sábado, 6 de fevereiro de 2010

Situação da escritora e blogueira Hiba Al-Shamari

Depois de meu último texto sôbre a prisão de Hiba Al-Shamaree, em primeiro lugar, gostaria de agradecer profundamente a todos e a cada um daqueles que o publicaram, enviado por correio, traduzido, twitado, remetido... meu pedido por sua libertação.

Conseguimos lançar uma campanha por sua libertação em menos de 24 horas.

1. Dispomos de uma petição online posta em marcha por Escritores pela Liberdade. O texto está em árabe, o traduzirei para voces:

    “Esta campanha tem como objetivo a libertação da escritora iraquiana Hiba Al-Shamari, detid-Shamari se deslocou desde seu atual lugar de residência, Jordania, a Bagdad, com uma missão humanitária como oftalmóloga para um projeto com meninos surdo-mudos, em nome da ONG india internacional HMOK. O governo de Al-Maliki a deteve devido a seus escritos contra a ocupação e a tem aprisionado acusando-a de incitar sentimentos contra o governo e a favor do "terrorismo".

    Vejam o texto completo em REBELION.ORG

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Os pilares em 11 anos de Revolução são a erradicação do analfabetismo e o acesso à educação

A garantia do acesso à educação, como direito fundamental que estabelece a Constituição da República Bolivariana da Venezuela foi cumprida plenamente durante os primeiros 11 anos de Revolução, liderada pelo presidente Hugo Chávez, feito logrado devido aos diversos programas educativos oferecidos pelo governo e cuja incorporação permitem que um maior númro de habitantes tenha acesso a este benefício.

Vejam mais detalhes (muito mais) em REBELION.ORG

El secuestro de Haití

El robo de Haití ha sido rápido y burdo. El 22 de enero, Estados Unidos consiguió la “autorización oficial” de la ONU para hacerse cargo de los puertos y aeropuertos del país, y para “garantizar la seguridad” en las carreteras. Ningún haitiano firmó el acuerdo, que carece de base legal. La fuerza se ha impuesto con el bloqueo naval estadounidense y la llegada de 13.000 marines, fuerzas especiales, mercenarios y espías, ninguno de los cuales está preparado para acciones de ayuda humanitaria.
El aeropuerto de la capital, Puerto Príncipe, se ha convertido en una base militar estadounidense, y los vuelos con ayuda humanitaria se desvían a la República Dominicana. La llegada de Hillary Clinton, supuso la congelación de todos los vuelos durante tres horas. Mientras los haitianos con graves heridas esperaban recibir asistencia médica, 800 estadounidenses residentes en Haití recibían alimentos y agua, para ser evacuados después. Han pasado seis días antes de que las fuerzas estadounidenses facilitaran botellas de agua mineral a las personas deshidratadas.


Vejam mais em LA HAINE.ORG

Ser de esquerda não o exime necessariamente do machismo

Entrevista com a feminista boliviana Dunia Mokrani Chávez:: No MAS dizem a suas companheiras deputadas que as mulheres não tem capacidade para assumir a representação

Dunia MOkrani Chávez é analista política, integrante do Grupo Comuna, constituído por intelectuais que apoiam criticamente o governo, investigadora do Centro de Estudos Andinos Amazonicos e Mesoamericanos (CEAM), e coordenadora do Comitê de Acompanhamento a Conflitos do Observatório Social da América Latina (OSAL-CLACSO). É uma das fundadoras do coletivo de mulheres Samka Sawuri (Tecedoras de Sonhos), promotora de variadas ações relativas à visibilização da mulher e debates do gênero. Com este e outros grupos Mokrani em compartilhado distintas etapas do processo de mudança política boliviana, incluindo a elaboração da nova Constituição.

Vejam mais em LA HAINE.ORG

Governo brasileiro prepara pacote para reestruturação do Haiti

Brasília - O governo brasileiro prepara um grande pacote com projetos para reestruturar o Haiti, atingido pelo terremoto que devastou a capital Porto Príncipe, no dia 12 de janeiro. Caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciar as medidas – algumas já em andamento antes mesmo do terremoto – durante a viagem que fará ao país no fim de fevereiro, provavelmente dia 25. As informações são do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Jorge Armando Félix.

As ações ainda estão em fase de análise pelo gabinete de crise instalado por Lula, um dia após a catástrofe. O general informou que todos os projetos que serão implementados no país terão respaldo e serão priorizados pelo governo haitiano, além de ter o aval da Organização das Nações Unidas (ONU).

Vejam mais na AGÊNCIA BRASIL

A Resistência hondurenha denuncia que o Vaticano enviou delegação à transição golpista

O direitista Pepe Lobo apoiou o golpe de estado contra Manuel Zelaya Rosales quando era candidato presidencial. A bancada no parlamento de seu Partido Nacional, seguindo suas ordens, votou a favor das propostas do ditador Micheletti, que entre outras coisas planejaram a legalização do golpe de estado com base numa carta de renúncia inventada e com uma assinatura falsa de Zelaya.

Faz alguns dias que Pepe Lobo foi investido presidente ante uma representação internacional de somente 17 estados. A ela acudiram somente dois presidente, o panamenho Ricardo Martinelli e o dominicano Lonel Fernández.

Entre as delegações internacionais que acudiram se encontram as do Japão, EEUU, Malta, Suiça, Canadá, Marrocos, Colômbia, Peru,

Hace unos días Pepe Lobo fue investido presidente ante una representación internacional de sólo 17 estados. A ella acudieron sólo dos presidentes, el panameño Ricardo Martinelli y el dominicano Lonel Fernández.

Entre las delegaciones internacionales que acudieron se encuentran las de Japón, EEUU, Malta, Suiza, Canadá, Marruecos, Colombia, Perú y la del Vaticano.


Vejam mais KAOSENLARED.NET

Propriedade privada


Ivan Lira para REBELIÓN.ORG

A IV Frota em ação: um porta-aviões chamado Haiti

A reação dos Estados Unidos de militarizar a parte haitiana da ilha logo após o devastador terremoto de 12 de janeiro deve ser considerada dentro do contexto gerado a partir da crise financeira e da chegada de Barack Obama à presidência. As tendências de fundo já estavam presentes, mas a crise acelerou-as de um modo que lhes deu maior visibilidade. Trata-se da primeira intervenção de envergadura da IV Frota, restabelecida há pouco tempo.

Por Raul Zibechi*, em Carta Maior

Com a crise haitiana, a militarização das relações entre os EUA e a América Latina avança mais um passo, como parte da militarização de toda política externa de Washington. Deste modo, a superpotência em declínio tenta retardar o processo que a converterá em uma de outras seis ou sete potências no mundo. A intervenção é tão escancarada que o jornal oficial chinês Diário do Povo (de 21 de janeiro) pergunta se os EUA pretendem incorporar o Haiti como um Estado mais da União.

Vejam o texto completo no PORTAL VERMELHO

Há 48 anos, EUA oficializavam bloqueio total a Cuba

Em 3 de fevereiro de 1962, um ano após a ruptura unilateral de relações diplomáticas com Cuba, o presidente John Kennedy dos Estados Unidos assina o decreto que oficializa o embargo total do comércio com a ilha. Todas as transações comerciais, diplomáticas e aéreas entre o país caribenho e os outros países do continente foram rompidas - com exceção do México.

Por Max Altamn, em Opera Mundi

O bloqueio foi compartilhado pelos aliados ocidentais dos EUA. Na prática, Cuba se encontrava isolada desde 19 de outubro de 1960, quando foi decretado o embargo de todo tipo de mercadoria destinada à ilha. A partir de 1992, Cuba passou a apresentar todos os anos na Assembleia Geral da ONU uma resolução exigindo o fim imediato do bloqueio. Apesar de as resoluções serem anualmente aprovadas pela quase unanimidade dos países com exceção de EUA, Israel e Palau, até hoje foram todas em vão.

Vejam mais no PORTAL VERMELHO

Participação das mulheres na ciência é essencial

Para a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Nilcéa Freire, sociedade moderna não pode prescindir da contribuição das pesquisadoras ao desenvolvimento científico e tecnológico.
(...)

Nilcéa disse ainda ser fundamental a discussão sobre os dilemas que a mulher cientista contemporânea enfrenta ao ingressar no mundo dominado pelo ethos masculino. No encontro, que termina nesta terça-feira, dia 2, foi considerado que garantir a participação equitativa entre homens e mulheres na ciência é essencial, "não apenas por uma questão de justiça, mas também porque vivemos em uma sociedade moderna, na qual a inovação adquiriu uma importância primordial. Assim, não faz sentido aproveitar tão mal metade da fonte de idéias potencialmente revolucionarias".

"A visão de mundo das mulheres é diferente da dos homens, o que faz com que elas façam perguntas cientificas diferentes, e tenham opinião distinta. Nenhum campo deveria estar fora da perspectiva da mulher, pois assim estaremos desperdiçando 50% da capacidade intelectual do nosso país", afirmou Nilcéa.

Vejam mais no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC


Olho brasileiro no espaço

Missão do satélite CoRoT é prorrogada devido aos bons resultados que alcançou, como a descoberta do primeiro exoplaneta com características semelhantes às da Terra

Foi-se o tempo em que o Brasil assistia de longe às grandes descobertas do mundo espacial. A participação do país em empreendimentos do setor é cada vez maior. Exemplo disso é o CoRoT, satélite desenvolvido por meio de um convênio entre Brasil, França e seis países europeus. O equipamento acumula tantas descobertas que a duração de sua missão foi ampliada em três anos. Assim, ele deve permanecer no espaço pelo menos até 2012.

(...)

Softwares

Os programas que comandam e garantem o funcionamento do CoRoT foram totalmente desenvolvidos por engenheiros brasileiros. "Quando entramos no projeto, enviamos seis engenheiros para Toulouse, na França, onde o projeto é baseado, e eles desenvolveram toda a parte de software do satélite", explica Eduardo Janot.

Vejam mais no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Papa critica projeto que criminaliza homofobia na Inglaterra

O papa Bento XVI afirmou que o projeto de lei britânico que busca acabar com a discriminação contra homossexuais “viola a lei natural” e ameaça a “liberdade das comunidades religiosas”, e recomendou aos bispos católicos ingleses que combatam o projeto no país. A recomendação foi dada ontem, dia 1º, em uma visita dos religiosos ao Vaticano.

O projeto de lei, chamado de Equality Bill, está sendo analisada agora pelo Parlamento. Para o papa, o efeito dessa lei será uma imposição de “limites injustos à liberdade das comunidades religiosas a agir de acordo com suas crenças”.

Vejam mais na REVISTA FÓRUM

Perto do Brasil, mas longe do dólar

Na reunião de ministros da Economia tentarão intensificar o uso do sistema de pagamentos em moeda local, evitando a divisa estadunidense. Os chanceleres se reunirão previamente. Haiti, Honduras e União Européia na agenda.


Vejam mais em PÁGINA/12


terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Israel pune oficiais por uso de fósforo branco durante ofensiva em Gaza

O Exército israelense submeteu dois oficiais a punição disciplinar por terem autorizado a utilização de fósforo branco no bombardeio de um bairro residencial na cidade de Gaza, há um ano.

Segundo o documento enviado à ONU pelo Exército israelense, um general de brigada e um comandante de divisão sofreram punição disciplinar por terem "arriscado vidas humanas" quando autorizaram a utilização de armamentos com fósforo branco para bombardear o bairro de Tel El Hawa, no dia 15 de janeiro de 2009, durante a ofensiva israelense à Faixa de Gaza.

Continua na BBC Brasil.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Terremoto no Haiti foi teste de arma dos EUA?!?!

Em um comunicado divulgado na rede estatal de televisão venezuelana "Vive" e que ganhou eco na imprensa mundial, o governo venezuelano afirma, com base em um relatório preparado pela Frota Russa do Norte, que "o sismo do Haiti foi um claro resultado de um teste da Marinha americana" com "uma de suas armas de (provocar) terremoto". Segundo o documento, o "terremoto experimental dos EUA devastou o país caribenho", informa o jornal espanhol "ABC".
[...]
O relatório compara, ainda, "o teste de duas destas armas de terremoto" realizados na semana passada pela Marinha americana. A experiência feita no Pacífico teria provocado um terremoto de magnitude 6,5 em Eureka, na Califórnia, sem vítimas, "enquanto o teste realizado no Caribe provocou a morte de pelo menos 140 mil inocentes", diz o documento.

domingo, 31 de janeiro de 2010

Pastoral da Terra e a espetacularização da Justiça

Mas, não adianta esperar por tais manifestações, pois faz parte da cultura jurídica interpretativa dos fatos e das leis, em nosso país, a diferença de tratamento entre a elite deste país e os trabalhadores.

O que é mais grave, a destruição de alguns pés de laranja, ou o assalto aos cofres públicos com o desvio de milhões e milhões para interesses particulares ou partidários? Na interpretação das mais altas autoridades do Judiciário, quem desvia recursos públicos, quem se locupleta com os bens da Nação, merece um tratamento cuidadoso, pois sua dignidade não pode ser arranhada. Já o pobre, quando ativamente luta pelos seus direitos, quando denuncia o esbulho do patrimônio público, como a grilagem de terras praticada pela Cutrale, este tem que ser exemplarmente punido, para desestimular ações semelhantes.

Confira no blog do Luís Nassif.