sábado, 18 de setembro de 2010

Não querem só calar Carta Capital. Querem matá-la

Não querem só calar Carta Capital. Querem matá-la

Confira no Tijolaço.

Dra. Cureau quer calar o Mino

A imparcial procuradora da Justiça Eleitoral, dra. Sandra Cureau, enviou ofício ao Mino Carta para saber quais as instituições do Governo Federal anunciam na CartaCapital.

A ilação óbvia é que a imparcial dra. Cureau quer constranger o Mino, instituições governamentais, reduzir a receita da revista e calar o Mino pelo bolso.

É o Golpe.

A imparcial dra. Cureau já tentou calar o blog Amigos do Presidente Lula.

Por quê a imparcial dra. Cureau não pergunta à Veja e à Globo que instituições governamentais nelas anunciam ?

Proporcionalmente, a Veja e a Globo recebem mais anúncio do Governo Federal do que a CartaCapital.

Quem se preocupava muito com isso era o Diogo Mainardi, antes de fugir para Veneza.

Será que a imparcial dra. Cureau nele se inspirou ?


Continua no Conversa Afiada.

Em resposta a Aécio Neves

O ex-governador Aécio Neves trocou a entrevista coletiva que seus assessores anunciaram, por um comunicado no qual desmentiu, longe das interrogações dos jornalistas, que vai sair do PSDB conforme reportagem que publiquei na edição da revista CartaCapital que está nas bancas.

Eu afirmei: “Há duas semanas, em um jantar no Rio de Janeiro, o ex-governador Aécio Neves se empolgou ao falar da necessidade de reformas políticas no Brasil e, para sustentar os argumentos que desenvolvia junto a um grupo restrito de amigos, ele anunciou: “Eu vou sair do PSDB”.

Aécio desmentiu: “Essa informação não tem qualquer fundamento. É mais uma especulação infundada, sem qualquer relação com a realidade, a exemplo dos mesmos boatos que, ano passado, davam como certa minha saída do PSDB. O PSDB é minha casa e, não apenas vou permanecer nele, como estou lutando para dar ao partido uma bela vitória em Minas”, diz a nota distribuída na sexta-feira, 17.

O ex-governador não negou, no entanto, o jantar. E me surpreende que o anfitrião, Alexandre Accioly, um dos maiores empreendedores da área de entretenimento no Rio de Janeiro, tenha entrado em cena para dizer que o apartamento dele é em Ipanema e não em Copacabana, como indiquei, e que o jantar foi há mais de dois meses e não em duas semanas como informei.
Confesso que errei. Mas o meu erro termina aí. Aécio desmentiu a afirmação, mas, não desmentiu o encontro.


A resposta continua no sítio da revista CartaCapital.

As falas do escroque no detector de mentiras

Laudo elaborado com base em um programa de exame de frequência de voz concluiu que o empresário Rubnei Quícoli, consultor da empresa ERDB, mentiu em quatro trechos de entrevista que deu à TV Globo, exibidos em reportagem do "Jornal Nacional" de ontem (17) e no "Bom Dia Brasil" de hoje. Entre os trechos apontados pelo laudo feito pelo perito em veracidade Mauro Nadvorny, da Truster Brasil, Quícoli não foi verdadeiro quando disse que houve um pedido de R$ 5 milhões feito pela empresa de consultoria da filha da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra e também ao dizer que nunca esteve com o candidato José Serra (PSDB).


Veja mais no blog do Luís Nassif.

Quem tem grana para ver tantos shows?

Foi dada a largada. De agora até o fim de novembro, teremos uma overdose de shows internacionais por aqui.

Desconfio que você já deve ter analisado com calma a lista das atrações e pensado em como gastar seu suado dinheirinho. Porque uma coisa é certa: ninguém tem grana para ver tudo.

Uma rápida passada de olhos no calendário mostra que, num intervalo de 45 dias, entre a segunda semana de outubro e a última de novembro, o Brasil receberá pelo menos 50 bandas estrangeiras.

Atenção: estou falando de bandas internacionais. Não estão contabilizados grupos brasileiros, DJs, e shows menores em clubes. São pelo menos 50 grupos gringos tocando em grandes palcos.


Continua no blog do André Barcinski.

Estado de Israel compra conta do Twitter "@israel" de operador pornô

O Estado de Israel confirmou a compra da conta "@israel" no serviço de microblog Twitter, que pertencia ao operador de um site pornográfico de Miami.

Paul Hirschson, cônsul geral de Israel em Miami, disse que o governo israelense já tinha a intenção de obter a conta "@israel" do então proprietário, que se chama Israel Melendez.

"Depois que décimos usar o nome Israel em nossa conta do Twitter, começamos a procurar quem tinha registrado o nome", explicou o diplomata.


Confira mais da notícia da France Presse, na Folha.com .

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

EUA retiram Brasil de lista de países com grande produção e tráfico de drogas

O Brasil foi excluído de uma lista de países considerados grandes produtores ou plataformas de tráfico de drogas, elaborada periodicamente pelos Estados Unidos, embora ainda tenha recebido a recomendação de priorizar a luta contra o narcotráfico.

A lista foi enviada em um memorando à Secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, e conta com o anúncio do presidente Barack Obama, que afirma que Bolívia e Venezuela são países que descumprem "de maneira demonstrável" seus compromissos internacionais de luta contra as drogas, mas, apesar disso os americanos manterão seus programas de ajuda no combate ao tráfico.


Confira o restante da notícia, da EFE, na Folha.com .

Atiradores matam um fotógrafo e deixam outro ferido em Ciudad Juárez

Um fotógrafo morreu e outro ficou gravemente ferido em um ataque de atiradores em Ciudad Juárez, considerada a zona mais violenta do México, informou nesta quinta-feira a imprensa local.

Os pistoleiros atiraram com pistolas e fuzis contra o veículo do fotógrafo Luis Carlos Santiago, que morreu. O ataque também feriu um colega de trabalho dele no "Diário de Juárez", segundo o site do jornal.


A notícia, da France Presse, continua na Folha.com .

O Profeta Ciro Gomes

“Ele [Serra] é feio para caramba, mais feio na alma do que no rosto. Ele tem uma truculência ao se relacionar com seus adversários. A conduta pessoal dele em relação aos seus adversários é uma conduta feia, de não enfrentar com linguagem civilizada, uma atitude destrutiva, que inibe o diálogo. Para mim, é horrível. Até minha conta pessoal de salário ele conseguiu que um juiz de São Paulo bloqueasse”, disse disse o profesta Ciro.

Em NOVAE

Brasil vem dando exemplo ao mundo, diz James Galbraith

“A desigualdade social no Brasil está sendo reduzida nos últimos anos porque o país gasta menos dinheiro para ajudar o setor financeiro e mais dinheiro para ajudar o próprio Brasil”, disse o economista norte-americano James Galbraith no seminário internacional sobre governança global promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Para Galbraith, Brasil atravessa um período de “estado de bem-estar democrático” que revela aos países mais desenvolvidos um caminho diferente daquele proposto pelos dogmas neoliberais.

O caso do sigilo fiscal, reedição da fraude do “bebê-diabo”

Em 1975, o diário paulista “Notícias Populares”, do grupo Folha, sustentou por quase 30 dias uma notícia forjada em torno de um tal “bebê-diabo”, que multiplicou a tiragem do jornal. Quando o público começou a se cansar, o jornal anunciou a fuga do “bebê-diabo” – e encerrou o assunto. O episódio atual em torno do sigilo fiscal repete o embuste, um clássico do jornalismo marrom, desta vez com a participação generalizada da mídia dominante. Quando ficou claro que a sucessão de manchetes não estava arranhando o favoritismo da coligação petista, os jornalões mudaram de assunto, trocando-o por outro. O artigo é de Hideyo Saito.


Vejam o texto completo em PATRIA LATINA

Um novo mapa no mundo

Por Celso Amorim
[16 de setembro de 2010 - 19h09]

Uma boa política externa exige prudência. Mas também exige ousadia. Não pode basear-se na timidez ou no complexo de inferioridade. É comum escutar que os países devem atuar de acordo com os seus meios, o que é quase uma obviedade. Mas o maior erro é subestimá-los. Ao longo destes quase oito anos, o Brasil atuou com ousadia e, assim como fizeram outros países em desenvolvimento, mudou seu lugar no mundo. Esses países são vistos hoje, inclusive pelos eventuais críticos, como atores que estão recebendo crescentes responsabilidades e um papel cada vez mais central nas decisões que afetam os destinos do planeta.

Há sete anos, quando se falava da necessidade de mudanças na geografia econômica mundial ou se dizia que o Brasil e outros países deveriam desempenhar um papel mais relevante na Organização Mundial do Comércio (OMC) ou integrar-se de modo permanente ao Conselho de Segurança na ONU, muitos reagiam com ceticismo. Desde então, o mundo e o Brasil mudaram numa velocidade acelerada e algumas supostas “verdades” do passado vão se rendendo ante a evidência dos fatos. As diferenças no ritmo de seu crescimento econômico em relação aos países desenvolvidos converteram os países em desenvolvimento em atores centrais da economia mundial.


Vejam o texto completo em REVISTA FÓRUM

CAIU A ERENICE

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Pobreza sobe nos EUA para 14,3%, o maior índice desde 1994

Em meio a recessão econômica, a pobreza nos Estados Unidos aumentou 14,3% em 2009, o maior índice desde 1994, informou hoje o escritório do Censo. Com isso, a maior economia do mundo acumula 43,6 milhões de pessoas vivendo em condições de pobreza, a quantia mais elevada desde o início da apuração das estatísticas há 51 anos.

O Governo americano considera que uma família de quatro pessoas vive na pobreza quando tem rendimento anual de US$ 22 mil ao ano.


A notícia continua no Terra .

Chega a 348 número de cadáveres resgatados em lago na Bósnia

Pelo menos 348 cadáveres, a maioria de vítimas da guerra bósnia (1992-1995), foram resgatados do fundo do lago articifial de Perucac, no leste da Bósnia, na fronteira com a Sérvia, informou nesta quinta-feira o Instituto bósnio para Pessoas Desaparecidas.

Foram encontrados ainda restos mortais e partes completas de esqueletos, que passarão por análise. A partir dos exames iniciais, foi confirmado que há cadáveres de oito soldados austrohúngaros mortos durante a Primeira Guerra Mundial.


A notícia, da EFE, está disponível no UOL.

Benicio del Toro chega ao Brasil e visita escola do MST

O ator e produtor Benicio Del Toro está no Brasil. Portorriquenho de nascimento, Del Toro, que vive nos Estados Unidos e protagonizou "Che", dirigido por Steven Soderbergh, faz sua terceira visita ao Brasil interessado em conhecer movimentos sociais sul-americanos, em especial o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra).


Continua no Opera Mundi .

"Em Pelotas, nós tínhamos o 'criatório'." - assista a mais um teaser do filme O Grande Tambor



- http://tambordesopapo.blogspot.com/

“Idealistas”, à vanguarda!!!

Infâmias, aleivosias, manipulações, sofismas, casuísmos... Jamais vi comportamento tão escancaradamente vil, obsceno, despudorado e antiético por parte da grande imprensa.

Nunca, em tempo algum, nessas mais de duas décadas de militância na imprensa alternativa, jamais vi comportamento tão escancaradamente vil, obsceno, despudorado e antiético por parte da grande imprensa.

Infâmias, aleivosias, manipulações, sofismas, casuísmos, golpismo, “denuncismo” seletivo, “manchetismo” de ocasião [tão efêmeros quanto grandiloqüentes e estéreis]... A lista de ardis e procedimentos antiéticos utilizados pela grande mídia em nosso país nos dias que correm é vasta. Não resisto ao simbolismo da comparação: são como uma espécie de entulho moral, um monte de lixo de práticas escusas, sob o qual, “cavoucando” bem, encontraríamos aos tais [quiméricos?] princípios de pluralismo, da independência, do apartidarismo e do imparcialismo, que deveriam ser os fundamentos do exercício do jornalismo e ilustram, desgraçadamente como meros adornos, os Manuais de Redação.


Vejam o texto completo em KAOSENLARED.NET

Narcoguerra - Heroína afegã nos vôos que regressam da frente

Enrico Piovesana
Peacereporter

Heroína afegã nos vôos que regressam da frente. A notícia reforça a suspeita sobre os interesses econômicos reais que há por trás da guerra do Afeganistão.

A notícia, difundida nesta segunda-feira pela BBC, de que vários militares britânicos e canadenses tem sido acusados de transportar heroína para a Europa aproveitando a falta de controle nos vôos militares de regresso da frente, não faz mais do que reforçar a suspeita sobre os interesses econômicos que existem por trás da guerra do Afeganistão.

O tráfico "militar" de heroína descoberto entre as bases da OTAN ao sul do Afeganistão (Helmand e Kandahar) e o aeroporto militar de Brize Norton (Oxfordshire, Inglaterra), será considerado com a consabida explicação das "maçãs podres", de um caso isolado que implica a uns poucos indivíduos.

Mas o mais provável é que seja a ponta do iceberg ou, melhor dizendo, as migalhas de um tráfico muito mais importante e organizado que seus principais gestores - militares e serviços secretos ianques - deixam a seus aliados, evidentemente mais torpes que eles na hora de encobri-los.

Há apenas alguns meses que a imprensa alemã havia revelado que uma das principais agencias privadas de "contratatistas" encarregada da logística das bases da OTAN no Afeganistão, Ecolog, suspeita de vínculos com a máfia albanesa, estava implicada no tráfico de heroína afegã que fazia entre Kosovo e Alemanha.

Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG

Honduras: vandalismo policial e militar interrompe marcha cívica

Mais de cinquenta mil pessoas participaram da comemoração do assassinato de Francisco Morazán. Mais de mil bombas de gás lacrimogênio foram lançadas.

“Maldito ol soldado que dispara contra seu povo”.

Simon Bolívar

San Pedro Sula, 15 de Septiembre de 2010.- Policiais e militares covardes, bestas rasteiras do regime terrorista sucessor do golpe de Estado, arremeteam de maneira violenta contra a cidadania indefesa que participava numa marcha cívica em comemoração do assassinato do General Francisco Morazán em mãos da oligarquia centro-americana e o 198.o da independência da pátria.

A marcha na qual participaram mais de cinquenta mil pessoas começou às 7 da manhã no mercado El Dandy desta cidade, na rua sete e pretendia terminar no parque central de onde haveria um concerto do grupo Café Guancasco e conhecidos artistas do meio musical como Fredy Melgar, Mario de Mezapa entre outros. A principal exigência da cidadania que participava da comemoração foi a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte, o retorno ao Estado de Direito e a repatriação dos hondurenhos no exílio. As pessoas faziam uso de seu legítimo direito de protestar contra o que acreditam ser injusto, o que é permitido pela constituição, apesar disso, foram brutalmente reprimidos e atacados violentamente.

Vejam o texto completo em LA HAINE.ORG

37 anos do golpe no Chile e o legado de Allende


A direita entrou em pânico. Agustín Edwards (foto), dono do El Mercurio, voou aos Estados Unidos para pedir ao governo do país que interviesse no Chile, a fim de impedir que Allende tomasse posse no La Moneda. Em Washington, encontrou ouvidos receptivos no presidente Richard Nixon e no seu governo. Iniciou-se assim uma onda de atos terroristas por parte de grupos de ultradireita, que recebiam alento, dinheiro e instrução terrorista a partir do exterior.Hoje, como nos anos que precederam o triunfo de Allende, segue vigente a luta pelo que gestou a vitória de 1970. Referimo-nos à unidade de conjunto da esquerda, hoje atomizada. O artigo é de Manuel Cabieses, da revista Punto Final.

NADA COMO UM SERRA APÓS O OUTRO

Serra, dia 20 de agosto de 2010 (Estadão)

"...O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, acusou ontem o governo federal e o PT de tentarem, nos últimos anos, intimidar, manipular e censurar a imprensa... ele denunciou um suposto patrulhamento contra profissionais e classificou como "barbárie" o projeto de criação de um Conselho Federal de Jornalismo...’

Serra, dia 15 de setembro (Terra)

"...Apaga aqui". "O que o senhor quer que apague?", perguntou Márcia Peltier. "Apague a TV pra gente conversar". "porque isso aqui está parecendo montado". "Montado para quem? Aqui não tem isso", defendeu a jornalista. Serra levantou-se e ameaçou sair do estúdio.... "eu não vou dar essa entrevista, você me desculpa". Márcia insistiu dizendo que eles falariam de programa de governo, mas ele se manteve firme. "Faz de conta que eu não vim". "Mas porquê, candidato?", disse, ainda sentada. "Porque não tem nada a ver com pergunta, não é um troço sério. (...)Em gravação do programa Jogo do Poder, Serra se irritou com perguntas sobre a quebra de sigilos de tucanos e pesquisas e ameaçou deixar a entrevista. Após a apresentadora Márcia Peltier citar que a quebra de sigilo teria acontecido em 2009, antes do anúncio das candidaturas à presidência, Serra subiu o tom: - Que antes da candidatura, Márcia? Nós estamos gastando tempo aqui precioso, estamos repetindo os argumentos do PT, que você sabe que são fajutos...”
(Carta Maior, com a palavra demétrios, mervais, vilas, buccis etc;16-09)

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Cadê o escândalo que estava aqui?

Como funciona o esquema de subjornalismo de criação de escândalos?

Solta-se a primeira matéria, com um suposto escândalo graúdo. No caso atual, a tal reportagem da Veja informando que Erenice Guerra recebeu propinas no valor de R$ 5,8 milhões; que tinha reuniões em sua casa com o lobista, nas quais eram proibidos equipamentos que pudessem conter gravadores; que disse que o dinheiro era para financiar atividades políticas do Planalto. Só isso. Fosse verdade, não apenas Erenice mas a República teria caído.

Uma marotagem visando eximir o lobista de apresentar provas - a história de que não podia ir a reuniões com Erenice nem com canetas - é apresentada por insigines jornalistas como prova de que os fatos ocorreram. A denúncia se resume a provas declaratórias - se é que houve - de um lobista que mentia até sobre seu cargo na empresa que assessorava.

Em cima desse fato, começam repercussões de qualquer tipo, mesmo que nada tenham a ver com a denúncia principal. Cada denúncia, por mais besta que seja, é acompanhada de um pró-memória de que fulano foi acusado de cobrar propinas. Não se tem um dado objetivo sequer corroborando a acusação-mãe, mas ela é repetida como se fosse verdade sacramentada.


Continue lendo no blog do Luís Nassif.

PF vai investigar espionagem do Governo Yeda contra a FAB

A Polícia Federal entrou no caso da espionagem realizada a partir da Casa Militar do Governo Yeda Crusius (PSDB). Ontem, a PF abriu inquérito para apurar indícios de violação de sigilo de autoridades federais. O juiz Guilherme Pinho Machado, da Vara Federal, citou a Força Aérea Brasileira (FAB) como exemplo de possível alvo da investigação clandestina a partir do Palácio Piratini. Dados sigilosos da área de inteligência do 5º Comando Aéreo Regional (V Comar), que tem jurisdição sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina também teriam sido acessados através do Sistema de Consultas Integradas. Ignora-se a motivação da bisbilhotagem.


Mais no Brasília Confidencial, via Luís Nassif.

Serra se irrita e ameaça deixar entrevista em programa de TV

Em gravação do programa Jogo do Poder, da CNT, o candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, se irritou com perguntas sobre a quebra de sigilos de tucanos e pesquisas e ameaçou deixar a entrevista.

O candidato disse que eles "estavam perdendo tempo falando daqueles assuntos", enquanto podiam dar ênfase aos programas de governo dele. Após a apresentadora Márcia Peltier citar que a quebra de sigilo teria acontecido em 2009, antes do anúncio das candidaturas à presidência, Serra subiu o tom:
- Que antes da candidatura, Márcia? Nós estamos gastando tempo aqui precioso, estamos repetindo os argumentos do PT, que você sabe que são fajutos, estamos perdendo tempo aqui.

Márcia tentou contemporizar, mas não conseguiu acalmá-lo. "A candidata do PT virá aqui?", perguntou. Após a afirmativa de Márcia, ele retrucou: "então, pergunta para ela".


Confira mais no Terra, inclusive com vídeo.

Mulher de José Serra faz campanha no Rio e ataca Dilma

- Sou a mulher do Serra e vim pedir seu voto. Na cidade que foi governada pelo candidato ao senado Lindbergh Farias, do PT, nos últimos cinco anos, a mulher de Serra partiu para o ataque à adversária do marido, a petista Dilma Rousseff.

A um eleitor evangélico, que citava Jesus Cristo como o "único homem que prestou no mundo" e que declarou voto em Dilma, a professora afirmou que a petista é a favor do aborto. Mônica falou com o vendedor ambulante Edgar da Silva, de 73 anos.

- Ela é a favor de matar as criancinhas.


Confira a notícia no R7, via Luís Nassif.

Extrema direita cresce nos Estados Unidos

Movimento conservador Tea Party ganha espaço nos EUA

O movimento conservador Tea Party garantiu várias vitórias sobre os republicanos tradicionais nas primárias das eleições que acontecem em novembro nos Estados Unidos.

O Tea Party surgiu no ano passado, na forma de grupos locais e comunidades na internet em várias partes do país, e ganhou notoriedade quando seus integrantes organizaram protestos em massa contra a reforma do sistema de saúde proposta pelo governo do presidente Barack Obama.

Agora, candidatos apoiados pelo movimento ganharam as indicações para concorrer a vagas no Congresso e cargos de governador, derrotando republicanos com anos de carreira política e que contavam com o apoio do partido.

Leia na BBC.

Os "Manuscritos Matemáticos" de Marx

"Os soviéticos esconderam esses estudos de Marx por mais de 50 anos por razões puramente políticas"

“Marx e eu fomos, certamente, quase os únicos que salvamos a dialética consciente da filosofia idealista alemã para traze-la à concepção materialista da natureza e da história. Mas para enfocar o par, dialética e materialisticamente, a natureza, há que se conhecer a matemática e as ciências naturais.(…)”
(Friedrich Engels)

Marx e Engels dedicaram um tempo e esforço consideráveis ao estudo das ciências e da matemática. Eles reconheciam sua importância para uma interpretação correta da realidade. Em particular Marx reconheceu a importância da matemática e se dedicou a estuda-la, mesmo nos momentos em que sua saúde se debilitava, com seriedade. Ele considerava que com a matemática poderia modelar aqueles fenômenos de seu interesse para desvelar o comportamento do capitalismo.

Ao estudar a matemática avançada de sua época encontrou que esta era tratada de maneira "mística" nos textos que teve ao seu alcance. Dedicou-se então a escreve suas próprias interpretações dos limites e das derivadas, como disse Paulus Gerdes (1983) tirando-lhes o véu de mistério.

Vejam mais LA HAINE.ORG

BASTIDORES DO DESESPERO:

FOLHA: "...os eleitores brasileiros até podem mudar de opinião ... Mas é necessário um escândalo de octanagem altíssima (com fotos e vídeos de dinheiro) ..." [Fernando Rodrigues, on line; 14-09]


ESTADÃO:"..."JUIZ AFASTA POLÍCIA DE SERRA DO 'CASO DO SIGILO'
"...A Justiça interrompeu ontem à noite a investigação da Polícia Civil de São Paulo sobre a fraude que levou à violação do sigilo fiscal de Verônica Allende Serra e Alexandre Bourgeois, filha e genro do candidato à Presidência da República José Serra (PSDB).Em decisão de 45 linhas o juiz José Carlos Camargo, da 1.ª Vara Criminal de Santo André, barrou investida da Delegacia Seccional de Santo André e ordenou remessa do inquérito à Justiça Federal(...) o governo paulista planejava mergulhar no caso (...) O magistrado alegou "incompetência absoluta" da Justiça estadual" [online, 14-09]

(Carta Maior recorda: no Globo online, Serra afirma, aspas, muita coisa ainda vai aparecer, pelo que a imprensa diz; fecha aspas. Diz a quem?; 14-09)

terça-feira, 14 de setembro de 2010

RBS tinha dez senhas do Governo Yeda para espionar desafetos

Depois de admitir, por meio de nota publicada no tabloide venal Zero Hora, que o araponga lotado na Casa Militar do Palácio Piratini era informante do Grupo RBS (afiliado da Globo no RS e em SC), o império mafiomidiático gaúcho está às voltas com mais uma sarna: pelo menos dez senhas de acesso ao Sistema de Consultas Integradas da Secretaria de Segurança foram distribuídas pelo governo Yeda Crusius (PSDB) aos repórteres do conglomerado da Famiglia Sirotsky. A informação foi veiculada pelo Twitter do jornalista Vitor Vieira, profissional que passa longe de ser considerado um “petista”.
Com a revelação, a sociedade passa a conhecer melhor as outras fontes “jornalísticas” da corporação. Como se sabe, os veículos da RBS também costumam basear seus “furos de reportagem” em materiais apócrifos e anônimos encontrados nos latões de lixo dos estacionamentos de Porto Alegre.


Continua no Cloaca News.

Novata ameaça candidatos tradicionais no Rio Grande do Sul

Novata em campanhas eleitorais, a jornalista Ana Amélia Lemos (PP), 65, é hoje uma ameaça concreta à eleição para o Senado de dois medalhões da política gaúcha: o senador Paulo Paim (PT) e o ex-governador Germano Rigotto (PMDB).

Continua na Folha.com .

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O projeto One Laptop per Child

Dia 17 e 18 junho de 2010 dois grupos de crianças da escola Kagugu de Ruanda (P3 e P4) encontraram-se com crianças da 3a série da escola Otávio de Souza de Porto Alegre/Brasil por video-conferência no Skype. Os alunos de Ruanda começaram falando em Português: Bom dia! Oi! Tudo Bem! Os alunos brasileiros falaram em inglês: Good afternoon! How are you?

Os alunos de Ruanda se apresentaram em Português: Oi! Meu Nome É ... Muito Prazer! Os alunos brasileiros apresentaram-se em Inglês: Hi! My name is ... Nice to meet you! ? Esta atividade fez parte do início de uma pequena parceria entre uma turma de uma escola brasileira e duas turmas de uma escola em Ruanda. ?? Como isso começou? Os alunos da 3a série (8 e 9 anos) da professora Rosa San Pedro de Porto Alegre estavam curiosos sobre a África, em função da Copa do Mundo.


Veja o texto completo, com vídeo, no blog do Luís Nassif.

Leitor de blog é mais bem informado que jornalista do papel

A Folha veio com a história de que a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) renovou a licença da MTA, contra parecer contrário da diretoria.

A blogosfera desmontou essa tese mostrando que a diretoria negou, por falta de documentação necessária; e renovou assim que a documentação foi apresentada.


Veja o texto completo no blog do Luís Nassif.

Dívidas e burros

Foi solicitado a um prestigioso assessor financeiro que explicasse esta crise de uma forma simples, para que toda a gente pudesse entender as suas causas. O seu relato foi este:

Um certo cavalheiro foi a um aldeia onde nunca havia estado antes e ofereceu aos seus habitantes 100 euros por cada burro que lhe vendessem.

Boa parte da população vendeu-lhe os seus animais.

No dia seguinte voltou e ofereceu um preço melhor: 150 euros por cada burrico. E outro tanto da população vendeu-lhe os seus.

A seguir ofereceu 300 euros e o resto das pessoas vendeu os últimos burros.

Ao ver que não havia mais animais, ofereceu 500 euros por cada burrico, dando a entender que os compraria na semana seguinte. E foi embora.

No dia seguinte enviou o seu ajudante à mesma aldeia com os burros que comprara, para que os oferecesse a 400 euros cada um.

Diante do possível lucro na semana seguinte, todos os aldeões compraram os seus burros a 400 euros e quem não tinha o dinheiro pediu-o emprestado. De facto, compraram todos os burros do município.

Como era de esperar, este ajudante desapareceu, tal como o cavalheiro inicial. E nunca mais foram vistos.

Resultado: A aldeia ficou cheia de burros e endividada.

Até aqui foi o que contou o assessor.

Vejamos o que se passou depois.


Vejam o restante em RESISTIR.INFO

Previsão do tempo tem novo portal na internet

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), lançou reformulação na página na última sexta-feira, dia 10

O Cptec/Inpe conta com cerca de 5 milhões de acessos em média por mês, sendo que a consulta costuma ampliar 50% na ocorrência de eventos extremos, como chuvas intensas, ou mesmo às vésperas de feriados, para verificar a previsão do tempo.

O planejamento e a renovação do portal, que levaram cerca de oito meses de duração, estabeleceram como prioridade o uso de recursos tecnológicos de última geração com o objetivo de oferecer uma navegação mais dinâmica e amigável, além da produção de maior volume de conteúdos, com destaque para os informes meteorológicos e notícias sobre o Cptec/Inpe.

http://www.cptec.inpe.br/

Vejam mais detalhes no JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Brasileiros explicam estágio atual dos experimentos no Colisor de Hádrons

Megatúnel está esmiuçando partículas atômicas por meio de colisões. Em março, acelerador fez feixes de prótons trombarem a energia recorde.

Os cientistas brasileiros que trabalham no super-acelerador de partículas LHC (Grande Colisor de Hádrons) estão animados com os resultados já obtidos, mas ressalvam que é preciso ter paciência e persistência para chegar ao anúncio das primeiras grandes descobertas científicas.



Vejam mais em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

The Washington Post: Estados Unidos é o vergonhoso fornecedor de armas para o narcotráfico

Os cartéis de droga mexicanos "tem uma fonte externa de finaciamento e armamento: vergonhosamente, essa fonte é o Estados Unidos", escreveu hoje o diário The Washington Post em um editorial.

O periódico recordou as recentes palavras de Hillary Clinton, que comparou a situação do México com a que viveu a Colômbia há duas décadas, e assegurou que a secretaria de Estado ianque "está certa no sentido de que os cartéis da droga tem chegado a controlar partes desse país".

Nessas partes, "tratam de substituir o Estado, como o presidente mexicano Felipe Calderón disse no mês passado", agregou.

The Washington Post citou também um novo estudo que reflete a "abundância de armas ianques" que chegam às mãos das quadrilhas de narcotraficantes e a "insuficiência dos esforços dos Estados Unidos para parar esse tráfico ilegal".

Vejam mais detalhes em CUBA DEBATE

Artistas norte-americanos como Oliver Stone ou Danny Glover, enviam uma carta a Obama para que liberte os Cinco

Danny Glover, Edward Asner, Susan Sarandon, Oliver Stone, Martin Sheen, Pete Seeger, Ry Cooder, Bonnie Raitt, Chrissie Hynde, Haskell Wexler, Graham Nash, Jackson Browne e outros, enviaram uma carta ao Presidente Obama pedindo-lhe que liberte os Cinco Presos Cubanos que estão em prisões dos Estados Unidos.

(Los Angeles, 11 de setembro de 2010) Os atores e ativistas Danny Glover y Edward Asner, Coordenadores do “Actores y Artistas Unidos por la Libertad de los Cinco Cubanos”, fizeram um chamado a seus colegas nos Estados Unidos convidando-lhes a somar seus nomes para enviar uma carta ao Presidente Obama pedindo-lhe que outorgue uma ordem de Clemência Executiva a favor dos Cinco Cubanos.

Na carta, os atores e artistas unidos por esta nobre causa indicaram: "Estamos extremamente consternados porque os Cinco Cubanos, que não cometeram nenhum crime contra os EEUU e também não constituiram uma ameaça contra a segurança nacional deste país, estão presos há 12 anos. Os Cinco monitoravam as atividades de grupos violentos de exilados cubanos em Miami, atividades que resultaram na morte de milhares de cubanos. Os Cinco estavam simplesmente protegendo seu país contra futuros atos de terrorismo."

Outros atores e artistas que somam seus nomes à carta dirigida ao Presidente Obama: James Cromwell, Mike Farrell, Bruria Finkel, Richard Foos, Elliott Gould, Greg Landau, Francisco Letelier, Esai Morales, Betty and Stanley K Sheinbaum y Andy Spahn.

Recentemente, em 8 de agosto, Glover visitou Gerado Hernández um dos 5 Cubanos em uma prisão de segurança máxima em Victorville. Hernández acaba de ser transferido para a prisão normal depois de haver permanecido 13 dias em “el hueco” (isolamento) sem razão alguma. Glover saiu dessa visita com um forte compromisso de pedir a outros atores e artistas que se unam na campanha pela liberdade dos Cinco Cubanos.

Vejam mais detalhes em REBELIÓN.ORG

58 días Huelga de Hambre de Presos Mapuches Una huelga por la dignidad y por la justicia

O Povo Mapuche e as raizes do Conflito

No sul do Chile e da Argentina existe um povo ancestral chamado Mapuches. em seu idioma, o Mapudungun significa Gente da Terra. Seu território se extendia desde Bahía Blanca(Argentina)

En el sur del Estado Chileno y Estado Argentino existe un pueblo ancestral llamado los Mapuches. En su idioma, el Mapudungun significa la Gente de la Tierra. Seu território se extendia desde Bahía Blanca (Argentina) até Concepción(Chile) isto é de mar a mar, desde quase Buenos Aires-Santiago do Chile até Rio Negro.O Estado chileno e o Estado argentino vem se apropriando durante um par de séculos de suas terras ancestrais em conquistas, expropriações e calotes e os deixando nos piores lugares. Eles tem arrebatado sua cultura, sua forma de organização ancestral, seu idioma e sua religião. O povo tem sido relegado à pobreza, ao racismo e à exclusão. Em sua concepção espiritual há um laço estreito entre a natureza e a comunidade, os latifundiários, multinacionais e o Estado com seus interesses econômicos tem contaminado e explorado sua terra ancestral, sendo um crime terrível para um povo que se considera filho da Terra. Em diferentes períodos da hitória, os mapuches que são um povo rebelde e que ama a liberdade, tem se sublevado numa infinidade de ocasiões contra seus opressores, sendo fortemente reprimidos com assassinatos, execuções, cárceres e torturas.

Vejam mais detalhes em ALASBARRICADAS.ORG

Nosso 11 de setembro


Iván Lira em REBELIÓN.ORG

VOX POPULI PÓS-DEBATE: DILMA 54% x SERRA 22% O PLANO 'B' -- 'BÊ' DE SERRA 'BATUMOU'

"Enquanto Serra ainda comete delírios messianicos do tipo, 'eu sou a certeza', sem especificar em relação a quê, buliçosos lobistas arranchados nas editorias de economia fingem levar o tucano a sério, mas azeitam o Plano 'B', 'bê' de Serra ' batumou'.
O novo cardápio, antecipado desde já por notinhas e colunas em forma de aperitivo 'bem-informado' pretende enquadrar o futuro governo Dilma na engrenagem da ortodoxia rentista. O pressuposto é de que é possível passar uma borracha nas lições da maior crise capitalista desde 1929 e, sobretudo, na margem de manobra ideológica que ela abriu dentro do governo e do PT [leia coluna de Paulo Kliass nesta pág.]
Não por acaso, duas vezes nos úlimos dias, a candidata Dilma Rousseff rechaçou a ofensiva ardilosa que visa dois objetivos: o fundamental é 'viabilizar' nomes da confiança dos ' mercados' num futuro ministério; secundariamente, criar um clima de inquietação e desconfiança entre segmentos progressistas, avessos a retomada da agenda ortodoxa.
Indispor Dilma com movimentos sociais, por exemplo, seria uma forma de enfraquece-la e pavimentar a volta ao passado. Aspas para a reação da candidata diante da armação em curso:

"...o papo do ajuste fiscal é a coisa mais atrasada que tem. Não se faz ajuste fiscal porque se acha bonito. Faz porque precisa. E eu quero saber, com a inflação sob controle, com a dívida pública caindo e com a economia crescendo, vou fazer ajuste para contentar a quem? Quem ganha com isso? O povo não ganha..." [Dilma; Globo online, 10-09]

‘Estão querendo dizer que 2002 [o neoliberalismo ortodoxo tucano] vai continuar. Sinto informar que isso não existe mais, acabou [...]. O Brasil possui reservas de mais de US$ 255 bilhões; relação dívida/PIB em queda e inflação controlada. É um Brasil completamente diferente do Brasil que tínhamos em 2003 [...]. Ajuste fiscal [ou seja, arrocho ortodoxo] representa olhar apenas o hoje, considerando que o amanhã não existe; você diminui o Estado investidor e aumenta o Estado fiscalizador, porque o mais importante é fazer caixa. Eu não concordo com isso’. [Dilma; Valor, 1-09]"

Brasil terá maior responsabilidade de ajuda humanitária como 8ª maior potência do mundo, diz ministro

Cada vez mais o Brasil investe no soft power (em inglês, "poder suave"). O termo criado por especialistas em relações internacionais compreende a utilização da estrutura do país para influenciar indiretamente o comportamento ou interesses de outras nações por caminhos como contribuições financeiras, ações sociais, transferência tecnológica e cooperação técnica. O governo brasileiro desempenha esse papel em países na África, Oriente Médio e América Latina e Caribe, com um enfoque especial para o Haiti, onde lidera desde 2004 a MINUSTAH (Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti). Inspirada no Fome Zero – programa governamental destinado a garantir a alimentação da população –, a iniciativa brasileira cresceu durante os últimos anos, de acordo com o ministro Milton Rondó Filho, chefe da CGFome (Coordenação Geral de Ações Internacionais de Combate à Fome) e se tornou uma das principais ferramentas do governo para a assistência humanitária.


Vejam mais detalhes em OPERA MUNDI

Não há mais centro e periferia

ECONOMISTA VETERANA AFIRMA QUE A EMERGÊNCIA CHINESA MUDOU DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO

A ascensão da China, com sua demanda por produtos primários, mudou a divisão internacional do trabalho e tornou datada a dicotomia entre indústria e produção de commodities que marcou a trajetória brasileira durante o século 20.

Quem faz a afirmação é a economista Maria da Conceição Tavares, veterana expoente do desenvolvimentismo, que propôs a ação do Estado para a industrialização, a fim de superar a desvantagem nas relações de troca com os Estados Unidos -que, ao também produzirem matérias-primas, forçavam a baixa de seus preços.

Leia AQUI.

Corrupções

No Afeganistão foram encontradas nove toneladas de ópio e heroína com um funcionário pago pela CIA

A Casa Branca se queixa da corrupção imperante no governo do presidente Hamid Karzai. Tem razão: do aeroporto de Kabul saem cada semana - várias vezes - vasilhas carregadas de dólares em espécie que altos funcionários afegãos enviam ao exterior. Para suas contas naturalmente. Um só em viagem a Dubai levou 52 milhões de notas verdes
(www.npr.org, 1/2/10). A maioria desse dinheiro tem origem na apropriação impune de terras públicas e privadas e, sobretudo, do comércio de ópio. Desde a derruba dos talibãs em 2001, o Afeganistão se converteu no maior produtor mundial de estupefaciente.


Vejam o texto completo em LA HAINE.ORG

Desespero e raiva crescem na sociedade grega

Tensões aumentam, enquanto as medidas de austeridade não dão resultado. Todo o país está à beira de uma depressão. Os trabalhadores sentem-se frustrados e ameaçam entrar em greve novamente. Por Corinna Jessen, em Atenas, para a Spiegel

As medidas de austeridade que deveriam supostamente solucionar os problemas da Grécia estão a atrasar a economia do país. As lojas estão a fechar, as receitas fiscais estão a diminuir e o desemprego atingiu uns surpreendentes 70% em alguns locais. Os trabalhadores sentem-se frustrados e ameaçam entrar em greve novamente.

As comemorações da Assunção de Maria, a 15 de Agosto, são o ponto mais alto do Verão no mundo ortodoxo grego. Aqui, numa das muitas igrejas do país, os crentes rezam à Virgem por misericórdia, muitos deles ajoelhados.

O jornal Ta Nea tem recomendado ao governo grego que adopte a mesma postura – os líderes do país têm de esperar que Maria faça um milagre para salvar a Grécia de uma crise séria, anuncia o jornal. Sem intervenção divina, sugere o jornal, será um Outono difícil para o governo mediterrânico.

Vejam mais detalhes em ESQUERDA.NET

domingo, 12 de setembro de 2010

11-S: Um milhão e meio de mortos iraquianos te contemplam

JM Ávarez
Em 2007, a agência de sondagens britânica Opinion Research Business apresentou os resultados de uma investigação realizada em conjunto com o Independent Institute for Administration and Civil Society Studies (IIACSS) de Iraq.

Os resultados foram arrepiantes: Um milhão e duzentas mil pessoas haviam perecido no Iraque desde março de 2003, quando os Estados Unidos invadiu um país que nada teve a ver com o 11-S. Atualmente, as vítimas superam o milhão e meio.

Esse genocídio é responsabilidade única e exclusiva de Washington, pois se a invasão não tivesse ocorrido, essas pessoas estariam vivas. Honrarão alquma vez esses mortos como fazem todos os anos com os do 11-S? Temo que não. Para o imperialismo existem mortos bons e mortos maus (ou invisíveis), da mesma maneira que existem terroristas bons e terroristas maus.

Blog del autor: http://jmalvarezblog.blogspot.com/ ]

Vejam também em REBELIÓN.ORG

Matavam civis afegãos e usavam partes de seus corpos como troféus

O Pentágono reconheceu que pelo menos 12 militares que constituiram uma "equipe assassina" estariam implicados nesse caso horrível difundido por uma publicação destinada aos familiares dos soldados enviados ao Afeganistão.

O governo e o exército dos Estados Unidos enfrentam um novo escândalo depois de reconhecer que pelo menos 12 militares das tropas de intervenção no Afeganistão haviam constituído uma equipe assassina que matava indiscriminadamente civis, mutilava seus corpos e os guardava como troféus: dentes, dedos e até o crânio de um dos assassinados. "Matavam por esporte" qualquer afegão e diziam a seus superiores que eram "terroristas perigosos", revelou a revista Army Times, próxima ao Pentágono e vorazmente consumida pelos militares e suas familias. A nota ficou conhecida depois que o influente The Guardian, de Londres,
afirmara ontem que "a equipe assassina matava por diversão".


Vejam o texto completo em REBELIÓN.ORG

Folha escondeu nome da filha de Serra em 2001 sobre o vazamento dos sigilos bancários

Em 2001, o jornal Folha de São Paulo, publicou uma reportagem sobre o mesmo assunto que a revista Carta Capital resgatou essa semana.

O próprio jornal havia se aproveitado do "site" deixar estas informações abertas, para publicar uma lista de deputados que tinham passado cheques sem fundos.


A Folha disse que a empresa era Argentina, mas escondeu uma informação relevante: o nome da filha de Serra, sócia na época da empresa, ao lado da irmã de Daniel Dantas, presa na Operação Satiagraha.


Segue
a matéria da Folha de S. Paulo, 31/01/2001:

"Site pode ser processado por divulgar dados sigilosos do BC"


Vejam os detalhes da reportagem da "ditabranda" no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

A ideologia e a privatização das teles

Já pensou se não tivessem privatizado a indústria automobilística? Ainda estaríamos usando aquelas carroças que o Collor xingou na década de 90, lembra?

O que? A indústria automobilística já era privatizada? Hummm...

... mas e as companhias aéreas, hein? Lembra como era caro andar de avião? Só rico conseguia ir ao exterior. Depois da privatização, hoje qualquer um faz crediário e viaja a Buenos Aires, viu a matéria sobre a nova classe média viajando, na Globo?

O que? As aéreas também já eram privadas?

Mas, então, o que aconteceu com as telecomunicações, hein? É consenso que graças à privatização, tudo mudou, e só a desestatização nos permite ter isso, hoje, esses telefones à disposição de todos, quando antes era coisa caríssima, declarada até no imposto de renda.

Não, neste sítio essa fábula não vinga.


Continue lendo no Sítio do Sérgio Léo.