sábado, 7 de fevereiro de 2009

"El gas sería peligroso para los que sacaban cadáveres"

Extracto de la entrevista de la televisión sueca al obispo Richard Williamson, rehabilitado por Ratzinger La entrevista de la televisión pública sueca (STV) fue realizada por los periodistas Ali Fegan y Lars- Göran Svensson. Ha recibido miles de visitas en YouTube.

Pregunta. Obispo Williamson, ¿son éstas sus palabras?: "No hubo ningún judío que muriera en las cámaras de gas, son todo mentiras, mentiras, mentiras". ¿Son éstas sus palabras?

Respuesta. Sí, creo que está citando algo que dije en Canadá hace muchos años. Creo que las pruebas históricas están seriamente, enormemente, en contra de que se gaseara deliberadamente a seis millones de judíos en las cámaras de gas, como política deliberada de Adolf Hitler.

Vejam mais no ELPAIS.COM

Filha de Thatcher despedida da BBC por comentário racista


Carol Thatcher, até agora uma das responsáveis pelo programa "The one show", da BBC, foi despedida da estação televisiva britânica devido a um comentário racista. A filha da ex-primeira ministra britânica comparou o tenista francês Gael Monfils a Gollygow, uma personagem de ficção infantil dos anos 90 representada por um boneco de trapos, que foi retirado de circulação.

Vejam mais no Esquerda.Net

Steinbruch e Brumer entregaram mesmo a Vale a multinacionais

Ninguém escreveu tanto sobre a doação-privatização da Vale quanto este repórter. Vários artigos tiveram o mesmo título, que foi repetido, usado e republicado sem protesto: "Quanto vale a Vale?" Era um título obrigatório numa campanha que não era contra ninguém, tinha como único e exclusivo objetivo a defesa do interesse nacional, a preservação do patrimônio do cidadão brasileiro. Agora, que surgem rumores de entrega dessa mesma Vale a grupos sul-africanos, voltamos ao assunto.

Vejam o texto completo na Tribuna da imprensa online


PT enfrenta reação ao afirmar apoio às mulheres

Por Redação Fórum [Sexta-Feira, 6 de Fevereiro de 2009 às 12:22hs]

20 de maio - A seção de Notícias do site do Partido dos Trabalhadores publicou as “Diretrizes para a Elaboração do Programa de Governo”, aprovadas em seu 13º Encontro Nacional (São Paulo/ 28 a 30 de abril).

No item 35 deste documento, intitulado “Combate às desigualdades e discriminações”, o partido assume o empenho na agenda legislativa para responder a demandas como o Estatuto da Igualdade Racial, a criminalização da homofobia e a descriminalização do aborto.

Vejam mais na Revista Fórum

A nova toupeira e os caminhos da esquerda latino-americana


Em seu novo livro, publicado pela Boitempo Editorial, Emir Sader procura entender em que medida o neoliberalismo permanece hegemônico, analisando a natureza dos atuais governos latino-americanos e propondo um debate fundamental para a compreensão das questões políticas de nosso tempo. "A nova toupeira" será lançado dia 9 de fevereiro, em São Paulo, e no dia 12 de março, no Rio de Janeiro.

A América Latina irrompe o século XXI diante de um novo dilema. Se a independência e os projetos nacionalistas estiveram na ordem do dia em outros momentos históricos, hoje o desafio é superar as políticas falidas do neoliberalismo. Esse é o ponto de partida de Emir Sader, em A nova toupeira, os caminhos da esquerda latino-americana.

Vejam mais detalhes na Agência Carta Maior

A decisão do ministro Tarso é uma dessas dinâmicas radicalmente democráticas

CartaCapital e o país de Pinocchio

Giuseppe Cocco, 5/2/2009

GIUSEPPE COCCO , 52, cientista político, doutor em história social pela Universidade de Paris, é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Entre outras obras, escreveu, com Antonio Negri, "Glob(AL): Biopoder e Luta em uma América Latina Globalizada".

No Brasil, as vivas polêmicas suscitadas pelo caso Battisti foram e são atravessadas por dois grandes vieses. Obviamente, um deles tem origem na Itália. O outro, só um pouco menos óbvio, é fato da conjuntura política brasileira.

A violenta reação da classe política italiana à decisão brasileira de conceder “refúgio” a Battisti tem dois determinantes.

O primeiro diz respeito à composição fortemente reacionária do atual executivo italiano presidido por Berlusconi. Se o berlusconiano ministro do exterior, Frattini, chamou de volta o embaixador, foram os pós-fascistas a ameaçar com a suspensão do “amistoso” de futebol entre Brasil e Itália; e um deputado da "Lega Nord" a declarar que o Brasil é conhecido por suas “dançarinas” e não por seus juristas.

O segundo determinante diz respeito à composição da classe política italiana considerada em conjunto. Até o Presidente italiano, apesar de seu pouco peso (o regime italiano é parlamentar, e quem 'manda' é o Primeiro Ministro), o pós-comunista Napolitano, protestou veementemente e de maneira deselegante, em carta aberta ao presidente brasileiro.

Vejam o texto completo no Grupo Beatrice.



sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

A esquerda bolivariana para além do oficialismo

Assim como na semana passada, escrevo o artigo daqui de Caracas. Dessa vez o tema são os conflitos internos do chavismo e o papel de sua ala esquerda em busca de protagonismo. Ao contrário do que possa parecer, o movimento bolivariano está longe de ser homogêneo. Para entender esta dinâmica é preciso retornar ao mês de abril de 2002. Quanto da tentativa de golpe de Estado, o presidente eleito se recusou a resistir, apostando no desgaste e desarticulação entre os golpistas.

Continue lendo no Estratégia e Análise.

Altamiro Borges: Cesare Battisti e a conspiração da CIA

A oposição de direita e sua mídia têm aproveitado o caso Cesare Battisti para atacar o presidente Lula, que num gesto soberano e legítimo deu asilo político ao escritor italiano. Todas as noites, o casal global do Jornal Nacional apimenta as críticas, bem diferente da postura adotada quando do exílio do ditador paraguaio Alfredo Strossner. Já os jornais Folha e Estadão publicaram editoriais insinuando que o ministro da Justiça, Tarso Genro, teria simpatias por “terroristas de esquerda”. Até a revista Carta Capital, um veículo progressista, reforçou estranhamente o coro crítico.

Parlamentares tucanos e demos, estes egressos do partido da ditadura militar brasileira, fizeram questão de se solidarizar com o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, o barão da mídia, que numa reação midiática retirou seu embaixador de Brasília. Caraduras, afirmam que a Itália é um exemplo de democracia para justificar o envio do escritor à prisão perpétua neste país. Nada falam sobre a trajetória ultradireitista de Berlusconi, das suas alianças com partidos neofascistas ou da recente medida do seu governo que impede que ele seja julgado por crimes de corrupção.


Vejam o texto completo no Vermelho

Fundação Perseu Abramo lamenta perda de Adão Preto


Nesta quinta-feira (05/2), faleceu o deputado federal do PT Adão Preto, em decorrência de complicações após cirurgia para retirada do pâncreas.
Adão Preto era reconhecido pela sua militância iniciada nas Comunidades Eclesiais de Base e que permeou sua participação na vida sindical e política. Foi um dos fundadores da CUT e do MST no interior do Rio Grande do Sul. Em seu quinto mandato consecutivo como deputado federal, dedicou-se aos projetos relacionados à agricultura familiar, direito à terra, entre outros. Presidiu a Frente Parlamentar da Terra.

O velório será realizado a partir das 9h30, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. O sepultamento acontece às 10h da manhã da sexta-feira (06/2), no cemitério Jardim da Paz, em Porto Alegre.

Na nota de pesar da Executiva Nacional do PT divulgada hoje, o relato abaixo mostra a trajetória de Adão Preto.


Adão Preto: deputado, agricultor e poeta popular

Adão Pretto nasceu no dia 18 de dezembro de 1945, na cidade de Coronel Bicaco (RS). Criado em Miraguaí (RS), iniciou a militância política nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e na Comissão Pastoral da Terra. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miraguaí e fundador da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Celeiro (RS). Ele ajudou a fundar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) no Rio Grande do Sul.



Vejam o texto completo no Portal da Fundação Perseu Abramo

Os tempos mudam no CDH de Genebra

Fausto Triana, enviado especial

Genebra, 4 fev (Prensa Latina) O que poderia supor uma singularidade acontece no Conselho de Direitos Humanos (CDH) de Nações Unidas em Genebra, onde pela primeira vez em anos são analisados por igual todos os países neste domínio.

Trata-se do Exame Periódico Universal (EPU), mecanismo que já entra em seu quarto período de sessões nos mal pouco mais de dois anos de existência do Conselho, surgido em 2006 em lugar da desacreditada Comissão dos DH.


Vejam mais na
PRENSA LATINA - Agencia Informativa Latinoamericana

Itália: médicos podem denunciar imigrantes ilegais

O Senado italiano aprovou uma emenda da Liga Norte para permitir que os médicos denunciem à Justiça os imigrantes ilegais que recorrem aos serviços públicos de saúde. A nova Lei de Segurança, concebida pelo governo, contém ainda outros aspectos gravosos, apesar de alguns deles terem sido travados pela maioria do Senado, como a norma que permitia manter imigrantes presos por 18 meses até serem expulsos. A emenda proposta pela Liga Norte e aprovada pelo Senado italiano com 156 votos a favor e 132 contra, anula a norma que impedia os médicos de denunciarem imigrantes ilegais que recorram aos serviços públicos de saúde.


Vejam mais na Esquerda.Net

Gates libera un enjambre de mosquitos en una conferencia para sensibilizar sobre la malaria

El filántropo ha comprometido más de 150 millones de euros para la búsqueda de una vacuna

"No sólo los pobres deberían experimentar esto". Y, ni corto ni perezoso, el cofundador de Microsoft Bill Gates abrió un frasco lleno de mosquitos sobre el escenario de un encuentro sobre tecnología celebrado ayer en Long Beach (California, Estados Unidos), informa la página web del congreso Tecnología, Entretenimiento y Diseño (TED) 2009 en el marco del cual se produjo el gesto. Ante el estupor del público, el filántropo y millonario tranquilizó a la audiencia asegurando que se trataba de mosquitos comunes libres de malaria.


Vejam mais no ELPAIS.COM

1989 - Golpe depõe Stroessner

O presidente paraguaio general Alfredo Stroessner foi deposto por um violento golpe de estado liderado por seu amigo o general Andrés Rodríguez. Stroessner estava havia 35 anos no poder, e era o mais antigo ditador da América Latina. Rodríguez assumiu a presidência com a promessa de restaurar a democracia e o respeito aos direitos humanos.
(...)

Stroessner pediu asilo ao Brasil e morreu em agosto de 2006, enquanto estava sendo processado por crimes contra a humanidade durante a operação Condor. Essa ação foi realizada nas décadas de 70 e 80 pelos serviços de inteligência das ditaduras da América Latina, com o objetivo de perseguir opositores na Argentina, Chile, Espanha, França, Itália e Paraguai. O general foi responsável pelo desaparecimento de ao menos 120 ativistas durante o período ditatorial.



Vejam no JB Online

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Luto pela morte de Adão Pretto

João Pedro Stédile homenageia a memória e a trajetória de luta de Adão Pretto:

"Conheci nosso querido Adão Pretto, há mais de 30 anos. Nos conhecemos numa atividade de pastoral da diocese de Frederico, aonde ele era um líder de sua comunidade e ministro da eucaristia. Frei Sergio Gorgen o apresentou fazendo muito boas referências, de que se tratava de um pequeno agricultor, lutador, honesto, trabalhador, pai de nove filhos. E que tinha muito futuro. Criava sua familia com o trabalho na roça, nas costas do rio Miraguaí.

Naqueles tempos de ditadura militar, era muito dificil encontrar pessoas corajosas, que se dispusessem a defender os interesses da comunidade. Desde o início o admirei por sua sensibilidade social, por sua coerência, e franqueza. Nos encontros, costumava colocar em versos singelos, as idéias que matutava e as avaliações que fazia da política. Por sua liderança e dedicação, foi eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Miraguaí, naqueles finais da década de setenta, na onda das oposições sindicais, que renovaram nosso movimento sindical.
Leia o depoimento de Stédile no RS Urgente.

SP corta 44% dos empregos do País

Estado eliminou 285.532 vagas em dezembro de 2008, 130 mil a mais que a média mensal registrada antes da crise

O Estado de São Paulo respondeu por 44% dos 654.946 empregos perdidos em dezembro no País. É uma perda maior que a participação do Estado na economia brasileira, calculada em 33,8%. Foram eliminados 285.532 empregos formais no Estado. Só a região metropolitana de São Paulo perdeu seis vezes mais vagas em relação a dezembro de 2007: foram 62.934 postos de trabalho a menos, em comparação com os 10.535 de dezembro de 2007. Todas as regiões do Estado sofreram forte aumento no desemprego. A segunda região mais atingida foi a de Campinas, que eliminou 46.734 empregos.



Vejam mais no estadao.com.br

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

La popularidad de Lula, la contracara de Cristina

El brasileño alcanzó el 84% de imagen positiva, un récord histórico en Brasil. Las diferencias con la Presidenta. ¿Una cuestión de márketing?

perfil.com

Considerado uno de los mejores alumnos del establishment, Luiz Inácio Lula da Silva se convirtió a lo largo de sus dos períodos como presidente de Brasil, en uno de los mandatarios más populares de América. Su excelente relación con los principales líderes de la región, incluído los Estados Unidos, lo posicionan como la contracara perfecta de Cristina Fernández de Kirchner.

Es que de acuerdo a una encuesta difundida hoy por el Instituto Sensus, Lula superó todos los récords históricos de imagen positiva. El 84% de los brasileños aprueba la Presidencia del ex obrero metalúrgico, número que supera el 83,6% de popularidad que tuvo al asumir su primer período de gobierno en enero de 2003, según informó la agencia AFP.

Mientras tanto la crisis del campo que se desarrolló en el país durante buena parte de 2008, edificó en Cristina la contracara de Lula en Sudamérica. De acuerdo a las últimas encuestas difundidas a nivel local, la mandataria argentina (quien asumió hace algo más de un año) no alcanza el 30% de imagen positiva.

Pero las diferencias con Lula no son sólo a nivel doméstico. En el plano internacional, mientras que el ex sindicalista convenció a los líderes mundiales fortaleciendo la economía local (pese a las turbulencias financieras que el país vecino sufre en la actualidad), las relaciones bilaterales de Cristina con Caracas, La Paz y La Habana generaron resquemores en la comunidad internacional.

Revista Vírus destaca luta social grega e Congresso Marx

Clique aqui para ler a revista completa em pdf A quinta edição da revista digital Vírus já está online e inclui as reflexões de José Soeiro sobre a luta social na Grécia, que pôde testemunhar no princípio no ano. Boa parte das 77 páginas da revista é preenchida pelo Dossier Congresso Karl Marx, que reúne alguns contributos apresentados naquela iniciativa.


A Vírus pode ser lida aqui.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Obama prevé más quiebras de bancos

El presidente de EE UU asegura que habrá "bancos que no lo consigan" y que, tal y como temen los inversores, las entidades financieras no han mostrado todas las pérdidas que tienen.

Vejam mais no ELPAIS.COM

FSM: Apresentada no Fórum, pesquisa mapeia a homofobia no Brasil

Produzida pela Fundação Perseu Abramo e pela a Fundação Rosa Luxemburgo, a pesquisa "Diversidade sexual e homofobia no Brasil, intolerância e respeito às diferenças sexuais nos espaços público e privado" constata um alto grau de homofobia no país. "Estávamos esperando um alto índice de preconceitos nessa pesquisa, porém o que nos assuntou foi a porcentagem. Foram 24% das pessoas que afirmaram 'sim, eu tenho preconceito'. Um número muito maior que qualquer outra pesquisa sobre qualquer outro segmento", afirma o sociólogo Gustavo Venturi, um dos responsáveis pelo estudo, que entrevistou 2. 014 pessoas no Brasil.


Vejam o texto completo no Portal da Fundação Perseu Abramo

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

De Belém, um recado para Davos

O mundo se encontrou em Belém, no Brasil. O mundo se encontrou em Davos, na Suíça. Duas visões diferentes; uma social, humana, ecológica; outra econômica, capitalista. Os temas, os mesmos; a crise econômica, o aquecimento global, a paz, a guerra, a segurança. O que pensam os militantes da utopia, em Belém? O que pensam os senhores do poder econômico, em Davos? Por que tanta diferença entre os iguais? Por que tanta diferença entre os opostos? Um outro mundo é possível? Tudo merece reflexão, de ambos os lados, mesmo na diferença, com muita profundidade.


Vejam o texto completo no PT-Partido dos Trabalhadores

Dia das Alianças encerra Fórum Social Mundial


Fórum Social Mundial - Foto de Renato SoeiroO Fórum Social Mundial terminou neste domingo em Belém do Pará com o Dia das Alianças, um conjunto de reuniões alargadas à procura de convergência para acções comuns. O Fórum reivindica a urgência de se encontrarem alternativas ao capitalismo, porque um outro mundo é possível e necessário. Texto de João Romão, em Belém do Pará para o Esquerda.net


Vejam o texto completo no Esquerda.Net

Máfia italiana classifica entre as primeiras empresas do país




Roma (Prensa Latina) A criminalidade organizada italiana faturou no ano passado 130 bilhões de euros, equivalente a quase nove por cento do Produto Interno Bruto (PIB) do país, informou hoje o instituto demoscópico Eurispes.
Segundo revela o estudo, o maior volume de rendas da Cosa Nostra, de Sicília; Camorra, de Campania; N'drangheta, de Calabria, e Sacra Corona Unita, de Apulia, foi a causa do tráfico de entorpecentes.
Só por essa atividade, os principais grupos mafiosos italianos obtiveram um ganho anual de 59 bilhões de euros, destacou Eurispes em seu relatório resumo de 2008 sobre a sociedade desta nação européia.
Esse dado coincide com cálculos recentes do governo, os quais confirmam que o N'drangheta arrecadou 45 bilhões de euros no negócio das drogas, graças à supremacia que conquistou no controle do tráfico de cocaína no mercado europeu.
Outra entrada importante foi o tráfico de resíduos, que embora não sejam uma opção tradicional de economia mafiosa, no ano passado tornou-se na segunda fonte com dividendos de 16 bilhões de euros.
De acordo com o centro de pesquisa, outras práticas criminosas como a usura, a extorsão, o contrabando e comércio ilegal de armas ingressaram de conjunto 27 mil 400 euros.
A meridional cidade de Nápoles e Roma são, nessa ordem, as regiões de maior atividade criminosa no país. Ambas acumulam mais de três mil delitos nos últimos 20 anos.

Texto: Prensa Latina / Postado em 31/01/2009 ás 11:31


Visto no Pátria Latina: Argentina

domingo, 1 de fevereiro de 2009

SOBERANIA BRASILEIRA EM PERIGO

Berna (Suiça) - O caso Cesare Battisti pode ter um fim inesperado para todos quantos são contra sua extradição.

O governo italiano com suas pressões e ofensas, como a última, proferida por um deputado neofascista italiano de que o Brasil é mais conhecido por suas putas (dançarinas) que por seus juristas, parece ter conseguido seu intento, para grande alegria da imprensa entreguista e de muitos jornalistas sem brio do nosso país.

Articula-se um jeitinho, um arranjo, enfim uma pizza para o caso Battisti. O premiê italiano Silvio Berlusconi, que joga nossos emigrantes para fora, esquecendo-se dos milhões de emigrantes italianos que o Brasil acolheu e que ajudaram a construir nosso Brasil, vem utilizando da amizade dos nossos dois povos, para ofender e tentar diminuir a imagem do Brasil no Exterior. A última foi a de recorrer ao Conselho de Ministros da União Européia alegando incapacidade de julgar do nosso judiciário, denúncia rejeitada pelos europeus.

É hora do governo brasileiro, de nós brasileiros dizermos um Basta, antes que o Brasil, de rabo entre as pernas, entregue Cesare Battisti e perca toda credibilidade internacional.

Agora não deve mais interessar o que você acha sobre a extradição ou não de Cesare Battisti, é uma questão de honra, de brio, de dignidade nacional. Não haja como parte da nossa imprensa entreguista, diga Basta aos insultos do governo italiano.

Faz alguns anos, a Europa viu o desespero da Banda Baader, o grupo terrorista alemão que, logo seria imitado pela Brigada Vermelha italiana. Há, mesmo um filme passando aqui na Europa, O Complexo Baader Meinhof, rememorando aqueles anos em que uma parte da juventude alemã, entre o desespero de viver num país que jogara o mundo numa guerra racista e imperialista, e a de um país ocupado, partia para o terrorismo.

A Alemanha de hoje já enterrou esse assunto, uma das últimas participantes do grupo Andreas Baader foi libertada recentemente. Já lá se vão mais de trinta anos. Mas a Itália, ao contrário, sopra as cinzas do passado para querer recuperar um fugitivo, já integrado na sociedade, como fez, no passado, o imperador romano ao mandar empalar, na Via Ápia, todos os seguidores da revolta de Spartacus.

E, ontem, um deputado da Liga do Norte ousou mesmo dizer que o Brasil é mais conhecido por suas dançarinas que por seus juristas. Em outras palavras, o Brasil é mais conhecido por suas putas que por seus juristas.

Sabem o que é a Liga do Norte ? É um movimento neofascista que luta pela separação do norte italiano da Itália, mais ou menos com o mesmo argumento de certos separatistas sulistas neonazistas que, felizmente minoritários, querem a separação do sul do Brasil.

Faz duas semanas, depois da decisão do ministro Tarso Genro de não extraditar Battisti, que o governo italiano trata o ministro brasileiro, a justiça brasileira, o governo brasileiro de tudo quanto é ofensa.

Ora se fosse só em Roma, onde o Papa reabilita negacionistas, nada grave. Dentro de casa, cada país faz o que quer. Mas o governo Berlusconi, autor de uma lei que o protege dos processos por corrupção e detentor do total controle da televisão italiana, decidiu meter sua colher dentro de nossa casa. Foi até pedir apoio para o Conselho da Europa contra uma decisão soberana do Brasil e, nosso presidente do Supremo Tribunal Federal, em lugar de como Floriano Peixoto defender nosso brio e nossa honra, cede, deixa mesmo ter acesso ao processo, e provavelmente, depois de acuado, votará pela extradição de Battisti.

Battisti deixou de ser um fugitivo para ser um símbolo. De todos nós que na juventude lutamos contra o Sistema. As acusações e os temores dos anos 60, mesmo em países pretensamente democráticos, mas governados como a Itália por uma coligação da qual fazia parte a Máfia, se confirmam hoje.

Contra quem lutava o grupo Baader Meinhof e a BrigadaVermelha ? Contra o capitalismo e sua degenerescência. E o que aconteceu 40 anos depois ? A crise que assola hoje toda Europa e que chega, embora em menor escala ao Brasil. Esse jovens foram extremados, cometeram erros graves, mas viram longe e muitos deles pagaram com seu próprio sangue a visão profética.

Há em nós todos, que fomos contra a ditadura brasileira, um pouco do jovem Battisti que lutou contra o governo italiano, onde máfia e ex-fascistas conviviam.

Na questão de Cesare Battisti nenhum de nós pode lavar as mãos. De um lado Mino Carta, Carta Capital, que querem vê-lo apodrecer na prisão e tantos outros que o acusam de criminoso mas que alegremente se unem como cúmplices do projeto e desejo de matá-lo devagar numa prisão italiana, baseados apenas em acusações de neofascistas e de corruptos políticos italianos, que ousam mesmo ofender nosso país, nosso ministro e nossos juristas.

O caso Battisti não é só uma questão jurídica. É um questão de direito, de humanidade, de compaisão, enfim, uma questão política. E também uma questão de honra nacional.

PS. se você também concorda ser uma questão de honra nacional, redistribua esta coluna para todos seus amigos e todas suas listas.





Vejam em Direto da Redação