plenário do Senado aprovou na noite desta terça-feira projeto de lei que garante e facilita o acesso a documentos públicos nos três Poderes da República, em todos os níveis de governo. Na prática, o projeto acaba com o sigilo eterno de arquivos do governo. O texto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.
A proposta trata de documentos sigilosos, mas também de tudo que for produzido pelos governos federal, estaduais, do Distrito Federal e de prefeituras.
Pelo projeto, nenhum documento poderá ficar mais de 50 anos com acesso restrito. A proposta classifica as informações sigilosas entre: reservadas (5 anos de sigilo), secretas (15 anos) e ultrassecretas (25 anos).


Leia mais na Folha.com .

STJ confirma legalidade do casamento de mulheres do RS

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou nesta terça-feira, por maioria de 4 votos a 1, o casamento civil entre duas mulheres do Rio Grande do Sul. É a primeira vez que um tribunal superior analisou o assunto depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a união estável entre pessoas de mesmo sexo. O julgamento no STJ começou na semana passada com maioria de 4 votos pela liberação da união homoafetiva, mas foi interrompido por um pedido de vista do ministro Marco Aurélio Buzzi, último a votar.




Confira no Correio do Povo

Brasil recebe blogueiros do mundo

O 1º Encontro Mundial de Blogueiros acontecerá durante os dias 27 e 29 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR). O tema do encontro será “O papel da blogosfera na construção da democracia” e um dos assuntos a serem discutidos é o impacto sofrido pelas mídias tradicionais com o advento do uso da internet como uma rede alternativa de informações. O evento receberá internautas e ativistas sociais de diversos países no Cineteatro do Barrageiro, na Itaipu.

Veja mais AQUI.

EEUU enviou à Líbia um EC-130L de "propaganda suja" idêntico ao que continua utilizando contra Cuba

JEAN-GUY ALLARD – Um avião EC-130J da força aérea dos EEUU idêntico ao que é usado diariamente  contra Cuba para transmitir propaganda suja, foi utilizado nas primeiras horas da agressão contra a Líbia para "intoxicar" os líbios com informações contra o governo e sabotar o sistema líbio de telecomunicações.Faz alguns anos que o Pentágono mandou modificar três aviões EC-130J com o propósito de utiliza-los em operações militares para intervir nas comunicações do país agredido e difundir material "informativo" a favor de sua intervenção.

Vejam o texto original em CONTRAINJERENCIA ou uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ORION

terça-feira, 25 de outubro de 2011

CUBA: O SÍMBOLO QUE NÃO SE DOBROU


A Assembléia Geral da ONU acaba de votar, pela 20ª vez, uma moção que pede o fim do embargo comercial contra Cuba. Dos 191 países presentes apenas dois manifestaram-se contra a suspensão do cerco comercial iniciado em 1962: EUA e Israel. Para que a decisão da Assembléia Geral tenha efeito executivo ela deve se transformar em resolução do Conselho de Segurança da ONU, onde os EUA tem poder de veto. Os EUA tem relações comerciais com outros Estados que se autodefinem comunistas. O caso mais notório é o da China. As exportações norte-americanas para a China alcançaram US$ 103 bilhões no ano passado, com expansão de 37%; as importações de produtos chineses pelos EUA passaram de  US$ 283 bilhões. Cuba é um símbolo. O atrevimento de um pequeno país, ao escolher um caminho próprio para o desenvolvimento, talvez seja um exemplo mais perigoso --porque alastrante-- do que o natural respeito soberano entre gigantes. E o fato é que  Cuba, apesar de tudo,  não se dobrou.

(Carta Maior; 4ª feira, 26/10/ 2011)

Por meio de carta, Folha recusa convite para falar de censura a blog

Em carta enviada à Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, a Folha contestou o tema de audiência pública proposta pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) e recusou o convite para participar dela feito por seu presidente, Vitor Paulo (PRB-RJ).

Anunciado para as 14h30 de amanhã, em Brasília, o evento pretende discutir o tema "O silêncio da mídia no caso de censura imposto pelo jornal Folha de S.Paulo ao site www.falhadesaopaulo.com.br ".   
 
Vejam mais detalhes no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Ricardo Teixeira expôs o Brasil a um vexame no Pan. Não quis que a Seleção fosse representada por um time de verdade. A vergonhosa eliminação na primeira fase é toda dele…


Estádio Omnilife, do Chivas...
A responsabilidade pela vergonha que a Seleção passou no México tem dono.
Nome e sobrenome.
Ricardo Terra Teixeira.
O presidente da CBF não se empenhou em mandar um time decente para o Pan-Americano.
Muito pelo contrário, até.
A desclassificação do Brasil ainda na primeira fase foi mais do que merecida.
Costa Rica, Argentina e até Cuba foram melhores do que esse arremedo de equipe.
O catado que Teixeira permitiu que Ney Franco convocasse foi mesmo para perder.
Não havia interesse dele na medalha de ouro.
A rede de televisão que mais mostrou denúncias contra Teixeira tem a exclusividade do Pan.
Por que transformar o futebol em atração desta emissora?

Uma primavera árabe udenista


Há algo de inusitado no comportamento de certos setores da imprensa brasileira em relação às manifestações contra a corrupção: saíram do apoio em matérias e editoriais para, suprema ousadia, dirigi-las desde as redações. Apelando às chamadas "redes sociais", sonham com massas sublevadas entoando slogans que reafirmem a sua pauta conversadora, com destaque para o voto distrital.
Em que pese o raquitismo das manifestações, as manchetes de alguns jornais e de certa revista semanal remetem-nos a um mundo parecido com aquele da Praça Tahir, no Cairo, nos dias que precederam à queda do ditador Hosni Mubarak. Tudo se passa como se o país estivesse ruindo e uma nova ordem prestes a emergir. Obviamente, não descarto a possibilidade de que parcelas da população se deixem seduzir pelo canto da sereia e, em um futuro próximo, tomem as ruas e praças das grandes cidades brasileiras com antigas bandeiras da UDN nas mãos. Não parece ser essa a possibilidade mais forte, no entanto.

Continue lendo no Terra Magazine