sábado, 16 de julho de 2011

Por que o Euro não merece ser salvo

E há boas razões para esperar que seja isso que aconteça. O problema é que a união monetária, ao contrário da própria UE, é um ambíguo projeto de direita. Se isto não era claro no início, tornou-se agora completamente evidente, numa altura em que as economias mais fracas da zona euro estão sendo sujeitadas a punições que antes estavam apenas reservadas para os países de baixo – e médio – rendimento, apanhados nas garras do FMI (Fundo Monetário Internacional) e dos líderes do G7. Em vez de tentarem sair da recessão através de estímulos fiscal ou/e monetário, como fez a maior parte dos governos do mundo em 2009, estes países estão sendo obrigados a fazer exatamente o contrário, com enormes custos sociais.

Às feridas juntam-se os insultos: as privatizações na Grécia ou "a reforma do mercado de trabalho" na Espanha; os efeitos regressivos das medidas tomadas na distribuição de renda e riqueza; e um Estado Previdência que encolhe e enfraquece, enquanto os bancos são resgatados com o dinheiro dos contribuintes – tudo isto indicia claramente uma agenda de direita das autoridades europeias, tal como a sua tentativa de tirarem partido da crise para introduzirem mudanças políticas de direita. 





Confira o texto no Opera Mundi

O Cabral do mundo contra o Fecundo da vida

Allan McDonald
Rebelión

Os relâmpagos alaranjados dos revólveres não cessam em nenhum momento desta selva emaranhada na miséria centro-americana.

Já nem sequer importa quem mata quem, se é por êrro ou por vingança, ou mêdo ou por cobrar as contas perdidas da humanidade; o que importa é que morreu crivado a bala perdida um músico firme com sua guitarra ao ombro, como quem leva o mundo nas costas, assim morreu Facundo Cabral, apagado de repente no assento de couro de um automóvel de luxo, acompanhado por um êrro de um momento equivocado em sua vida.

Podem ter sido assassinados, em El Salvador Martha Martínez, vendedora de tortilhas, ou Carlos García em Honduras, pedreiro de profissão, ou quem quer que seja na Nicarágua, ou morto por luxúria desenfreada na pacífica Costa Rica, ou na Guatemala Facundo Cabral; o brutal disto é a realidade incandescente que brota do sangue derramado em nossos países, que sem asco só lamentam a dor dos demais, e sem pena e nem glória se enterra no fundo do esquecimento.
Perdão ao mundo por esta América Central Cabral que se leva ao fecundo da existência.

Rebelión ha publicado este artículo con el permiso del autor mediante una licencia de Creative Commons, respetando su libertad para publicarlo en otras fuentes.  

Texto original em REBELION.ORG (15.07.2011)

Charge de Chispa


Charge de Chispa vista em REBELION.ORG (15.07.2011)

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Corte da OEA cobra investigações do Brasil por assassinato de blogueiro

A Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) condenou nesta quinta-feira (14/07) o assassinato do blogueiro e dirigente político brasileiro Edinaldo Filgueira e pediu que o Estado brasileiro esclareça o incidente.

Filgueira, que tinha sido presidente do PT (Partido dos Trabalhadores) da cidade de Serra do Mel, no Rio Grande do Norte, e escrevia em um blog sobre assuntos políticos regionais, foi assassinado no dia 15 de junho passado. 





Continue lendo no Opera Mundi

Para militares, estupro em quartel de Santa Maria foi ‘brincadeira’ entre colegas

O relatório apresentado nesta quarta-feira (13) pelo deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), sobre o estupro de um jovem soldado em um quartel do Exército em Santa Maria, indica que o inquérito militar trata o caso como uma “luta corporal de brincadeira entre os rapazes”. O inquérito foi prorrogado por mais 30 dias, segue em sigilo e os advogados de defesa do jovem afirmam que não recebem informações oficiais.


(...)


O soldado de 19 anos teria sido abusado sexualmente por outros quatro colegas na noite do dia 17 de maio, enquanto cumpria pena administrativa no Parque Regional de Manutenção de Santa Maria. O jovem ficou internado durante os oito dias seguintes no Hospital de Guarnição do município – em segredo e incomunicável, segundo familiares e advogados da vítima. De acordo com o general Sérgio Westphalen Etchegoyen, um dos responsáveis pelo inquérito militar, o soldado foi mantido isolado e sob guarda para preservar sua própria segurança, já que havia o temor de que tentasse suicídio.




Confira a notícia completa no Sul 21

Educação: os acertos dos livros de português do MEC

Amigos do blog Psicologia Racional,

fiquei em silêncio desde que surgiram as "notícias" dos erros dos livros do MEC, esperando baixar a emoção do debate. Um deles, em especial, me chamou atenção. Mas, primeiro, vamos falar de política.

A desgraça da política no Brasil é que ela é muito negativa. Vejam vocês, é um querendo destruir o outro. Destruir significa negativizar, mentir, manipular informação. Desde que o ministro da educação resolveu ser candidato a candidato a prefeito de São Paulo, não param de inventar escândalos meia-boca para tentar destruí-lo. Isto é o nosso país!

O caso que vou relatar é sobre um livro que a imprensa (cujos donos fazem política) anunciou em manchetes escandalosas como ensinando os alunos a falarem e escreverem errado.  E o pior, cidadãos apressadinhos, reproduziram estas enganações em emails, aumentando o poder da difamação.

Vejam o texto completo no blog PSICOLOGIA RACIONAL

Liga Árabe pedirá o reconhecimento do estado palestino na ONU

A Liga Árabe anunciou que vai apoiar o plano palestino de obter reconhecimento integral como estado independente pela Assembléia Geral das Nações Unidas. Os ministros do exterior das nações que compõem a liga disseram, por meio de um documento divulgado nesta quinta-feira 14 no Catar, que seus países “tomarão todas as medidas necessárias e que buscarão apoio de todos os países do mundo, a começar pelos membros do Conselho de Segurança da ONU, pelo reconhecimento de uma Palestina independente”.




Continue lendo na CartaCapital

Rebeldes líbios são acusados por ONG de incendiar e saquear cidades

Rebeldes líbios cometeram abuso contra civis, provocaram incêndio, saquearam lojas, casas e farmácias sob o pretexto de atacar apoiadores do governo de Muamar Kadafi. A denúncia foi feita esta semana pela ONG internacional Human Rights Watch por meio de comunicado publicado em seu site. O número dois do opositor CNT (Conselho Nacional de Transição), Mahmud Jibril, rejeitou nesta quarta-feira (13/07) as acusações da HRW.


A notícia continua no Opera Mundi

Cuba atinge índice de mortalidade infantil mais baixo de sua história

Cuba concluiu o ano de 2010 com uma taxa de mortalidade infantil de 4,5 para cada mil nascidos vivos, a mais baixa registrada no país em toda sua história, informou o jornal local Granma. O número era de 5,25, em 2009. Em 2010, houve 127.710 nascimentos, 2.326 menos que no ano anterior. 




Leia mais no Opera Mundi

quinta-feira, 14 de julho de 2011

CERN lança uma iniciativa de hardware aberto e livre

somoslibres.org

Quatro meses depois do lançamento da primeira versão, a Organização Européia para a Investigação Nuclear (CERN) publica hoje a versão 1.1 da Licença de Hardware Aberto (OHL, por suas siglas em inglês), um marco legal inspirado no software livre cujo objetivo é facilitar o intercâmbio de conhecimentos entre a comunidade de desenho eletrônico utilizado  nos aceleradores de partículas. Com esta iniciativa, em consonância com os ideiais da "ciência aberta", o CERN espera melhorar a qualidade do designer de hardware através da revisão por pares e garantir aos usuários, incluindo empresas, a liberdade para estuda-los, modifica-los e fabrica-los.
 
Texto visto em REBELIÓN.ORG com tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

O Facebook é Matrix ou Matrix é Facebook?

José Steinsleger
La Jornada

Reyna (1), belo nome (pseudônimo?) de um@ leitora, me disse: "você vive nos anos 60". Aceitei como elogio e lembrei as palavras de Paul Nizan ao iniciar "Adén Arabia", livrinho estimulante para viagens: "Eu tinha vinte anos. Não permitirei que ninguém diga que é a mais bela idade da vida" (1932).

Creio que a geração de 60 teve a coragem de escapar da caverna de Platão. Júlio Cortázar cismava então sobre as misérias do hic et nunc, e "...o sentimento do absurdo pelo qual nos definimos e ao mundo".

Em "A volta ao dia em 80 mundos", Cortázar nos apresentou a Jules Laforgue (poeta e amigo de comunidade de Arthur Rimbaud), o qual para resumir mostrou um recurso simples: "...para que a vaporosa metafísica quando temos à mão a física palpável?".

Alguns já intuiram que outro Julio (Verne) havia sido algo mais que um autor de ficção-científica. Localizemo-nos. É correto associar aos "60" (e parte dos 70) com o passado e o antigo, mas não seria conveniente igualar as três vertentes revolucionárias da época: a real (Cuba), a ideal (París 1968), e a virtual que, sigilosamente, começou a programar o mundo de nossos dias.

Texto visto em REBELIÓN.ORG com tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Brasil é rico em terras-raras

Relatório de órgão geológico dos Estados Unidos aponta o país como dono das maiores reservas desses minerais, fundamentais para a fabricação de novos equipamentos eletrônicos. O problema é que a extração tem alto custo ambiental.

O silício pode até ter sido responsável pela revolução na indústria dos chips, mas, certamente, a humanidade não teria chegado a tal grau de sofisticação eletrônica sem uma classe de elementos químicos menos populares.

Os chamados elementos de terras-raras estão presentes nos mais diversos aparelhos, dos iPhones aos motores a jato, e são cada vez mais demandados. Um relatório da Agência de Mapeamento Geológico dos Estados Unidos revelou que o Brasil concentra as maiores reservas desses materiais, dispersos por toda a crosta terrestre. Riqueza que, se bem explorada, pode colocar o país, de vez, na cadeia de produção tecnológica.

Vejam o texto completo no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Os Otavinhos

Os otavinhos são personagens típicos do neoliberalismo. Precisam do desencanto da esquerda, para tentar impor a ideia do tango Cambalache: Nada é melhor tudo é igual.

Os otavinhos são jovens de idade, mas envelhecem rapidamente. Passam do ceticismo – todo projeto de transformação deu errado, tudo é ruim, todo tempo passado foi melhor, a política é por natureza corrupta - ao cinismo –quanto menos Estado, melhor, quanto mais mercado, melhor.

São tucanos, seu ídolo é o FHC, seu sonho era fazer chegar o Serra – a quem não respeitam, mas que lhes seria muito funcional – à presidência. Vivem agora a ressaca de outra derrota, em barzinhos da Vila Madalena.

Tem ódio ao povo e a tudo o que cheira povo – popular, sindicatos, Lula, trabalhadores, PT, MST, CUT, esquerda, samba, carnaval.

Vejam o texto completo no blog do EMIR

A DESREGULAÇÃO FINANCEIRA GEROU O CAOS ECONÔMICO; A DESREGULAÇÃO MIDIÁTICA GEROU RUPERT MURDOCH

A mídia brasileira tem optado por uma abordagem insuficiente -para dizê-lo com indulgência--  dos desdobramentos que  o escândalo  do ‘News of  the World' coloca no tocante  às relações entre o dinheiro, a democracia e o direito à  informação. Há razões para crer que não seja apenas um descuido. Privar a sociedade das interações implícitas e da contextualização política explosiva  de um episódio que só na aparência pode ser tratado como o  caso específico de um tabloide inglês marrom, sugere um esforço de autopreservação diante do espelho incômodo, cuja trinca esfarela  todos os semelhantes a sua volta. É perceptível o labor para dar ao escândalo do  ‘ News of de World'  o recorte de um ponto fora da curva. O fato, porém, é que o direitista Rupert Murdoch, seu proprietário, montou e maneja no circuito  Inglaterra/ EUA o maior conglomerado de mídia em língua inglesa do  planeta. Controla simultaneamente as pautas e narrativas veiculadas em diferentes praças e as repercute em todas as formas de mídia. O Brasil sabe o que isso significa, especialmente em períodos eleitorais. A investigação jornalística isenta não conseguiria explicar  como fruto da  coincidência que os tentáculos do império Murdoch incluam na folha de pagamentos o ex-assessor de imprensa do primeiro-ministro inglês David Cameron -cujo frequentava as festas da editora do ‘News of the World'; ou ,como lembra Lúcia Guimarães, brava correspondente do Estadão em Nova Iorque, que o fundador e atual presidente da rede Fox News, --o canal de tevê norte-americano de Murdoch-- seja Roger Ailes, ex-assessor de propaganda de  Richard Nixon e de George Bush pai.Nos anos 70 Ailes foi o autor de um estudo sugestivamente intitulado: ‘ Como Colocar o Partido Republicano na Mídia'. Manipulação e  democratização dos meios de comunicação são formas de mediação social que se combatem.  A  manipulação viceja no terreno pantanoso da semi-informação e da semi-cultura que desarma os espíritos  e embrutece o discernimento da liberdade e da Razão, prostrando a cidadania com o espraiamento tóxico do jornalismo que combate  idéias e defende interesses destruindo reputações e alvejando biografias. Seria oportuno  que as autoridades do país, ainda hesitantes diante da necessidade de regulação da mídia, acompanhassem atentamente o debate em torno do método Murdoch de jornalismo --e não o fizessem apenas com base na mídia local.

(Carta Maior; 5º feira 14/07/ 2011)

A Líbia denuncia que 105 crianças foram sequestradas em Misrata após bombardeio

"O ministro de Bem-Estar Social da Líbia, Ibrahim Sharif, denunciou que 53 meninas e 52 meninos foram sequestrados do Centro Infantil de Misrata", informou o enviado especial da TeleSUR ao país norte-africano, Rolando Segura, através de conta na rede social Twitter.

Agencias internacionais informaram que as autoridades líbias abriram uma investigação para descobrir o que ocorreu com as 105 crianças de um orfanato, sequestradas em Misrata depois do bombardeio da cidade, e cujo paradeiro é desconhecido há várias semanas, indicou o ministro líbio de Assuntos Sociais.

"Esses órfãos, 52 meninos e 53 meninas, foram sequestrados em Misrata, cidade controlada hoje pelos grupos que operam por mandado de outros paises, e levados para um lugar desconhecido", afirmou o ministro Sharif à mídia internacional.


(Con información de Telesur)

Vejam o texto original em CUBADEBATE e uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Máfia italiana se radicou e se fortaleceu na Colômbia, conforme denúncia

Integrantes da máfia italiana vivem na Colômbia, onde tem negócios e lavam o dinheiro de sua atividade, denunciou o presidente da Comissão Anti-máfia do Parlamento italiano, Francesco Forgione.

Em entrevista ao diário El Tiempo, Forgione disse que "os homens da 'Ndrangheta (máfia italiana) dispõe de infinitas quantidades de dinheiro, e há anos vivem de maneira estável na Colômbia".

"Hoje há homens da 'Ndrangheta vivendo na Colômbia, que não é só um lugar de negócio, mas também de lavagem de capital. Todos os que querem traficar tem relação com a Colômbia", apontou.

Lembrou que nos anos 80, "quando a Cosa Nostra estava em guerra interna, a 'Ndrangheta se fez intelocutora internacional com os cartéis e por isso tem uma relação mais forte com os narcos colombianos".

Vejam o texto original em CUBADEBATE e uma tradução livre no blog NEBULOSA.DE.ÓRION

Base dos EEUU dispara por acidente em edifícios civis na Alemanha

O exército ianque disparou acidentalmente em edifícios civís durante um treino de tiro em uma base localizada no sul da Alemana, informaram hoje fontes militares da polícia local.

O acidente ocorreu na sexta-feira próximo à localidade de Grafenwöhr, uns 200 km ao norte de Munique, e não deixou nenhum ferido.

Segundo as fontes, de uma metralhadora colocada num veículo militar foram disparados projéteis de 12,7 mm contra dois edifícios da base, um pavilhão desportivo do exército e outos dois veículos.

As balas também chegaram à cidade de Grafenwöhr, a uns 5 km da base, e atingiram uma escola, uma residência familiar e uma garagem.

Tanto o exército dos Estados Unidos como a polícia alemã abriram uma investigação para esclarecer o ocorrido.

(Com informação da DPA)

Vejam o texto original em CUBADEBATE

Médica de SE é condenada a pagar R$ 10 mil a funcionário da Gol


A médica Ana Flávia Pinto Silva foi condenada a pagar R$ 10 mil de indenização a um funcionário da Gol ofendido em 2009 no aeroporto Santa Maria, em Aracaju (SE). A decisão foi divulgada nesta terça-feira pelo Tribunal de Justiça de Sergipe.

Segundo a polícia, no dia 26 de outubro a médica invadiu o espaço destinado aos funcionários da companhia aérea após se atrasar e ser informada de que não poderia embarcar em um voo para a Argentina.


Mais, com vídeo, na Folha.com .

terça-feira, 12 de julho de 2011

Parlamento israelense aprova lei que proíbe boicote às colônias judaicas

O parlamento israelense aprovou nesta segunda-feira (11/07) uma polêmica lei que impõe multas a quem promover boicote econômico, cultural ou acadêmico às colônias judaicas estabelecidas em território palestino, a seus residentes ou a seus produtos.

Em sua segunda e terceira leituras, a iniciativa recebeu 47 votos a favor e 38 contra no parlamento.

A lei, tachada de "macartista" e "antidemocrática" por vários deputados no debate, estabelece sanções aos grupos ou indivíduos que "fizerem uma convocação pública" ao boicote ao "Estado de Israel, suas instituições ou à área sob seu controle", o que inclui as colônias judaicas nos territórios ocupados de Jerusalém Oriental e Cisjordânia, que são consideradas assentamentos ilegais segundo o direito e a comunidade internacional. 





Continue lendo no Opera Mundi

A segregação racial está de volta ao sul dos EUA


Com as novas legislações anti-imigração aprovadas em junho no Alabama, na Carolina do Sul e na Geórgia, foi instaurado no sul dos EUA uma versão século XXI das chamadas Leis de Jim Crow, que vigoraram entre 1876 e 1965, institucionalizando a segregação racial na região. Só que agora o alvo dos legisladores – em sua maioria republicanos – não são os negros, e sim a população de origem hispânica. Quem estabelece o paralelo histórico é a pedagoga Maureen Costello, uma das mais respeitadas especialistas em reforma educacional dos EUA, diretora do projeto Ensinando Tolerância, do Southern Poverty Law Center, referência na luta pelos direitos civis de grupos minoritários desde sua criação, em 1971.
“Ao dificultar a contratação, o transporte e até mesmo qualquer ajuda humanitária a imigrantes não-documentados, a lei aprovada no Alabama já é um horror para os adultos. Mas o desastre é ainda maior para crianças, já que ela determina que as escolas chequem o status migratório de cada aluno, eliminando, na prática, a diferença entre educadores e oficiais da Imigração. Já há pais questionando se devem ou não matricular seus filhos nas escolas em setembro, quando o novo ano letivo começar por aqui”, denunciou Costello, em artigo no site liberal The Huffington Post reproduzido em jornais dos quatro cantos dos EUA.

Continue lendo no sítio da CartaCapital

Teles estão lentas e fora de sintonia com os seus consumidores

As operadoras de telecomunicações reconhecem que estão fora de sintonia com os desejos dos consumidores e tentam, agora, acelerar seus processos para acompanharem as expectativas dos usuários – é o que mostra uma pesquisa feita com executivos das empresas, divulgada nesta segunda-feira, 11/7.

Entre os resultados, 68% dos entrevistados indicaram que “o pensamento corporativo tradicional está fora de sincronia com as novas formas de serviço” e 81% lutam para lançar novos serviços de forma mais rápida e eficiente, mas nem sempre conseguem e acabam deixando campo aberto para novos competidores, menores e mais ágeis. 





Leia mais na Convergência Digital

CIA fez campanha de vacinação falsa para obter DNA de Bin Laden


A CIA (Agência Central de Inteligência dos EUA) organizou uma campanha de vacinação falsa no Paquistão tendo como objetivo obter o DNA do chefe da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, informa reportagem do jornal britânico "The Guardian" publicada nesta segunda-feira.

Como parte de suas extensivas e elaboradas estratégias que antecederam o ataque que matou o terrorista no dia 1º de maio deste ano, agentes da CIA se infiltraram na região de Abbottabad, onde estava localizada a casa de Bin Laden.

No local, fizeram contato com o médico Shakil Afridi, que liderou o projeto de vacinação --iniciado numa das regiões mais pobres da cidade, para parecer mais autêntico-- e foi recentemente preso pelo ISI, o serviço secreto paquistanês, diz o "Guardian".


A notícia continua na Folha.com .

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Batalha pela condenação de torturadores em SP tem novo capítulo

Em 30 de agosto de 2010, seis procuradores da República em São Paulo assinaram uma ação civil pública que pedia à Justiça Federal a condenação de três ex-agentes da ditadura militar acusados de tortura, abuso sexual, desaparecimento forçados e homicídios, em serviço e nas dependências de órgãos da União durante o regime militar (1964-1985).




Confira na CartaCapital

MPF/PI vai à justiça contra Claro e Anatel e pede indenização de R$ 50 milhões

O Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI), através do procurador da República Kelston Pinheiro Lages, ajuizou uma ação civil pública, com pedido de tutela antecipada, contra a Claro S.A. e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que visa a proteção dos direitos dos consumidores do Estado do Piauí, além da necessidade de precaução quanto à adequada prestação do serviço de telefonia móvel, que incide diretamente em atividades de ordem econômica e social da população piauiense.

De acordo com a ação, que teve como base o relatório da Anatel, os usuários da Claro S.A. não puderam efetuar e receber chamadas, pois o sistema de telefonia móvel apresenta a mensagem de “rede ocupada” ou “rede indisponível”, bem como quando alguém tenta ligar para o telefone que está em região que apresenta bloqueio, pode receber a mensagem indicando que o telefone está desligado (caixa postal). A Anatel aponta também as quedas de chamada como outro problema da operadora móvel, que mesmo o cliente conseguindo completar a ligação, esta é interrompida abruptamente pelo sistema.





Continue lendo na Convergência Digital.

"Manhattanhenge", o mágico alinhamento do Sol com as ruas de Nova York

O fenômeno tem o curioso nome de "Manhattanhenge" e ocorre duas vezes por ano no verão do hemisfério norte e, na próxima quarta-feira, dia 13, fará os nova-iorquinos saírem de casa munidos com suas máquinas fotográficas para registrar o momento em que o Sol se alinhará ao entardecer com as ruas pares da "Big Apple", oferecendo um mágico espetáculo que atravessa a cidade de oeste a leste.

"Pode ser um fenômeno urbano único no mundo", afirma o astrofísico Neil DeGrasse Tyson, do Museu Americano de História Natural e descobridor desta curiosidade astronômico-urbanística.

O nome "Manhattanhenge" vem da combinação das palavras Manhattan e Stonehenge, o monumento do sul da Inglaterra composto por grandes blocos de pedras colocadas em circunferências concêntricas.


Confira a notícia da AFP, no UOL Tecnologia

Cientistas reivindicam RDC para compras em Pesquisa e Inovação

A presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, sugeriu que o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), aprovado na semana passada no Senado Federal após tramitação na Câmara dos Deputados para contratos de obras e serviços para a Copa do Mundo e as Olimpíadas, seja estendido às compras de equipamentos e materiais para a pesquisa científica. “Temos outra urgência nacional”, salientou.

“A atual lei de licitação não condiz com as necessidades”, disse Helena na noite deste domingo, 10/07, durante a abertura da 63ª Reunião Anual da SBPC, em Goiânia. Os cientistas brasileiros costumam ter queixas quanto às dificuldades, aos custos e à demora para adquirir insumos para as suas pesquisas devido aos ritos estabelecidos pela atual lei de licitações e contratações públicas (Lei 8.666).

A adoção do RDC, proposta pelo governo na Medida Provisória nº 527 tem sido criticada por parlamentares de oposição, especialistas em gastos públicos e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que temem perda de controle pela falta de transparência sobre os valores pagos, aumento de custo de obras e risco de corrupção.

A reivindicação de Helena Nader é a primeira manifestação da sociedade civil em favor do mecanismo. A presidenta da SBPC criticou ainda a recente aprovação do Projeto de Lei nº 220/2010 que permite a contratação de professores universitários sem pós-graduação. “Reduzir as exigências é reduzir as expectativas.” 







Continue lendo na Convergência Digital.

domingo, 10 de julho de 2011

Sudão do Sul se torna o mais novo país do mundo


O Sudão do Sul se tornou oficialmente às 18h01 desta sexta-feira 8 (hora de Brasília, 0h01 de sábado, hora local) o mais novo país do mundo, ao oficializar sua independência do restante do Sudão.
Nas ruas da capital do país, Juba, centenas de pessoas comemoraram a mudança logo após o horário oficial da separação do norte.
Segundo o enviado da BBC a Juba Will Ross, às vésperas do nascimento do país as rádios tocaram sem parar o hino nacional sul-sudanês, composto por estudantes locais.
O país nasce a partir de um acordo de paz firmado em 2005, após 12 anos de uma guerra civil que deixou 1,5 milhão de mortos. Em janeiro, 99% dos eleitores do Sudão do Sul votaram a favor da separação da região, predominantemente cristã e animista, em relação ao norte, governado a partir de Cartum, onde a população é em sua maioria muçulmana e de origem árabe.

Continue lendo no sítio da revista CartaCapital

Nem a ortodoxia confia mais nas suas criaturas

A longa agonia do arcabouço ideológico neoliberal registrou mais um espasmo pedagógico.

Na terça-feira (5) governantes e autoridades financeiras da União Européia rangeram e rugiram diante da decisão da agencia de risco Moody's, que reduziu a classificação dos títulos da dívida portuguesa para a categoria ‘junk’ (lixo).

Lisboa acaba de obter um socorro de 78 bilhões de euros, em três anos, em troca de um pacote de ajuste que o próprio primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, direitista assumido, admite ser um gigantesco contrato de recessão com o futuro. A exemplo do que faz a Grécia, a auto-imolação lusa inclui demissões, cortes de gastos em áreas essenciais, aumento de impostos e privatização, inclusive da tevê pública portuguesa. 

Inútil. O veredito da Moody’s baseia-se na constatação de que o sacrifício não será suficiente porque não é viável. 





Continue lendo na Agência Carta Maior

Colombianos são condenados por matar civis e fazê-los passar por guerrilheiros

Um tribunal colombiano condenou na quarta-feira (06/07) oito militares a 60 anos de prisão cada um, pelas mortes de quatro camponeses identificados de propósito e de má-fé como guerrilheiros das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Esta é a mais recente condenação no escândalo conhecido como "falsos positivos", que surgiu em 2008 durante o mandato do ex-presidente Álvaro Uribe (2002-2010).

Os militares alegavam que suas vítimas - os agricultores Enrique Piedrahita, John Edison Galeano, Jesus Alberto Londono e Juan Darío Arroyave - eram guerrilheiros mortos em combate. 





Continue lendo no Opera Mundi

Honduras: em média, 298 pessoas são mortas violentamente por mês

Os níveis de violência e insegurança em Honduras, segundo o Comissariado Nacional dos Direitos Humanos, gerou 39.343 mortes no período de 2000 a 2010 - o equivalente a 298 pessoas mortas por mês, em média.  




Mais no Opera Mundi