sábado, 4 de setembro de 2010

A Argentina põe outra vez a Espanha na enrascada do julgamento do franquismo

A Espanha é um país democrático, um Estado de direito reconhecido, e no caso em que caiba um julgamento de seu passado, se encarregará de faze-lo sem intermediários. Esta foi a atitude do governo quando a justiça argentina se propôs, em abril passado, investigar os crimes do franquismo. E é de supor que o executivo de José Luis Rodríguez Zapatero manterá a mesma atitude depois de que nesta sexta-feira a justiça argentina reabrira a investigação sobre os crimes de guerra atribuidos à ditadura e declarar-se nulo o arquivo da causa que, em maio passado, ditou a juiza de Buenos Aires María Servini.




Vejam mais em elPERIÓDICO.COM

O julgamento contra a Federação Anarquista Gaúcha

Entrevista com a advogada Cláudia Ávila sobre o assassinato policial de Eltom Brum e o processo judicial contra os companheiros da FAG.

Socialismo Libertário, diário oficial do Foro do Anarquismo Organizado (FAO), apoiou uma entrevista com a advogada Cláudia Ávila no intuito de abordar as questões em torno do caso do assassinato de Eltom Brum e o processo judicial contra os companheiros da FAG. Cláudia é responsável pela defesa dos 6 militantes da Federação Anarquista Gaúcha que estão sendo processados pela Governadora do Río Grande do Sul Yeda Crusius.


Vejam a entrevista em LA HAINE.ORG

Manual de Guerrilha Virtual – Setembro de Fogo 2010

Pela Verdade, pela Justiça e pela Democracia
Como agir:

  1. Da luta em curso
O Setembro de Fogo de 2010 definirá o futuro do Brasil. De um lado, armam-se os grupos do terrorismo midiático, representado pela composição política tucano-demista, pelo consórcio Globo-Folha-Estado-Abril e por variadas células de sabotagem informativa que atuam de acordo com os interesses de movimentos anti-democráticos e de defensores da restauração do regime militar.
De outro, estamos nós, os cidadãos trabalhadores, os defensores da verdade, da justiça e da democracia.
Deste lado da trincheira, erguem-se todos que defendem os princípios de liberdade, igualdade e fraternidade.
Neste território, lutam os que desejam um país marcado pelo desenvolvimento compartilhado, pela sustentabilidade e pelo respeito à vontade popular.
Neste mês de guerra, o embate se trava entre dois grupos distintos. Um deles procura desesperadamente fraudar o processo eleitoral e incitar o ódio entre os brasileiros, valendo-se dos meios de comunicação. Luís XIV sentenciava: “o Estado sou eu”. Hoje, o consórcio midiático monopolista pretende exercer no Brasil esse mesmo poder, sem limites.
Trata-se de um cartel avesso à verdade, aos princípios republicanos e, obviamente, ao que se convencionou chamar de Estado de Direito.
Contra a barbárie midiática devem se levantar imediatamente todos os cidadãos responsáveis e dignos deste país.
Portanto, faz do teu teclado uma metralhadora de boas idéias. Uma metralhadora que não espalha a morte, mas que defende a vida. Uma metralhadora que resiste ao terrorismo dos latifundiários da comunicação e aos políticos que procuram, a todo custo, desestabilizar o país e aqui instaurar a cultura do fascismo.

Vejam o texto completo em
GRUPO BEATRICE

O vento das eleições

Eneas de Souza, professor e Escritor

Na História existem momentos em que diversos episódios passam a ter um sentido, diferente do que a propaganda e os próprios contemporâneos pensavam. Isto ocorre quando acontecem eventos importantes e que marcam uma nação, eles permitem que esta tome consciência do valor de governos, personalidades, períodos históricos ou opções políticas. Por exemplo, o governo de JK foi muito combatido, por causa de Brasília, durante o seu mandato. Tempos depois, sobretudo no período da ditadura, a sua grandeza ficou evidenciada. De igual modo, a campanha e as atuais eleições descortinam algumas convicções para a maioria da população.

Assim acredito que a evolução do presente está trazendo alguns fatos significativos. Eis alguns pontos.


Vejam o texto completo em SUL 21

Nota do PT de São Paulo sobre filiação em Mauá

NOTA

Diante das notícias veiculadas por órgãos de imprensa acerca da filiação do Sr. ANTÔNIO CARLOS ATELLA FERREIRA ao Partido dos Trabalhadores (Diretório de Mauá – São Paulo), o DIRETÓRIO ESTADUAL DE SÃO PAULO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES vem de público esclarecer que:

1. Foi apresentada ao Diretório Municipal do PT de Mauá, em outubro de 2003, proposta de filiação do Sr. ANTÔNIO CARLOS ATELLA FERREIRA;

2. Ocorre, porém, que ao ser escrita ou digitada a solicitação de filiação, o seu nome foi grafado de forma incorreta, encaminhando-se, em decorrência disso, aos órgãos competentes da Justiça Eleitoral, o pedido de registro de filiação em nome de ANTÕNIO CARLOS “ATELKA” FERREIRA;

3. Em decorrência de não existir compatibilidade entre o nome constante do pedido de registro de filiação e os documentos eleitorais firmados em nome de ANTÔNIO CARLOS ATELLA FERREIRA, a Justiça Eleitoral deixou de efetivar o registro da filiação;

4. Desde então, o Sr. ANTÔNIO CALOS ATELLA FERREIRA nunca procurou os Dirigentes do Diretório de Mauá para corrigir a situação da sua filiação junto a Justiça Eleitoral. Da mesma forma, ele nunca participou de qualquer órgão de direção partidária, nem de qualquer evento, seminário, reunião ou atividade promovida pelo Diretório, não tendo nunca cumprido quaisquer obrigações estatutárias estabelecidas para os nossos filiados, nem mesmo sequer comparecido para votar em quaisquer dos nossos processos eleitorais internos;

5. Assim, o Sr. ANTÔNIO CARLOS ATELLA FERREIRA, por não ter tomado qualquer iniciativa para regularizar o registro da sua filiação, acabou por ter o seu nome excluído, pela Justiça Eleitoral, do quadro de filiados do Partido dos Trabalhadores, não tendo ainda em momento algum, ao logo de todos estes anos, participado minimamente da nossa vida partidária. Desse modo, tanto perante a Justiça eleitoral como para o Partido dos Trabalhadores, ele não é considerado como integrante do nosso quadro de filiados.

São Paulo, 3 de setembro de 2010

EDINHO SILVA
Presidente Estadual do PT-SP

Vejam em PT-PARTIDO DOS TRABALHADORES

Blog "Os Amigos do presidente Lula" interpela judicialmente José Serra

Está nota ficará em destaque no topo do blog durante o dia de hoje.
As notas atualizadas durante o dia ficarão abaixo desta.

Nota aos leitores e à Imprensa

Blog "Os Amigos do presidente Lula" interpela judicialmente José Serra

O blog "Os amigos do Presidente Lula" anuncia que está propondo uma interpelação judicial criminal contra José Serra (PSDB), pelas declarações feitas no Jornal da Globo e em outros órgãos de imprensa, onde o candidato fez ilações levianas contra o blog, insinuando o uso informações constantes de dados de Imposto de Renda de sua filha, protegidos por sigilo.

Essa medida precede outras ações judiciais cabíveis, como a ação penal privada por calunia, injúria e difamação e a ação civil de indenização por danos morais.

Novamente, o blog repudia veementemente as acusações do candidato tucano, travestidas de ilações, facilmente desmentidas pelos fatos e pelo próprio texto das notas, uma vez que todas as informações constantes do blog têm como origem locais de domínio público, acessíveis por qualquer internauta, inclusive com a expressa menção dos "links" de origem nas próprias notas.

Vasculhando-se o blog inteiro, no presente ou no passado, não existe e nunca existiu nenhum dado que tenha sido obtido do imposto de renda da filha de José Serra, e nem de qualquer fonte protegida por sigilo. Nem dela, nem de ninguém.

Aqui, mata-se a cobra e mostra a cobra morta.

Charge do Bessinha


Visto também no blog BRASIL! BRASIL!

Golpe repressivo ao anarquismo no Chile: detenções, desocupações e criminalização no "caso bombas"

Especial em LA HAINE:: "CASO BOMBAS 14/08": 14 detidos, 10 encarcerados, 17 invasões, 3 desocupações de casas e uma vasta criminalização.

Neste 14 de agosto Agentes da BIPE e do ERTA da Polícia de Investigações por outro lado, agentes do GOPE, LABOCAR e Inteligência de Carabineiros e uma série de helicópteros e carros policiais foi o arsenal que utilizou a polícia para realizar as 17 invasões, em Santiago e Valparaíso, durante a madrugada desse dia. Entre as 17 casas invadidas 3 correspondem a Okupas e Centros Sociais sendo estas a ocupação La Crota Bike Punk e o Centro Social Okupado e Biblioteca Sacco Y Vanzetti no centro de Santiago e o Centro Social Autónomo e Biblioteca Libertária Jonny Cariqueo na comuna de P)udahuel. Duas casas foram invadidas em Valparaíso. Finalmente 14 pessoas foram detidas durante as invasaões nessa manhã.


Vejam mais em LA HAINE.ORG

A familia Bush tinha negócios em Cuba

Nas relações entre a familia Bush e Cuba não havia nenhum "buraco negro". Tudo está mais claro que água e não há nada oculto que não se deva investigar.

A obsessão da família Bush com Cuba e sua obstinação por fazer difícil a vida aos cubanos obriga a uma pergunta: Há algum segredo ou "buraco negro" nas relações dos Bush com essa ilha do Caribe?

Na realidade não há nenhum gato preso, porque o esqueleto escondido saiu do armário há tempo quando quando se fez uma investigação e revelação da vinculação do apelido Bush com Cuba realizada por Marcelo Pérez Suárez, doutor em Ciencias Políticas, do Ministério de Relações Exteriores de Cuba.

De um trabalho que realizou conseguimos estes dados reveladores:

George Herbert Walker, bisavô materno de George W. Bush, integrante da endinheirada família liderada por Prescott Bush, se coloca como diretor de sete companhias que operavam em Cuba desde 1920. Se dedicavam ao açucar, a destilação de rum e à rede ferroviária, que servia de infraestrutura. Estas foram The Cuba Company, The Cuban Railroad, Cuban Dominican Sugar, Barahona Sugar, Cuba Distilling, Sugar Estates of Oriente e Atlantic Fruit and Sugar. Todas elas se uniram em 1942 na West Indies Sugar Company, nacionalizada em 1960 pelo governo revolucionário cubano.


Vejam mais detalhes em LA HAINE.ORG

Qual é o mistério em uma fábrica de bombas nucleares da Califórnia?

Os vizinhos da área sequer conhecem o movimento secreto de armas nucleares que se leva a cabo nessa base e nem estão conscientes do grave perigo que os ameaça.
Antes de entrar no caso da fábrica, vejamos algumas questões que incidem neste assunto.

1-. O que permite e proibe o Tratado de Não Proliferação Nuclear

Em primeiro de julio de 1968, delegados de 189 paises assinaram, em Nova York, o Tratado de Não Proliferação Nuclear, conhecido por sua sigla em inglês, NPT - Nuclear Non-Proliferation Treaty - , ainda que este não tenha entrado em vigor até 5 de março de 1970. Dos assinantes, somente cinco paises possuiam bombas nucleares: União Soviética, Estados Unidos, França, Grã Bretanha e China.

A partir de então, outros paises as tem fabricado: Israel, India, Paquistão e Coréia do Norte.


Vejam mais detalhes em KAOSENLARED.NET


Desafios para uma São Paulo global

Dias atrás estive em São Paulo para participar do I Seminário Paradiplomacia das Cidades. Dei palestra sobre “Cidade, Democracia e Relações Internacionais: desafios para uma São Paulo global”. Meu ponto principal: as mudanças na demografia e as demandas econômicas do Brasil aumentam a necessidade de imigrantes para o mercado de trabalho, e o país precisa desenvolver instituições e políticas públicas para lidar com a nova população, numa perspectiva de afirmação de direitos e combate às discriminações.

O texto continua no Todos os Fogos o Fogo.

Problemas de Chávez: crime e economia

Certa vez em Caracas, amigos de um projeto de cooperação internacional e eu nos vimos no deserto centro da cidade, à noite, em busca de um restaurante. Todas as lojas estavam fechadas e não víamos ninguém na rua. O grupo incluía ex-guerrilheiros e pessoas que haviam trabalhando em lugares como os campos de refugiados palestinos no Líbano, mas começamos a nos assustar. Foi então que vimos um rapaz correr com uma expressão de medo no rosto, em meio aos prédios abandonados - parecia um episódio de Lost. Paramos o sujeito (era uma turma corajosa, aquela) e pedimos informações. Ele nos indicou o horizonte – “Sigam para lá, é muito perigoso por aqui! Muito perigoso!”. E seguiu sua maratona particular. Terminamos no único local aberto, uma pizzaria onde todos os pratos tinham nomes de indivíduos ligados à máfia. Comi Frank Sinatra.

Neste mês ocorrerão eleições legislativas na Venezuela e o presidente Hugo Chávez enfrenta uma disputa difícil. Sua popularidade está em 36%, o pior índice desde a greve geral de 2002. As principais razões o aumento do crime e os problemas na economia.


O texto continua no blog Todos os Fogos o Fogo.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Taliban paquistanês ameaça realizar ataques nos EUA e Europa

O Taliban do Paquistão ameaçou na sexta-feira desferir ataques nos Estados Unidos e na Europa "muito em breve".

A advertência acontece após uma nova onda de violência militante no Paquistão esta semana que aumentou a pressão sobre o governo apoiado pelos EUA, que já está sobrecarregado com uma crise provocada pelas enchentes.

"Lançaremos ataques na América e na Europa muito em breve", disse à Reuters por telefone Qari Hussain Mehsud, um importante líder do Taliban paquistanês, de um lugar não revelado.

Um homem-bomba atacou durante uma manifestação na cidade paquistanesa de Quetta na sexta-feira, matando ao menos 54 pessoas no segundo grande ataque esta semana.

O ataque contra o agrupamento xiita que manifestava solidariedade para com o povo palestino ocorreu no momento em que os EUA disseram que as inundações devastadoras provavelmente impedirão ofensivas do Exército contra insurgentes do Taliban.


Notícia completa, da Reuters, no UOL.


Confira também: Ataque contra protesto de minoria xiita deixa 43 mortos no Paquistão.

Serra abre fogo contra nosso blog, mas com acusações falsas

"No ano passado, minha filha disse: "meus dados de imposto de renda estão circulando nesses blogs sujos do PT", inclusive referências feitas em blogs da Dilma, dos amigos do presidente Lula, blogs semioficiais. Há inclusive cartas cumprimentando um dos blog pelo aniversário. Eram blogs semioficiais."

Da parte de nosso blog esclarecemos:

1) Podem vasculhar o blog inteiro, no presente ou no passado, que não existe e nunca existiu nenhum dado obtido de imposto de renda da filha de José Serra, e nem de qualquer fonte protegida por sigilo. Nem dela, nem de ninguém. O senador Arthur Virgílio (PSDB/AM) tentou armar escândalo com essa mesma acusação contra nós e quebrou a cara, porque as informações eram públicas. Não usamos expedientes ilegais. Aqui mata-se a cobra e mostra a cobra morta.

2) Todas as notas e informações publicadas aqui sobre a filha de José Serra foram obtidas de fontes de domínio público e abertas a consultas na internet. Estão disponíveis em outros sites na internet, em revistas nacionais ou estrangeiras, em sites institucionais de empresas, portais, consultas processuais, portais de transparência, diários oficiais, e em arquivos de consulta pública do Governo da Flórida. Nas notas, tem os links para as respectivas fontes, o que prova que são informações publicas, disponíveis na web.


Confira o "post" completo em Os Amigos do Presidente Lula, via Luís Nassif.

Holanda confirma primeiro caso positivo de "mal da vaca louca" em mais de dois anos

Uma vaca de dez anos de idade testou positivo na Holanda em um exame para a encefalopatia bovina espongiforme, o chamado "mal da vaca louca", informou o governo nesta sexta-feira. É o primeiro caso da doença no país em mais de dois anos.

O ministério responsável pela qualidade dos alimentos informou que a vaca doente estava num abatedouro. A encefalopatia bovina, conhecida pela sigla inglesa BSE, causa destruição do tecido cerebral, e eventualmente pode ser transmitida a humanos.

Em nota, o ministério afirmou que a Holanda não registrava o "mal da vaca louca" desde maio de 2008. "Isso se encaixa na previsão do Instituto Veterinário Central (...) de que a Holanda nos próximos anos vai encontrar uma vaca infectada de vez em quando."


A notícia continua na Folha.com .

Dilma, ministro e sindicalistas denunciam tentativa de golpe das oposições

A presidenciável Dilma Rousseff, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o secretário-geral do PT, José Eduardo Cardozo, e centenas de sindicalistas acusaram ontem as oposições de tentarem um golpe sob a liderança do candidato tucano, José Serra, ao pedirem ao TSE a cassação do registro da candidata.

“A campanha do meu adversário e o partido dele estão desesperados porque, a cada dia que passa, perdem o apoio do povo brasileiro. Agora, acho que estão querendo ganhar no tapetão, mas isto não vai acontecer”, afirmou Dilma, durante entrevista em Porto Alegre.

A candidata qualificou como “falsas, levianas e sem sustentação jurídica” as acusações que associam sua campanha aos casos de violação de sigilo fiscal. Segundo Dilma, atribuir à sua campanha fatos ocorridos em setembro de 2009 é uma tentativa “de virar a mesa da democracia”.

Vejam mais em BRASILIA CONFIDENCIAL

Jornalista do PIG acha que tem o dedo de Aécio no episódio do sigilo fiscal

Até o jornalista do PIG, abaixo, acha que tem o dedo de Aécio no episódio do sigilo fiscal.


Segue o texto transcrito da coluna:

Quebra de sigilo pode ter sido obra de tucanos


A investigação sobre a violação do sigilo fiscal de Verônica Serra, filha do candidato José Serra, atribuída a “aloprados” do PT, pode revelar a surpresa de ter sido obra dos próprios tucanos. Na época, setembro de 2009, havia uma guerra interna pela indicação do PSDB para a disputa presidencial. Aliados de Aécio Neves atribuíam à turma de Serra a produção de dossiês contra o então governador de Minas. E vice-versa.



Vejam mais detalhes no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Apos escandalo, Ogivy desfaz acordo com gaucha SLM

O executivo Luiz Leite, presidente da Ogilvy Brasil, após consultar advogados que atendem a agência, resolveu cancelar o contrato operacional que sua agencia mantinha há alguns anos com a gaúcha SLM, envolvida no escândalo do Banrisul com a DCS. A Polícia Federal promoveu prisoes e apreensoes de documentos e computadores no banco e nas agências. A PF acusa cliente e agências de desvio de R$ 10 milhoes da verba de publicidade nos últimos 18 meses. Nesse momento a Ogilvy nao tinha nenhuma campanha em andamento com a agora ex-coligada.

Blue Bus

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Deus não criou o Universo, assegura Stephen Hawkin

O cientista britânico explica em um livro que o Big Bang é uma consequencia inevitável das leis da física.

O cientista britânico Stephen Hawking afirma em seu novo livro, The Grand Design (O Magnífico Desenho), que o Big Bang foi um consequência inevitável das leis da física, que Deus não criou o Universo e que as teorias científicas mais atuais convertem em redundante a figura de um criador.O livro, do qual o periódico britânico The Times adianta hoje alguns trechos, assinala: "Dado que existe uma lei como a da gravidade, o Universo pode criar-se a si mesmo - e de fato o fez - do nada. A criação expontanea é a razão de que exista algo, que exista o Universo, que nós existamos". Por tanto, acrescenta, "não é necessário invocar a Deus" para que haja cosmos.



Vejam mais em EL PAÍS.COM

Baleia doente e encalhada na Austrália é morta com explosivos

Funcionários do governo de Albany, Sudoeste da Austrália, mataram nesta quinta-feira (2) uma baleia encalhada em um banco de areia, utilizando explosivos que abriram um grande buraco na cabeça do animal.

A baleia estava doente e em estágio terminal, segundo o Departamento de Ambiente e Conservação da Austrália, então tratou-se de uma eutanásia. Tentativas foram feitas para devolver a jovem baleia ao mar, ainda segundoo governo.


Mais na Folha.com .

A República do Galeão Serrista

O comportamento de José Serra e o dos seus áulicos, titulares de importantes – cada vez menos, felizmente – colunas e blogs na grande imprensa, em tudo recorda o comportamento dos segmentos golpistas incrustados na Aeronáutica nos episódios que, em 1954, levaram à morte do Presidente Getúlio Vargas.

Ali, como agora, exigem apuração em rito sumário, fora do devido processo legal e, como então, não admitem em nenhuma hipótese que qualquer ato criminoso não seja – como não era – responsabilidade pessoal e direta do então Presidente da República. Antes de investigar, julgam. Antes de julgar, condenam.


Continue lendo no Tijolaço, do deputado Brizola Neto.

Querem cassar a candidatura de Dilma Roussef

A coligação de José Serra acionou o Tribunal Superior Eleitoral, nesta quarta-feira (01/9), pedindo a cassação da candidatura de Dilma Rousseff. O motivo seria a quebra do sigilo fiscal, pela Receita Federal, de pessoas ligadas ao PSDB, incluindo a filha de Serra, Verônica Serra.

Vamos desde o começo.

O Brasil é um dos países mais ricos do mundo. Petróleo, ouro, nióbio, solo fértil, as florestas, os mares, dimensões continentais, 200 milhões de habitantes, parque industrial diversificado e etc. O mundo inteiro cobiça as nossas riquezas.

(...)

Imediatamente após a ditadura começaram a pensar no desmonte do Estado brasileiro, que o jornalista Aloysio Biondi mostra com rara precisão no livro “O Brasil privatizado”. Se a década de 1980 foi a década perdida, a década de 1990 foi a achada. Achada por tubarões capitalistas, que se fartaram com a privataria. Época em que uma Vale do Rio Doce era vendida pela metade do valor do lucro anual, em que mapas com estudos da Petrobrás sumiam da biblioteca da empresa, e logo depois poços com alta probabilidade de retorno eram leiloados por uns trocados. Uma época que ficou imortalizada pela frase: “Estamos agindo no limite da irresponsabilidade”.


Vejam o texto completo em FAZENDO MEDIA

Os mapuches não são cubanos

Se fossem cubanos, a greve de fome teria recebido a primeira página da “imprensa livre” de todo o mundo. Mas os mapuches não são cubanos.

Nós, que criticamos o viés ideológico conservador da auto denominada “imprensa livre ou independente”, devemos lutar contra a convicção profundamente arraigada na população de que os veículos de comunicação se limitam a dar a noticia, colocando de lado qualquer desejo político. A visão cultivada pela poderosa mídia é que eles se limitam a refletir a realidade, e que quando fazem alguma interpretação desta realidade, que inevitavelmente é política na medida em que atende a uma questão pública, isto fica circunscrito a um texto em colunas editoriais ou de opinião, claramente separadas da parte da informação que supostamente é “apolítica e objetiva”.



Vejam mais em OPERA MUNDI

A quem interessa a quebra de sigilo na Receita Federal?

Messias Pontes *

Muito antes do início da campanha eleitoral, dissemos aqui que o demotucanato e sua mídia conservadora, venal e golpista iriam preparar muitas ciladas para a candidata da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Rousseff. Seriam dossiês novos e requentados, vazamento de informações sigilosas e tudo o mais que pudesse confundir a opinião pública, como é de praxe no histórico dessa gente.

Mas como a cotia só olha para o rabo dos outros, era natural que ela tivesse o seu cortado bem no tronco, mesmo ela continuando a mostrar o dos outros como se nada tivesse acontecido com o dela. Assim agem, historicamente, aqueles que não se conformam com o veredito popular, os que defendem uma democracia sem o povo, a exemplo da canalha udenista, e agora com os seus legítimos herdeiros, ou seja, os demo-tucanos.


Vejam o texto completo no PORTAL VERMELHO

NOVOS "VAZAMENTOS" ATINGEM A CANDIDATURA SERRA

"Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do banco Bradesco, 'vazou' nesta 5º feira informações que atingem de forma letal a candidatura Serra. Aspas para as inconfidencias de Trabuco: I] "O que sentimos, tendo por base nosso relacionamento com 1,4 milhão de empresas, é que o Brasil está crescendo em todos os setores. Não há uma dependência setorial"; II] "...11 milhões de brasileiros vão viajar pela primeira vez de avião nos próximos 12 meses" ; III] "...o Brasil passará nos próximos anos pelo melhor ciclo econômico de sua história; vamos vivenciar, na segunda década do século XXI, aquilo que foi chamado de "sonho americano". Ao longo do dia, de diferentes áreas do governo e da economia, outros vazamentos sacudiriam a combalida higidez da candidatura José Serra, a saber: a] BC interrompe alta dos juros; b] carga tributária declina; c] vendas recordes de automóveis em agosto; d] massa salarial tem aumento real de 32,7% entre 2004 e 2010; e] classes C e D já superam a classe B em poder de consumo; f] setor industrial investe R$ 549 bilhões até 2013; g] definida a capitalização da Petrobras: fatia estatal da empresa deve saltar de 29% para 42% e garantir --à revelia do condomínio midiáticotucano-- a soberania brasileira no pré-sal; h] infraestrutura teve R$ 199 bilhões em investimentos entre 2005 e 2008; terá mais R$ 310 bilhões entre 2010-2013; i] Brasil realiza os três maiores investimentos em geração de energia elétrica do planeta - Jirau e Santo Antônio e Belo Monte; j] otimismo dos brasileiros atinge o maior nível em 9 anos... Visivelmente abalado, no final do dia, o candidato tucano retomaria seu discurso contra as Farcs, contra Moráles, o narcotráfico, o PT..."

(Carta Maior e a insuportável peneira de vazamentos pró-Dilma; 02-09)

Polícia Federal comandará investigações sobre quebra de sigilo na Receita

Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Polícia Federal (PF) vai assumir o comando das investigações sobre a quebra do sigilo fiscal de 140 pessoas na Receita Federal. De acordo com o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o presidente quer urgência na apuração e pediu que a PF faça um relato diário de seus trabalhos, que deverá ser repassado a ele, ao ministro da Justiça e à imprensa.

Lula, que estava no Paraná, passou as determinações ao ministro por telefone. Segundo Barreto, o presidente manifestou firmeza, pedindo rigor nos trabalhos e a punição de todos os culpados, “doa a quem doer, seja quem for”.

O ministro informou que o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Correa, já recebeu as orientações. Segundo Barreto, a PF, que estava acompanhando os passos da investigação na Receita Federal, agora, no comando dos trabalhos, fará a perícia dos HDs e ouvirá os suspeitos de envolvimento no vazamento de dados sigilosos da Receita.

Vejam na AGÊNCIA BRASIL

TSE arquiva representação da coligação tucana que pedia investigação sobre quebra de sigilo

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O corregedor-geral Eleitoral, Aldir Passarinho Junior, arquivou hoje (2) a representação que a coligação O Brasil Pode Mais, liderada pelo PSDB, entrou ontem (1º) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A representação pedia que a corte investigasse a quebra de sigilo fiscal de dirigentes do PSDB e de Verônica Serra, filha do candidato tucano à Presidência, José Serra.

A coligação tucana acusava a campanha do PT de abuso de poder político e uso da máquina pública no episódio envolvendo a quebra de sigilos fiscais de pessoas ligadas ao PSDB.

Os advogados da coligação tucana pediram que a Justiça Eleitoral investigasse o caso em conjunto com a Justiça Federal e que tivessem acesso aos documentos da sindicância interna instalada pela própria Receita e às investigações na Polícia Federal.

Segundo o ministro Passarinho, não há motivo para a Justiça Eleitoral apurar fatos relativos à violação de sigilo fiscal. Isso porque ele entende estar ausente no caso “concreta demonstração de efetivo benefício à candidatura da representada Dilma Rousseff e da lesividade da conduta para o equilíbrio da disputa”.

O ministro ainda afirmou que os argumentos trazidos na representação têm relação com condutas que poderiam gerar falta disciplinar a infração penal comum. Para o ministro, esse tipo de acusação exige “apuração em sede própria, estranha à seara eleitoral, o que, aliás, como assenta a representação, já vem ocorrendo, inclusive com participação do Ministério Público Federal”.

Vejam em AGÊNCIA BRASIL

Coincidências demais...Assaltantes armados roubam comitê do PT em Mauá (SP)

Seis homens armados assaltaram no final da manhã desta quarta-feira (1) o comitê do PT em Mauá, na grande São Paulo. De acordo com a Polícia Civil, pelo menos cinco homens usavam coletes da Polícia Federal, mas ninguém ainda foi identificado.

De acordo com a polícia, como não havia dinheiro no local, os homens roubaram os dois seguranças do partido e fugiram levando duas armas e aparelhos de celular. Eles fugiram em dois carros, mas ninguém foi preso ainda O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Mauá...


Vejam no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

'Quebra do sigilo' da filha de Serra: 'Mar de picaretagem'

Homem da procuração diz ser “eleitor do Serra”


Não sei se é de rir ou de chorar a entrevista que o tal Antonio Carlos Atella Ferreira admitiu ter levado uma procuração falsa da filha de José Serra para pedir, há um ano, uma cópia de sua declaração de renda.

O que ele diz é de fazer ficar em dúvida sobre achar que ele tem parafusos a menos mas dá uma certeza: há gente da mais baixa extração, do submundo, metida nesta história.

O tal Atella só admite uma exceção em matéria de seu “nojo” de políticos: o próprio Serra, do qual diz ser eterno eleitor.

Leia a entrevista de Atella na Folha Online e me diga se não te fica a impressão de que há um mar de picaretagem envolvido nesta história de roubar declarações a rodo.

E um mar de picaretagem na exploração política num episódio que é para parar na Delegacia de Defraudações. (Brizola Neto)

*Fonte: Tijolaço - o Blog do Deputado Brizola Neto (via Blog do Júlio Garcia)

Porque Serra e o PSDB estão sendo levianos, golpistas e, provavelmente, cometendo denunciação caluniosa

José Serra (PSDB/SP) e Alvaro Dias (PSDB/PR) entraram no TSE com ação contra Dilma por "abuso de poder".

Não tem fundamento, será o maior vexame da história, e Serra sairá com menos de 20% nas pesquisas no fim deste episódio. Explico logo abaixo.

Sergio Guerra (PSDB/PE) pede a cabeça do Secretário da Receita Federal, e mostra o quanto age com imbecilidade.

Aos fatos:

Nenhum tucano poderia saber que foram tiradas 2a. via da declaração do IR da filha de Serra em setembro do ano passado (a não ser que o tucano seja o autor oculto da procuração falsificada).

O Brasil só ficou sabendo que acessaram a declaração da filha de Serra no ano passado, porque foi a própria Receita Federal quem apurou o fato no inquérito administrativo, feito de forma absolutamente republicana.


Vejam mais no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

CHEGOU O RASPUTIN: É A HORA DO VALE-TUDO

"a candidatura Serra desidrata sob taxas alarmantes de perda de credibilidade. Um clima político seco envolve o representante do conservadorismo brasileiro. A menção ao nome 'Serra' registra níveis recordes de rejeição em todas os termômetros de intenção de voto. A pouco mais de 30 dias do escrutínio das urnas, o tucano não consegue obter uma única notícia positiva para mudar a sensibilidade predominantemente negativa da sociedade diante da hipótese de tê-lo como ocupante da Presidência da República. À antipatia alia-se agora a convicção majoritária entre os brasileiros de que ele será derrotado em 3 de outubro. Mesmo os que o apóiam compartilham dessa convicção. Sondagem diária feita pela Vox Populi indicava nesta 4º feira que a candidata Dilma Rousseff já teria 51% das intenções de voto, contra 25% de Serra. Em uma palavra, Serra não aglutina no presente, nem motiva para o futuro. A isso se dá o nome de decadência. A sua, a exemplo de toda decadência política, também inclui um Rasputin. Chama-se Ravi Singh, um autodenominado guru indiano que se anuncia especialista em milagres digitais para acudir aflitos na reta final de campanhas eleitorais. Mistura equivalente de santo milagreiro e charlatão, o Rasputin original, Grigori Rasputin, tornou-se eminência parda da autocracia russa entre 1905 e a queda do regime, em 1917. Quando mais a monarquia russa era odiada pelo povo e perdia densidade política, mais Nicolau II e sua esposa, a imperatriz Alexandra Feodorovn, se cercavam de bruxos e charlatões. O mesmo se deu na decadência do peronismo na Argentina, nos anos 70. José López Rega, um ocultista e auto-proclamado vidente, passaria a exercer então influência terminal sobre a viúva de Perón, Isabel Martínez de Perón, que assumiu a presidência após a morte súbita do marido. Lopez Rega, depois se soube, foi um dos organizadores da Triple A, organização para-militar envolvida no assassinato de dezenas de comunistas e militantes populares argentinos. Singh, o Rasputin de Serra, teria sido contratado por US$ 500 mil para promover 'a virada' no projeto de poder do tucano. O comando da campanha demotucana desaprovou as mudanças introduzidas pelo guru no site do candidato, que para isso ficou três dias fora do ar. Gonzales, o contestado marqueteiro de Serra, afirma desconhecer a origem da contratação. O único fato novo trazido para a campanha de Serra no bojo da auto-proclamada 'virada' resume-se a uma obscura quebra de sigilo fiscal de que teria sido vítima sua filha, Verônica Serra. No leito da extrema-unção eleitoral, o fato nebuloso deu ao tucano o discurso de 'família agredida pela conspiração petista', enredo que inspira tanta confiabilidade quanto um envelope de Ki-suco sabor framboeza. Verônica Serra, que foi sócia da irmã do banqueiro Daniel Dantas em empresa de internalização de capitais registrada em Miami, curiosamente, é apontada por tucanos como a responsável pela introdução do rasputin Ravi Singh na 'virada' prometida na campanha do pai."


Vejam em Carta Maior

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

William Waack manda Dilma Rousseff calar a boca, ao vivo

Sem perceber que o áudio de seu microfone estava aberto, o jornalista da Rede Globo de Televisão, Willian Waack, manda Dilma Rousseff calar a boca, ao vivo e em rede nacional. Este tipo de ação é popularmente conhecido como ato falho. Fosse apenas isso, entraria para os anais da Globo como mais um episódio humorístico de seu telejornalismo. Mas não chega a ser engraçado.

Leia mais no Comunica Tudo.

O vídeo:





E o vídeo, integral, no G1, da Rede Globo.

Sobe para 17 os mortos em atentado em procissão no Paquistão

Ao menos 17 pessoas morreram hoje e 163 ficaram feridas em uma série de três explosões, duas delas causadas por terroristas suicidas, durante uma procissão xiita na cidade paquistanesa de Lahore (este), informaram à Agência Efe fontes oficiais.

O ataque múltiplo ocorreu na região de Bhatti Chowk em torno das 19h no horário local (9h de Brasília), pouco depois do fim do jejum tradicional que marca o mês sagrado muçulmano do Ramadã.

Um porta-voz das autoridades locais de Lahore, consultado pela Efe, situou em 17 os mortos até agora e em 163 os feridos.


Continue lendo a notícia da EFE, no UOL.

Os reatores nucleares de Israel

Israel foge de 'vistoria' da AIEA acusando programa nuclear do Irã

O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da ONU chegou na última segunda-feira a Israel com a missão de discutir com o governo local uma resolução, tomada por países árabes, que coloca o reator nuclear de Dimona sob inspeção internacional.

Para escapar da pressão internacional, o governo israelense evitou ao máximo a incômoda visita, além de pressionar para que a Agência apontasse o Irã como "ameaça" à não proliferação de armas nucleares no Oriente Médio.

O Estado judeu está na mira da organização chefiada por Yukiya Amano por causa do seu arsenal atômico. A resolução deverá ser debatida novamente no mês que vem na assembleia da AIEA em Viena.

Nestes três dias de visita os israelenses não fizeram menções à capacidade nuclear do país, procurando evadir-se da questão acusando o Irã.


Texto originalmente do Vermelho, mas vindo do blog do Luís Nassif.

Moçambique: Onda de violência inesperada faz seis mortos

Maputo – Os protestos que tiveram início esta manhã em Maputo, Moçambique, já fizeram seis mortos e 42 feridos.
Os protestos desta manhã na capital moçambicana contra o aumento dos preços da electricidade e da água levaram ao encerramento de lojas, estradas cortadas e ao disparo de tiros por parte das forças de segurança.









Leia mais no Jornal Digital.

Serra testa "vacina-dossiê" contra livro sobre privataria tucana

Nesta terça-feira (31), o candidato tucano à presidência da República, José Serra, cometeu um ato falho e deixou escapar o que está por trás de toda esta onda que a oposição e a mídia tentam criar em torno da suposta quebra de sigilo fiscal de lideranças tucanas. Ao mencionar o nome do jornalista Amauri Ribeiro Jr, que escreveu um livro com informações bombásticas que provam a relação dos tucanos com corrupção, Serra deu a senha da estratégia oposicionista.

Ficou patente que todo o trololó sobre dossiês é, na verdade, uma forma desesperada do tucanato de vacinar a opinião pública contra as informações estarrecedoras que serão reveladas pelo livro de Amauri.
(...)
A obra, intitulada "Os Porões da Privataria", é nitroglicerina pura prestes a explodir no colo do tucanato. Segundo o próprio autor, o livro vai provocar um terremoto "em metade da Antiga República". "É o resultado de dez anos de trabalho de Amauri. Vai lá atrás, à privatização do Fernando Henrique. Conta como o Ministro da Saúde José Serra contratou um serviço de inteligência sob a responsabilidade de Marcelo Lunus Itagiba para pegar adversários políticos (inclusive do partido dele). Conta como se mandava para o exterior dinheiro recebido com a privatização", revela Amorim.


Vejam mais detalhes no PORTAL VERMELHO

DOS PRESIDENCIÁVEIS, SERRA É QUEM TEM MAIS PROCESSOS!

13/08/2010 14:40:13

Levantamento do Congresso em Foco sobre as certidões criminais dos presidenciáveis mostra que o tucano José Serra é quem mais responde a processos. De acordo com as certidões que ele mesmo apresentou, são 17 processos declarados à Justiça Eleitoral. Ao todo, foram analisadas as 222 certidões entregues ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelos nove postulantes à Presidência da República e respectivos Vices. Michel Temer (PMDB), Vice da candidata petista Dilma Rousseff, aparece com três procedimentos criminais. José Maria Eymael, candidato a Presidente pelo PSDC, tem duas certidões positivas. Os demais candidatos à Presidência apresentaram certidões negativas, ou seja, que informam não haver processos contra eles.

Uma norma da legislação eleitoral obriga todos os candidatos a cargos eletivos a apresentarem, no ato do registro das suas candidaturas, certidões que informem a sua situação criminal, se respondem a processos e qual a situação de cada um deles. Sonegar essas informações, conforme a legislação, implica crime eleitoral. A novidade neste ano é que as declarações criminais tornaram-se públicas, e estão sendo divulgadas na página do TSE.

Na disputa presidencial, o caso que mais chama atenção é o de Serra. Além das 17 certidões positivas, ele soma três processos ativos, todos por improbidade administrativa. Os casos correm na Justiça Federal do Distrito Federal e referem-se ao Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Sistema Financeiro Nacional (PROER). O PROER foi um programa implementado no primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso para sanear instituições financeiras que enfrentaram dificuldades na virada do período de hiperinflação para o início do Plano Real.


Vejam mais detalhes no BLOG DO BOECHAT

Receita pede investigação sobre caso de filha de Serra

BRASÍLIA (Reuters) - A Receita Federal informou nesta quarta-feira que foi encaminhada ao Ministério Público autorização original assinada pela filha do candidato a presidente José Serra (PSDB), Verônica Serra, dando poderes a que um terceiro tivesse acesso a seus dados fiscais.

Leia AQUI.

O império persegue Kurt Sonnenfeld

Kurt Sonnenfeld (en la fotografía), operador de câmera que trabalhava para uma agência federal nos EEUU e que foi responsável pela filmagem dos atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York, enfrenta uma extradição em seu país por supostas responsabilidades de assassinato. O operador sustenta que, depois de haver afirmado que as autoridades dos EEUU sabiam do atentado às Torres Gemeas antes que ocorresse, sua vida mudou e está sendo vítima de perseguição.

Telesur.- Kurt Sonnenfeld, operador de câmera estadunidense que reside há sete anos na Argentina, e que filmou imagens cruciais do atentado ao World Trade Center em Nova York em 11 de setembro de 2001, enfrenta um pedido de extradição por responsabilidades de suposto assassinato.

Sonnenfeld, tem defendido a tese de que o ocorrido em 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, quando as torres gemeas de Nova York colapsaram logo após os impactos dos aviões comerciais nas edificações, é uma farsa.


Vejam mais detalhes em KAOSENLARED.NET

Honduras: Identificados os "cárceres do terror" e um ressurgimento da Mano Blanca 14/-88

Tegucigalpa. 30 Agosto.2010. A Coordenadoria Geral do Comitê de Familiares de Detidos Desaparecidos em Honduras (Cofadeh) revelou, neste domingo, que "já temos identificado os cárceres do terror em San Pedro Sula e em Tegucigalpa [...] assim como o ressurgimento da Mano Blanca 14/-88, sabemos onde estão operando".

Oliva conclamou ao regime de Porfirio Lobo a "desarticular os esquadrões da morte existentes em Honduras".

Denunciou, também, que tem detectado como opera o esquadrão CAM (Comando Álvarez Martínez), de que já havia informado, assim como tem encontrados indicativos do reaparecimento de elementos da Mano Blanca 14/-88, de quem expressou saber onde estão operando.


Vejam mais detalhes em KAOSENLARED.NET

Linux beneficia governos não só pelos custos, diz criador

SÃO PAULO (Reuters) - A preferência de governos por plataformas baseadas no Linux é uma decisão que vai além da redução de custos do Estado, apesar da migração gerar problemas de adaptação e compatibilidade, afirmou o criador do sistema operacional de código aberto, Linus Torvalds, em evento nesta terça-feira.

O governo brasileiro adota há alguns anos o uso de sistemas de informática em código aberto, mas há dois anos admitiu que vinha tendo problemas com a adoção do software livre na esfera federal como no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e mesmo em empresas de tecnologia do governo, como Dataprev e Serpro.

Segundo a Linux Foundation, hoje cerca de 70 por cento dos aplicativos críticos do governo brasileiro já são de plataforma livre.

Vejam mais em REUTERS BRASIL

Procuradoria move ação contra delegados acusados de tortura durante regime militar

O Ministério Público Federal ingressou hoje (30) com ação civil pública pedindo o afastamento imediato e a perda dos cargos e aposentadorias de três delegados da Polícia Civil paulista acusados de participação direta em atos de tortura, abuso sexual, desaparecimentos forçados e homicídios, em serviço e nas dependências de órgãos da União, durante o regime militar (1964 1985).

A ação pede a responsabilização pessoal de Aparecido Laertes Calandra, David dos Santos Araujo e Dirceu Gravina, os dois primeiros aposentados e o terceiro ainda na ativa, além da condenação a reparação por danos morais coletivos e restituição das indenizações pagas pela União.

Capitão Ubirajara, capitão Lisboa e JC, codinomes utilizados, respectivamente, pelos três policiais enquanto atuaram no DOI-Codi, foram reconhecidos por várias vítimas ou familiares em imagens de reportagens veiculadas em jornais, revistas e na televisão.


Continua na Folha.com .

Livro com teorias racistas coloca em xeque SPD e Banco Central alemão

O Partido Social Democrata da Alemanha (SPD) abriu um processo nesta segunda-feira (30/08) para expulsar Thilo Sarrazin da agremiação, por causa de suas declarações sobre a predisposição genética de determinados grupos da sociedade.

O presidente do SPD, Sigmar Gabriel, justificou a decisão, afirmando que os conceitos utilizados por Sarrazin em seu recém-publicado livro Deutschland schafft sich ab (A Alemanha extingue a si mesma) "beiram a higiene racial". Com isso, Sarrazin se excluiu automaticamente da comunidade de valores social-democratas, argumentou Gabriel.

O diretório nacional do SPD decidiu por unanimidade abrir um processo intrapartidário para expulsar o político, que também integra a direção do Banco Central alemão (Bundesbank).


Continue lendo na Deutsche Welle.

Acusados de ignorar direitos humanos no Iraque, EUA se recusam a julgar responsáveis

Iniciada após a invasão das tropas americanas em março de 2003, a Guerra do Iraque foi marcada por graves violações de direitos humanos, cujos responsáveis em grande parte permanecem protegidos pelo governo dos Estados Unidos.

Embora alguns casos tenham recebido maior destaque na mídia, como o escândalo na prisão de Abu Ghraib e o uso de tortura e detenções de inocentes em Guantánamo, os mais de sete anos de combate registraram um número recorde de sistemáticos abusos, indicam instituições que monitoram o conflito.


O texto continua na Folha.com .

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Os judeus do Irã vivem muito melhor do que os palestinos de Gaza

por Mike Whitney [*]

Há 25 mil judeus no Irã. É a maior população judaica no Oriente Médio fora de Israel. Os judeus iranianos não são perseguidos nem sofrem abusos do estado; de fato, estão protegidos sob a constituição iraniana. São livres para praticar sua religião e para votar nas eleições. Não são parados e revistados em checkpoints, não são brutalizados por um exército de ocupação e não estão confinados numa colônia penal densamente povoada (Gaza) onde sejam privados dos meios básicos de subsistência. Os judeus iranianos vivem dignamente e gozam dos benefícios da cidadania.

O presidente iraquiano Mahmoud Ahmadinejad é demonizado pela mídia ocidental. É chamado de anti-semita e de "novo Hitler". Mas se essas alegações fossem verdade, então porque a maioria dos judeus iraquianos votou em Ahmadinejad nas recentes eleições presidenciais? Será possível que a maior parte do que se sabe sobre Ahmadinejad seja baseado apenas em boatos e em propaganda?


Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

A produção e o impacto de "O Brasil Privatizado", de Aloysio Biondi

publicado em 30/08/2010

O editor Flamairon Maués conta em artigo como foi o processo de produção e o impacto do livro O Brasil privatizado: um balanço do desmonte do Estado, de Aloysio Biondi.

Em menos de três meses, o livro estava escrito. Biondi, avesso às modernidades, datilografava os textos e os enviava por fax para a Editora Fundação Perseu Abramo.

O resultado do esforço, foi um livro de texto sucinto, com liguagem direta, muita informação e preço acessível. No primeiro ano vendeu 140 mil exemplares e continua sendo vendido nas livrarias e na loja virtual. O texto também pode ser baixado na Biblioteca digital da Editora.

Vejam na FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO

Ajuda do Brasil ao exterior chega a US$ 4 bi por ano, calcula 'Economist'

Uma reportagem veiculada pela revista britânica Economist calcula que os recursos gastos pelo Brasil em ajuda humanitária e desenvolvimento no exterior podem chegar a US$ 4 bilhões por ano.

O cálculo, que inclui as iniciativas brasileiras de assistência técnica, cooperação agrícola e ajuda direta a países da África e América Latina, mostra que o Brasil "está se tornando rapidamente um dos maiores doadores mundiais de ajuda aos países pobres", diz a revista.

Vejam mais em BBC BRASIL

UM MARTELO AGALOPADO PARA SERRA

terça-feira (31), aspas para José Serra: "... Não há nada a ser inaugurado [por Lula] em Paraisópolis [...]O investimento federal em Paraisópolis foi insignificante. O grosso de tudo que foi feito lá vem do Estado e do município"

terça-feira (31), aspas para o Estadão: "... durante a entrega de apartamentos populares para moradores da favela de Paraisópolis, na capital paulista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta terça-feira elogios à qualidade das unidades habitacionais .... Lula foi ovacionado pelas pessoas que aguardavam sua chegada, com uma hora de atraso. Ele foi recebido com gritos de "Lula, guerreiro, do povo brasileiro", "Lula, cadê você? eu vim aqui só para te ver" e "olê, olê, olê, olá, Lula, Lula". Já o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e o governador do Estado, Alberto Goldman (PSDB), foram recebidos por vaias [...] ao fim de seu discurso, Lula passou o microfone para moradores da região, que fizeram um poema e uma canção para o presidente[ ...]A canção, na cadência de um repente, foi cantada assim: "... Tu és muito competente/ Dilma vai ser lá na frente/ E você vem novamente."


Veja em
Carta Maior

O LAMBE BOTAS

Existe uma figura que se destaca na tragicomédia das relações sociais de trabalho, também chamada de relações produtivas. Antes, entretanto, vamos aos diversos figurantes com papéis mais importantes:

1. Em primeiro lugar a chamada força de trabalho, hoje elevada à condição de “colaborador”. Sim, porque em determinado momento a “administração científica” considerou ser vergonhosa a denominação empregado; mas cá entre nós, é para disfarçar mesmo, a grande distinção social entre uma minoria de acionistas, ou empresários, latifundiários, ou popularmente falando, patrões, e as camadas numerosas de trabalhadores, ou operários, comerciários, “terceirizados”, trabalhadores rurais, etc...


O texto completo continua em PÓ DA ESTRADA

Do vermelho ao verde: quem são os amigos da Marina?

João Quartim de Moraes *

Muitos críticos intransigentes, na esquerda “lato sensu”, sobretudo os da corrente “ecológica”, que se escandalizaram quando Lula em 2002 convocou para candidato a vice em sua chapa um grande industrial mineiro, não parecem se incomodar tanto com o fato de que o vice de Marina Silva é presidente do trust transnacional Natura. Quando, por motivos respeitáveis, ela renunciou ao cargo de Ministro do governo Lula, os mesmos eco-intransigentes imaginaram que ela saía do governo pela esquerda. Alguns, abusando do direito de serem ingênuos, persistiram nessa opinião mesmo depois dela ter aderido ao PV e se lançado candidata à presidência por esse partido.

Marina tem um novo amigo verde, F. Gabeira, ex-guru dos bichos-grilos da orla guanabarina e adjacências nos anos oitenta, agora candidato do centro-direita ao governo do Rio de Janeiro. Poucos políticos têm seguido, mais do que Gabeira, uma trajetória tão coerentemente retilínea: começou na extrema-esquerda e vem garbosamente caminhando para a direita, passo a passo e sem nenhum desvio. Apoiado no Rio pela frente bicéfala da direita (PSDEMB), ele retribui com galhardia: mal aberta a campanha eleitoral oficial, compareceu em São Paulo a um ato político em apoio a José Serra. Longe de exibir aborrecimento, Marina justificou o sócio, dizendo que ele veio a São Paulo “colher propostas do PSDB para seu programa de governo”, coisa “perfeitamente natural”. “O Gabeira me apóia e os tucanos e os democratas (sic) apóiam o Gabeira”. Só que este queixou-se de que o partido de Serra não lhe estava repassando o prometido auxílio pecuniário. Quanta ingratidão!

Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

Professores lembram confronto e apresentam reivindicações no Paraná

31/08/2010

Três mil professores e funcionários da rede estadual do Paraná caminharam ontem, em Curitiba, na 22ª edição do “Dia de Luto e de Luta dos Trabalhadores em Educação Pública”. O evento lembra a passeata de 30 de agosto de 1988, reprimida pela Polícia Militar sob comando do então governador Álvaro Dias, hoje senador do PSDB. Dezenas de professores ficaram feridos pelos cães, cavalos, cassetetes e bombas da PM.

Na caminhada de ontem, os manifestantes reivindicaram nomeação de professores e funcionários, equiparação salarial, melhoria no modelo de atendimento à saúde prestado pelo Estado aos servidores, diminuição do número de alunos por turma e aumento da hora-atividade.

Vejam em BRASILIA CONFIDENCIAL


Quem perde com a eleição

Três de outubro se aproxima e a se confirmarem os resultados das pesquisas indicando uma vitória avassaladora de Dilma Roussef já no primeiro turno, as análises a serem feitas devem transcender o aspecto político partidário propriamente dito e o significado do fenômeno Lula na história brasileira.

O Presidente da República, segundo indicam as pesquisas, em termos de popularidade ultrapassou Getúlio Vargas em sua época. O então líder trabalhista, além de se eleger em 1950 enfrentando os ancestrais do PSDB e Demo, poucos anos antes elegeu quem parecia inelegível, ou seja, o seu ex-ministro da Guerra, Eurico Gaspar Dutra, que acabou se tornando um dos piores presidentes que o Brasil já teve, comparável a FHC, inclusive traindo compromissos assumidos durante a campanha.

Tais fatos pertencem à história, mas o principal neste momento é analisar a derrota acachapante que vem sofrendo a mídia de mercado tipo Veja, O Globo, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, TV Globo e outros veículos de imprensa que diariamente se opõem a Lula e a sua candidata. Ou seja, apesar disso, Lula está transferindo praticamente cem por cento dos seus votos para Dilma Roussef, o que os analistas de plantão diziam que jamais aconteceria.

Vejam o texto completo em DIRETO DA REDAÇÃO

Fazenda de pecuária é flagrada com 22 submetidos à escravidão

Adital -
O grupo móvel de fiscalização libertou 22 trabalhadores que eram submetidos a condições análogas à escravidão na Fazenda Boa Esperança, na zona rural de Bom Jardim (MA). A operação, que contou com a pariticpação de integrantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Polícia Federal (PF), ocorreu em 13 de agosto.

O gerente da fazenda contratou um "gato" (aliciador de mão de obra) que reuniu o coletivo de pessoas, há cerca de quatro meses, para fazer o serviço conhecido como "roço de juquira" - que é a "limpeza" do terreno para formação de pastagem com vistas à criação extensiva de gado bovino.

Vejam mais detalhes em ADITAL

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Bonito, cheiroso e intoxicado!



Já falamos nesse Zumo sobre o The Story of Stuff, um interessante documentário online que faz uma feroz crítica ao consumismo e seus efeitos danosos ao nosso planeta. Agora a história se repete com o The Story of Cosmetics, que questiona o uso de susbtâncias químicas tóxicas na formulação de cosméticos e produtos de higiene do dia a dia.

Esse novo vídeo em flash foi ao ar no último dia 21 de julho e foi criado e dirigido por Annie Leonard que, com seu estilo simples e direto, fala sobre o uso de produtos químicos reconhecidamente tóxicos pela indústria de cosméticos, aparentemente mais interessados nos lucros do que no bem estar de seus consumidores.

Para quem não sabe, nos anos 1930 a indústria química tinha o mesmo prestígio da eletrônica nos dias de hoje. Isso porque dela saíam produtos milagrosos para a época, e que foram capazes de mudar a vida no nosso planeta (literalmente falando). Bons exemplos são o gás freon/CFC (1929) e o DDT (1939), considerado na época um pesticida eficiente, barato e até considerado seguro para o ser humano, ao ponto de ter existido nos anos 1940~50 um drinque chamado Mickey Slim — uma mistura de Gin com DDT que alguns alegam ter o mesmo efeito pirante do absinto.


Continue lendo no Zumo Blog.

do Coletivo Catarse: brigada militar persegue quilombolas em área federal de Porto Alegre

Apavorado com os homens armados dentro do quilombo, sua área de moradia, uma criança pede ao pai que chame a polícia para defendê-los. O pai, então, responde que estes homens em sua casa são...a polícia.

Veja a reportagem da Catarse:


Confira o material completo clicando aqui.

domingo, 29 de agosto de 2010

A ultradireita exibe seu poderio em Washington

O Tea Party toma a capital dos EEUU para exigir mais religião e menos Estado

No mesmo lugar e no mesmo dia em que há 47 anos o reverendo Martin Luther King, líder da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, pronunciou seu célebre discurso Eu tenho um sonho, dezenas de milhares de membros do movimento ultraconservador Tea Party, convocados pelo apresentador de televisão Glenn Beck, se reuniram em Washington ontem com o lema comum de Devolva a América sua honra, exigindo um menor intervencionismo do Estado e proclamando um renascimento do país na fé cristã.


Vejam mais em EL PAÍS.COM

A possibilidade de um golpe da direita depois das eleições legislativas nos EEUU

Dmitri Kosirev, RIA Novosti

Para escrever este artigo, não é necessário nenhum motivo especial, basta abrir qualquer jornal ianque e ver que agora só se fala da mesma coisa.

Sem ir muito longe, uma coluna recente do Washington Post, sob o título: "Mistura tóxica". Referindo-se à ideologia daqueles que com muita segurança ganharão as eleições para o Congresso dos EEUU no próximo novembro.

(...)

Quem é, então, esta gente que seguramente chegará ao poder nos diferentes Estados e ao Congresso?

Citaremos as características oferecidas por seus rivais políticos. E são realmente demolidoras. Tom Tancredo, que aspira converter-se no governador do Estado do Colorado, por exemplo, se declarava a favor de bombardeios sôbre Meca, êle aconselhou o Presidente Obama a "voltar para o Kenia" e chamou a Califórnia "um país de terceiro mundo", fazendo referência à quantidade de imigrantes residentes.

Outras "jóias" são: Sarah Palin, famosa por sua participação estelar (e fugaz) na última campanha presidencial (sobre a qual se diz quetem um "conhecimento da História e uma capacidade analítica próprias de um aluno de sétimo ano do secundário", e é preciso reconhecer que é uma descrição bastante correta); Muke Huckabee, um fervoroso batista que gosta de fazer-se passar por um guitarrista de rock; e Bobby Jindal, que em certa ocasião participou ativamente em uma sessão de exorcismo.

Vejam o texto completo em RIA NOVOSTI

Aquilo que não ouvimos sobre o Iraque

O Iraque tem uma taxa de desemprego que se situa entre os 25% e os 50%, um parlamento disfuncional, uma epidemia de doenças sem controlo, um flagelo de doenças mentais e bairros de lata com um crescimento descontrolado. O assassínio de pessoas inocentes tornou-se parte da vida quotidiana. Que devastação os Estados Unidos da América desencadearam no Iraque!

O UN-HABITAT, um organismo das Nações Unidas, publicou recentemente um relatório de 218 páginas intitulado “State of the World’s Cities, 2010-2011” (“O Estado das Cidades do Mundo 2010-2011”). O relatório está repleto de estatísticas sobre as condições de cidades por todo o mundo e sobre a sua demografia. Define os habitantes dos bairros de lata como aqueles que vivem em centros urbanos sem uma das seguintes infraestruturas: estruturas estáveis que os protejam dos agentes ambientais, espaço de habitar suficiente, acesso à água satisfatório, acesso a instalações sanitárias e defesa contra a expulsão.

Vejam o text completo em ESQUERDA.NET

EUA somem na escuridão

Tudo o que sabemos sobre o crescimento econômico diz que uma população culta e uma infraestrutura de alta qualidade são cruciais para o crescimento. As nações emergentes estão realizando enormes esforços para melhorar suas estradas, portos e colégios. Contudo, nos EUA estamos recuando. É a consequência lógica de três décadas de retórica antigovernamental, uma retórica que convenceu numerosos eleitores de que um dólar arrecadado por impostos é sempre um dólar mal gasto, que o setor público é incapaz de fazer algo bem feito.

Por Paul Krugman


Vejam o texto completo na REVISTA FÓRUM