sábado, 4 de abril de 2009

Procurador diz que já tem como denunciar Dantas

Sáb, 04 Abr, 09h30

Na reta final do inquérito Satiagraha, o Ministério Público Federal vê "indícios mais do que suficientes, sólidos elementos" para apresentar denúncia formal contra o banqueiro Daniel Dantas e pedir abertura de ação judicial contra ele por crimes financeiros e lavagem de dinheiro. A informação foi dada ontem pelo procurador da República Rodrigo de Grandis, que investiga o controlador do Grupo Opportunity.

MAIS AQUI

O rival de Mendes é cassado

Na terça-feira 31, o prefeito de Diamantino (MT), o notário Erival Capistrano, do PDT, foi cassado pelo juiz Luiz Fernando Kirche, da 7ª Vara Eleitoral de Mato Grosso. Em outubro de 2008, Capistrano havia vencido um pleito disputadíssimo. Por pouco mais de 400 votos, bateu o candidato do PPS, Juviano Lincoln, e pôs fim a uma hegemonia política de quase duas décadas na região da família do ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal.

A primeira medida de Capistrano à frente do poder municipal foi realizar uma auditoria nas contas das gestões do prefeito anterior, Chico Mendes (PR), irmão mais novo de Gilmar. O relatório das irregularidades, recheado de compras superfaturadas e desvios de verbas, foi enviado, no início de março, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).



Vejam o texto completo na Carta Capital

Livro sobre Direitos Humanos é lançado em homenagem ao professor Fábio K. Comparato

Foi lançado ontem na Faculdade de Direito do Largo São Francisco o livro Direitos Humanos, Democracia e República, pela editora Quartier Latin do Brasil, em homenagem ao professor Fábio Konder Comparato fundador da Escola de Governo de São Paulo.
Professor Fábio agradeceu aos organizadores que promoveram esta homenagem: a professora Maria Victoria Benevides, os professores Claudineu de Melo e Gilberto Bercovici.

Continue lendo no ONG Point.

'Calma, FH'...




Obama elogia Lula, FHC esperneia, Chico Caruso capta



Nunca antes na história deste país um presidente brasileiro foi tratado com tanta deferência no mundo. Só a mídia daqui com suas reporcagens, seus porcalistas de aluguel e de esgoto não reconhecem o trabalho do governo brasileiro. (...)

*Leia mais no Blog do Mello
http://blogdomello.blogspot.com

sexta-feira, 3 de abril de 2009

“Aqui não haverá Nüremberg...”, por Hamilton Pereira (Pedro Tierra)*

A nação brasileira despertou na manhã de 1º de abril de 1964, sob o bombardeio dos meios de comunicação – com exceção do jornal “Ultima Hora” – que proclamavam a salvação do país da ameaça comunista. Assim foi anunciado o golpe de Estado que depôs o Presidente da República, João Goulart, eleito constitucionalmente. Rompia-se assim o estado de direito vigente desde a constituição de 1946. E estabelecia-se um regime que usurpou o poder, sob a condução de uma aliança cívico-militar conservadora.


Vejam o texto completo no Portal da Fundação Perseu Abramo

Professores planejam paralisação nacional para o dia 24 de abril

Imagens: A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação promoveu hoje, em frente ao Supremo Tribunal Federal, manifestação pelo julgamento do mérito da ação movida por cinco governadores contra a Lei 11.738/08, que instituiu o Piso Salarial Profissional Nacional de R$ 950 para professores Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr


O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, afirmou hoje, 3, durante reunião com representantes de sindicatos da categoria de todo o país, que os professores devem paralisar as atividades no dia 24 de abril. A categoria cruza os braços por 24 horas para exigir o cumprimento da lei que institui o piso do magistério no valor de R$ 950.

Vejam na Revista Fórum

quinta-feira, 2 de abril de 2009

General opositor é preso acusado de corrupção na Venezuela

A Diretoria de Inteligência Militar (DIM) da Venezuela prendeu nesta quinta-feira o general Raúl Isaias Baduel, ex-ministro da Defesa e atual opositor do governo de Hugo Chávez, sob a acusação de corrupção.

A detenção foi informada por um dos filhos de Baduel. Segundo ele, o general passava de carro com a mulher perto de casa, quando "foi fechado funcionários da DIM que, apontando armas de fogo contra eles e ameaçando-os para que não chamassem ninguém pelo telefone, os empurraram para dentro de um veículo" militar, disse à emissora privada de televisão Globovisión.

Mais no Terra.

"O presidente do Supremo, Gilmar Mendes, está falando demais"

O senhor se refere às manifestações de juízes, procuradores, policiais federais, em resposta às manifestações do presidente do STF, Gilmar Mendes?
Exatamente. O presidente do Supremo, Gilmar Mendes, está falando demais. Demais mesmo, muito mais do que seria prudente e desejável. Ele comenta todos os casos, principalmente os crimes que envolvem a elite. E não falo aqui sobre o conteúdo dos seus habeas corpus, das suas decisões como juiz, me refiro à maneira como ele tem se portado...

Que maneira seria essa?
Ele se porta como se fosse a maior autoridade no Brasil, coisa que ele não é. Ele é, circunstancialmente, presidente de um poder. E eu não vejo ele se pronunciar sobre essa mortandade, sobre essa matança toda no Brasil. Ele tem se pronunciado sobre, principalmente, casos que envolvem a elite.

A entrevista com o ex-ministro da justiça (governo Sarney) Fernando Lyra está no Terra Magazine .


Motorista transexual de Itu entra na Justiça para trabalhar de vestido e batom

Nilce, motorista de ambulância, alega que foi afastada por usar salto alto. Prefeitura nega discriminação; veículo teria quebrado.

Notícia no G1.

Protesto de estudantes termina em confusão no Chile

Manifestantes e polícia entraram em confronto em Santiago. Ato era contra a nova legislação do país sobre educação.

Mais no G1.

Polícia prende mais de 100 em dois dias de protestos em Londres

Polícia prende mais de 100 em dois dias de protestos em Londres

A polícia de Londres prendeu 111 pessoas até o meio-dia desta quinta-feira (horário de Brasília) devido aos protestos dos últimos dois dias relacionados à reunião de cúpula do G20 na capital britânica.

A maior parte foi presa na quarta-feira, durante o protesto na City londrina (o distrito financeiro da cidade), quando houve choque entre os manifestantes e a polícia.

Mais na BBC Brasil. Com vídeo.


DEBATE ABERTO- Ditadura: qual passado nos interessa revelar?

"Levantar a cortina de fumaça sobre os crimes cometidos pelos regimes militares é uma tarefa que deve ser assumida por todos aqueles que dizem defender a integração da América do Sul"


De fato, enquanto os parceiros do Mercosul avançam, o Brasil segue em sua posição acovardada frente à possibilidade de reconhecer, julgar e punir os criminosos da ditadura. Ministros comprometidos com a abertura dos arquivos do regime militar, como Tarso Genro (Justiça) e Paulo Vannucchi (Direitos Humanos), sofrem forte pressão contrária na mídia e dentro do próprio governo. O Supremo Tribunal Federal permanece sentado sobre as tentativas de se abrir uma discussão revogatória da Lei da Anistia, fato que reflete a compulsão do Judiciário brasileiro em perdoar crimes cometidos por poderosos.


Vejam o texto completo no KAOSENLARED.NET

No dia em que a liberdade foi-se embora

"Dê ouro para o bem do Brasil!".
Matronas iam orgulhosamente tirar suas alianças e oferecê-las para os novos redentores da Nação, torcendo para que as câmeras as estivessem focalizando naquele momento solene.
Desde muito cedo eu peguei bronca dessas situações em que a multidão se move segundo uma coreografia traçada por alguém acima dela, com cada pessoa esforçando-se para parecer mais sincera no papel representado... de forma tão exagerada que acaba se mostrando, isto sim, artificial e canastrônica.

Vejam o texto completo no Patria Latina

quarta-feira, 1 de abril de 2009


Vejam os textos na NOVAE

Aos que fingem não entender a metáfora “gente branca de olhos azuis”, por Max Altman

(...)
Na verdade, a metáfora de Lula, de ínfimos 21 vocábulos, vale mais que um daqueles grandiloquentes e loquazes manifestos. Vou mais além: é a síntese moderna de um tratado de sociologia e política que as massas entendem e que define claramente os lados em disputa no atual cenário internacional.


Vejam o texto completo no Portal da Fundação Perseu Abramo

Manobra tucana adia votação de projeto sobre cotas no Senado

A audiência pública que colocaria o projeto sobre cotas nas universidades, em votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, terminou sem avanços hoje (1º). Um requerimento do senador Marconi Perillo (PSDB-GO) para que outro projeto de lei, de sua autoria, fosse apensado à matéria, impediu que a votação ocorresse.


Vejam mais no Vermelho

Brasil anistia Miguel Arraes, após 45 anos

Ministro da Justiça, Tarso Genro assinou, nesta quarta-feira, a portaria que concede anistia política ao ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes. Há 45 anos, quando um golpe militar instalou a ditadura no país, o então governador foi preso pelos militares e conduzido para fora do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do Estado. Tarso assinou a portaria neste mesmo local.

Vejam mais no Correio do Brasil

Carta Maior lança debate: o Marxismo e o Século XXI

A Carta Maior lança a partir de hoje um seminário virtual sobre a obra de Karl Marx e os problemas que afetam a humanidade neste início do século XXI. Diante da grave crise econômica, política e social, decorrente das políticas do modelo neoliberal implementado nas últimas décadas no mundo, o pensamento do autor alemão voltou à ordem do dia. A nova editoria terá a curadoria do professor Francisco de Oliveira, que escreverá e convidará, mensalmente, intelectuais para abordar o tema num debate que se estenderá até o final do ano e procurará ofecerer respostas à pergunta: o que Marx tem a dizer sobre os problemas do século XXI?

(...)

Mas o marxismo carrega nas costas o pesado fardo do estalinismo e do terror soviético, sem que os marxistas tenham, até hoje, revelado a capacidade de explicar, marxisticamente, a tragédia em que desembocou a revolução mais radical da era moderna. Não é suficiente a explicação materialista-vulgar de que todas as grandes revoluções comeram seus próprios filhos; tampouco justificar a cruel ditadura do georgiano – que na verdade já se ensaiava sob Lenin - pelas realizações técnico-científicas da ex-URSS: todos os marxistas nunca deveriam esquecer a lição do próprio Marx e dos frankfurtianos de que “progresso e barbárie” sempre formaram na história universal uma terrível unidade.


Vejam o texto completo na Carta Maior



Adeus liberalismo!

Como a crise econômica expõe a ideologia de mercado e seus ideólogos - Realmente, o feitiço virou contra o feiticeiro! Enquanto os órgãos da ideologia liberal tentam dar adeus aos seus grandes críticos, a sua mais importante fonte ideológica – o liberalismo – dá adeus.

Realmente, o feitiço virou contra o feiticeiro! Enquanto os órgãos da ideologia liberal (principalmente dos Estados Unidos e da Europa) tentam (desesperadamente e sem nenhum êxito) dar adeus aos seus grandes críticos (como Lênin, por exemplo); a sua mais importante fonte ideológica – o liberalismo – dá (esse sim, mais uma vez) adeus.

Vejam o texto completo no Pravda.Ru

Bomba explode em estátua de Lênin

Bomba explode em estátua de Lênin em São Petersburgo


Uma bomba explodiu hoje na estátua do ex-líder soviético Vladimir Lênin, no centro de São Petersburgo, sem deixar vítimas, informou o Ministério para Situações de Emergência da Rússia.

"Perto das 4h30 (21h30, Brasília) aconteceu uma explosão que causou danos na estátua de Lênin", disse hoje um porta-voz do Ministério, citado pela agência de notícias local "Interfax".

Mais no UOL Notícias. Foto de Bene Palm, para a EFE, também no UOL.


terça-feira, 31 de março de 2009

Justiça manda despejar manifestantes que cercam governo na Tailândia

Um tribunal de Justiça emitiu nesta terça-feira ordem de despejo aos manifestantes que cercam a sede do governo da Tailândia, em Bancoc, há seis dias, para pedir a renúncia do primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva.

A ordem foi emitida com a finalidade de permitir que os ministros e funcionários públicos possam ter acesso ao palácio governamental. Líderes da Frente Unida pela Democracia e contra a Ditadura, que organizam a manifestação, cancelaram nesta terça-feira as manifestações nas Províncias e ordenaram a concentração de esforços em Bancoc, depois que conseguiram impedir que a entrada de Vejjajiva no gabinete.

Mais na Folha Online. A luta política continua na Tailândia. Agora os partidários do recentemente deposto ex-primeiro-ministro querem derrubar o novo governo.

Fim da Privacidade - II: Mulher pede divórcio após ver carro do marido estacionado em frente a casa de "amiga" no Google Street View

Uma mulher na Inglaterra pediu o divorcio alegando infidelidade do marido - atraves do Street View do Google, descobriu que ele a estava traindo. Segundo o The Sun, ela reconheceu o Range Rover do marido numa imagem no Google enquanto usava o Street View para olhar a casa de uma amiga. O carro estava estacionado diante da casa da amiga. O marido tinha dito que estava no trabalho.

Mais (só um pouquinho mais) no BlueBus.

Fim da Privacidade - I : Espancamento de adolescente vai parar em saite de compartilhamento de vídeo

Uma briga entre quatro meninas gravada e exposta na internet pode terminar em processo judicial, em Campo Bom, no Vale do Sinos (RS). O pai da adolescente de 14 anos envolvida na briga decidiu prestar queixa na Polícia Civil e levar o caso ao Juizado da Infância e Juventude.

Sua filha foi agredida com socos e chutes na esquina da escola por outras três meninas, no dia 23, quando voltava para casa na companhia da irmã de sete anos. O motivo da briga seria ciúme e inveja.

Notícia completa no G1.

Caras Pintadas no Conversas Cruzadas da TV Com

Os Caras Pintadas estarão hoje na TVCom. representando o movimento, Rodolfo Mohr, membro da direção do DCE da UFRGS e um dos líderes do movimento debaterá com o presidente da juventude do PSDB, Júlio Redecker. Mais duas pessoas, ainda indefinidas, estarão no debate.

O tema é a volta do movimento estudantil às ruas, agora contra a governadora Yeda.

O programa começa às 22h30 na TVCOM, canal 36.

Participem do programa, vamos mostrar que os Caras-Pintadas vieram para ficar!
Blog Caras Pintadas.

Substância cancerígena contamina leite materno

Um estudo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) revela que 58% das amostras de leite materno coletadas na cidade São Paulo estão contaminadas por PCB (policloretos de bifenilas), agente cancerígeno ligado a problemas de desenvolvimento e baixo nível de coeficiente intelectual e que figura entre os dez poluentes mais tóxicos, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
Do blog da Glória Reis.

Processem Bush, não Bashir, diz Chávez em cúpula árabe

DOHA (Reuters) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse na terça-feira que promotores internacionais deveriam processar o ex-presidente dos EUA George W. Bush por crimes no Iraque em vez de perseguir o presidente do Sudão, Omar Hassan al-Bashir, a quem a Corte Criminal Internacional processou por crimes de guerra cometidos em Darfur.

"O recente processo contra o presidente sudanês Bashir é um desses casos ridículos. É uma farsa", disse Chávez em uma cúpula de países árabes e sul-americanos no Catar.

"Então, por que a corte internacional não processa o presidente Bush, que cometeu atrocidades durante oito anos, por exemplo, e aniquilou o povo iraquiano?", acrescentou.

TIM é multada em R$ 650 mil por descumprir regras do SAC; Oi é investigada

O Ministério da Justiça multou a operadora de telefonia celular TIM em R$ 650 mil por descumprimento das novas regras do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). A penalidade foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (30/3).


Veja mais no Consultor Jurídico.

Bolívia: muitos projetos e muitas dúvidas na YPFB

A indústria petrolífera estatal da Bolívia está paralisada e atravessa o pior caso de corrupção da história da YPFB (Jazidas Petrolíferas Fiscais Bolivianas), além disso, os especialistas têm dúvidas quanto às suas parcerias. Há mais projetos do que esperanças.

Carlos Miranda, ex-ministro de Estado e ex-superintendente de Hidrocarbonetos; Francesco Zaratti, ex-representante presidencial para a Revisão e Melhoria de Capitalização, e o engenheiro petroquímico Hugo Del Granado não consideram que as relações internacionais da YPFB sejam sólidas.

Miranda acredita que neste momento a YPFB está sozinha e "se vê dentro de um jogo que não sabe jogar; é triste, mas podemos afirmar que o país está isolado".


O texto continua no Terra Magazine.


A ideologia do livre mercado está longe de acabar

“Este espetáculo levanta, necessariamente, uma questão: se o estado pode intervir para salvar corporações que assumiram riscos impensados nos mercados imobiliários, por que não pode intervir para evitar que milhões de americanos sofram a execução de suas hipotecas?

Seguindo o mesmo raciocínio, se US$170 bilhões podem ser instantaneamente disponibilizados para compra da gigante dos seguros AIG, por que o seguro de saúde individual - que protegeria os cidadãos das práticas predatórias das empresas de seguro-saúde - parece ser um sonho inalcançável? E se cada vez mais corporações precisam dos fundos dos contribuintes para se manter, por que os contribuintes não podem reivindicar algo em troca - como limites de juros em pagamentos executivos ou uma garantia contra mais perdas de empregos?

Agora que ficou claro que os governos podem realmente agir em tempos de crise, será muito mais difícil alegar a impossibilidade de agir no futuro. Outra mudança potencial tem a ver com as esperanças do mercado em relação a futuras privatizações.”

O texto completo de Naomi Klein, está no Terra Magazine.

segunda-feira, 30 de março de 2009

45 Anos do Golpe no Brasil , por Caio Navarro de Toledo

Há 45 anos – no dia em que o imaginário popular consagra como o “dia da mentira” – era rompida a legalidade democrática vigente no país desde a derrubada da ditadura do Estado Novo (1937-1945).

Hoje, no Brasil, poucos serão aqueles que cometerão o despropósito de propor algum tipo de comemoração pública desta infausta data. Felizmente, nestes dias, em instituições acadêmicas e entidades culturais e políticas, em sindicatos de trabalhadores, em alguns jornais e revistas da grande imprensa e em blogs de jornalistas independentes deverão ocorrer debates que examinarão criticamente os significados e os efeitos do movimento de abril de 1964 na história política e cultural recente do país. Certamente, nenhum veículo da grande mídia nacional ousará afirmar que o pós-1964 no Brasil – comparativamente às ditaduras militares sul-americanas (“mais cruéis”, “mais sanguinárias” etc) – teria sido uma autêntica “ditabranda”. Quem fez isso recentemente, se deu muito mal...


Vejam o texto completo no Portal da Fundação Perseu Abramo


Lula defenderá no G20 a extinção de paraísos fiscais--porta-voz

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defenderá na reunião do G20 a extinção dos paraísos fiscais, informou na segunda-feira o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach.

O encontro, marcado para quinta-feira em Londres, servirá para os principais países desenvolvidos e em desenvolvimento debaterem formas para combater os efeitos da crise financeira global.

"O presidente acredita que os paraísos fiscais são uma maneira de escapar à regulação do sistema financeiro internacional, e portanto eles deveriam ser eliminados", destacou Baumbach.

Vejam mais na REUTERS BRASIL

A FILHA DE FHC – O “ROBERTO JEFERSON” DA HORA

(...)
É preciso ficar atento. Para além do BBB existe vida. Com certeza o paladino da moral, dos bons costumes, da verdade jornalística William Bonner vai noticiar no JORNAL NACIONAL que a filha de FHC recebe do Senado, recebeu as horas extras e trabalha em casa. Boner é um cidadão “sério” e “respeitável”, jornalista que serve de medida para o padrão ético da categoria e não vai deixar os “homer simpson” em falta, ou à mercê de uma canalhice dessas.
Fernando Henrique Cardoso, para quem não tem boa memória, é aquele pilantra que enrolou Itamar Franco (até hoje Itamar acredita que foi presidente da República), virou presidente e vendeu o País inteiro com direito a 20% no resultado da venda. Vive dizendo bobagens pela imprensa e esperto como todo tucano, engessou o quanto pode o governo Lula ao deixar inúmeras bombas de efeito retardado (políticas, econômicas, etc). Conta com a sorte de Lula morrer de medo de um dos mais ativos dentre os homens bomba tucanos.
A diferença de homem bomba tucano para homem bomba no resto do mundo é que os tucanos não explodem, embolsam propinas. O homem bomba mais ativo dentre a turma de FHC é Gilmar Mendes, presidente do antigo Supremo Tribunal Federal, hoje STF DANTAS INCORPORATION LTD.



Vejam o texto completo no Patria Latina

¿El fin de los prostíbulos fiscales?

Son comparables a los prostíbulos en aquellas ciudades del interior: indispensables para que los casamientos pudiesen ser eternos, indecentes para mantener la moral vigente. Es así que funcionan los llamados “paraísos fiscales”, según la definición eufemística de la OCDE: impuestos insignificantes o inexistentes, ausencia de transparencia en materia fiscal, refugio fácil de empresas fantasmas que tienen actividades locales ficticias. Los recursos depositados en ellos son calculados en 10 billones de dólares, en 4 mil bancos y 2 millones de sociedades naranjas*.

(...)
Un de los mayores bancos brasileros pagó publicidad de apertura de la revista británica The Economist, la de mayor influencia en el mundo, anunciando en el pié de página que, entre otras localidades, tiene sede en un famoso paraíso fiscal. ¿Que sistema económico es ese que necesita prostíbulos, de lugares recónditos, por donde pasa gran parte del dinero producido por el comercio de drogas, de armamentos clandestinos que, fabricados por empresas de las grandes potencias mundiales, aquellas que dominan el Consejo de Seguridad, supuestamente preocupado de velar por la paz mundial, producen la gran mayoría de las armas que alimentan los conflictos que ellos deberían combatir?



Vejam o texto completo no Rebelion

Lech Walesa ameaça devolver o Nobel e deixar a Polônia

VARSÓVIA (Reuters) - O líder anticomunista polonês Lech Walesa ameaçou na segunda-feira devolver o prêmio Nobel da Paz que recebeu e deixar a Polônia depois que um livro - o segundo em um ano - o acusou de ser informante da polícia secreta durante o antigo regime.

Walesa -- antigo líder do sindicato Solidariedade que derrubou o comunismo na Polônia em 1989 e o primeiro presidente pós-comunista do país, disse estar cansado de se defender contra as acusações de que ele teria cooperado com o regime comunista.