sábado, 31 de outubro de 2009

Tucanos usam atividade da USP como palanque

Por Dennis de Oliveira [Sexta-Feira, 30 de Outubro de 2009 às 16:36hs]

No dia 29 de outubro, a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP convocou todos os professores orientadores e alunos bolsistas para uma apresentação dos trabalhos do Programa de Pré-Iniciação Científica, a ser realizado no Centro de Convenções Rebouças. O Programa de Pré-Iniciação Científica foi uma iniciativa da USP e tinha como objetivo desenvolver atividades de científicas com alunos da rede estadual de ensino médio, previamente selecionados, sob a orientação de professores da universidade que, para isto, deveriam apresentar projetos de pesquisa.

Por achar interessante esta parceria da universidade com o ensino público, apresentei um projeto de monitoramento de periódicos alternativos no Brasil, dentro da idéia que desenvolvo na universidade de construir um método de recepção crítica e cidadão dos meios de comunicação. Fui contemplado com três bolsistas, todos alunos de uma escola pública de Cotia. Fiquei sabendo depois do valor ridículo da bolsa, R$ 70,00 e também que os bolsistas não teriam direito a uma cota de passe escolar, o que fazia com que praticamente toda a bolsa (ou mais) fosse consumido pelos gastos com transporte.

Vejam o texto completo na REVISTA FORUM

Seminário: Semana da Consciência Negra - 3 a 5 de novembro de 2009

Colômbia assina acordo para uso de bases militares pelos EUA

Os Estados Unidos e a Colômbia anunciaram nesta sexta-feira que assinaram o acordo que dá a tropas americanas acesso a sete bases colombianas.
...
As negociações do acordo, em agosto, causaram mal-estar entre os vizinhos da Colômbia, como Brasil, Equador e Venezuela, temerosos quanto ao aumento da presença militar americana em suas fronteiras.

Leia mais na BBC.

Justiça analisa tentativa de incêndio em acampamento do MST e ameaças de morte

Robson Braga *
Adital -


O Fórum de Justiça de Jacinto - município do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, estado da região Sudeste do Brasil - recebeu, na última quarta (28), as partes envolvidas na tentativa de incêndio no acampamento Dom Luciano Mendes, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O promotor responsável pelo caso ouviu os acampados e os quatro homens acusados pelo MST de atear fogo em parte do acampamento, na manhã de 28 de julho.
(...)
Já em setembro deste ano, os acampados denunciaram uma política de calúnia e difamação contra eles na Rádio Aracuã, de Jacinto. Os quatro homens envolvidos no último incidente são ligados ao grupo que dirige a emissora.


Vejam mais em ADITAL



Jogos dos Povos Indígenas – Olimpíada Verde começa este mês em Paragominas (PA)

Contagem regressiva para a realização dos 10º Jogos dos Povos Indígenas. Este ano, o evento esportivo e cultural da tradição indígena acontece de 31 de outubro a 7 de novembro, na cidade de Paragominas, no Pará. O Parque Ambiental, a sede dos jogos, está quase pronto para abrigar cerca de 1.300 indígenas de todo o país, além de aborígenes do Canadá, da Austrália e da Guiana Francesa. A abertura oficial será às 17h30, de sábado (31), na Arena Círculo Indígena.

Impulsionados pelo compromisso de erguer a aldeia indígena onde serão realizados os jogos, 25 indígenas das etnias locais, Tembé e Kaapor, mudaram literalmente de seu habitat natural para morar na cidade. Eles partiram de 11 aldeias distantes até 150 quilômetros de Paragominas, para trabalhar na montagem de 28 ocas que compõem a Vila Olímpica e que irão abrigar os povos.

Vejam mais em PRAVDA.RU

Patrus reafirma que programas sociais do governo têm combatido assistencialismo

Brasília - O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, voltou a defender hoje (30) as políticas sociais adotadas no país durante o 4º Seminário sobre Desenvolvimento Econômico que termina hoje no Itamaraty, em Brasília.

Segundo ele, o governo tem combatido, assim, o assistencialismo ao primar pelo atendimento à população de baixar renda como um direito das pessoas com maior vulnerabilidade social.

“Em países como a Áustria, nos países escandinavos, quem ganha menos de um certo nível recebe uma complementação de renda”, afirmou, lembrando que não houve críticas a esses programas de proteção social, pois representam, segundo ele, a busca pela igualdade e pela inclusão.

Vejam mais em AGÊNCIA BRASIL

A direita e o ódio mórbido ao sindicalismo

O ódio mortal da VEJA ao sindicalismo

A revista Veja desta semana voltou à carga contra o sindicalismo brasileiro. Depois de atacar a UNE, rotulando seus dirigentes de “juventude hitlerista”, e de satanizar os “bandidos” do MST, ela destila ódio contra as centrais sindicais. Em cinco páginas, ela desqualifica o sindicalismo e o governo Lula, relembrando o bordão fascista da “república sindical”, que ajudou a criar o clima para o golpe militar de 1964. A “reporcagem” evidencia que já passou da hora do sindicalismo deflagrar uma massiva campanha nacional de boicote às assinaturas desta publicação repugnante.

O texto é só adjetivação. A partir de alguns casos isolados, ela generaliza a crítica aos sindicatos, negando a necessidade da ação coletiva dos trabalhadores. Já na abertura, ele acusa: “De olho no dinheiro do imposto sindical, as centrais de trabalhadores contratam capangas armados a R$ 180 por cabeça para invadir territórios rivais e roubar filiados umas das outras. Poucos negócios no Brasil são tão lucrativos quanto montar um sindicato. Na república sindical instalada no país pelo governo petista, conseguir representar uma categoria de trabalhadores virou excelente negócio”.


A luta pelo horário sindical gratuito


Na pauta unitária definida pelas seis centrais sindicais legalizadas do país (CUT, FS, CTB, UGT, NCST e CGTB), que será apresentada na 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), uma novidade começa a incomodar os barões da mídia: a do horário sindical gratuito. A coluna Painel da Folha já registrou esta demanda, que se soma a outras nove reivindicações – veja artigo abaixo. O jornal da famíglia Frias, que faz um silêncio sepulcral sobre a intensa preparação da Confecom, mas que já publicou um editorial contra esta iniciativa democrática do governo Lula, parece que não gostou muito desta justa proposta do sindicalismo brasileiro.

Apesar do inevitável terrorismo da ditadura midiática, as centrais estão dispostas a peitar a briga pelo horário sindical gratuito. A idéia foi aprovada por consenso na reunião da semana passada e, inclusive, já começa a ganhar corpo. O deputado federal Vicente de Paula, ex-presidente da CUT, já apresentou projeto de lei com este nobre objetivo. Na sua justificativa, ele alega que “a liberdade de expressão só é plena se houver garantia de acesso igualitário aos meios de comunicação”. Por isso, ele defende o chamado direito de antena. “Trata-se de assegurar espaço na mídia convencional, sobretudo no rádio e na TV, aos legítimos representantes dos interesses da sociedade”.



Vejam os dois textos completos no blog do ALTAMIRO BORGES

Machismo na Uniban: Existe limite para a imbelicidade?

A Uniban pediu ao site YouTube a remoção de todos as imagens com o incidente envolvendo uma aluna que foi ao campus de São Bernardo do Campo (SP) usando roupa curta. A confusão, no dia 22 de outubro, foi filmada e postada no site no dia seguinte. Os vídeos mostram a jovem sendo hostilizada e tendo de deixar a faculdade com escolta da PM. Em artigo, o diretor da União da Juventude Socialista (UJS) Fernando Borgonovi considera que a perseguição à estudante "revela a desumanização das relações".

Com o perdão do fatalismo, acabo de ter a impressão de que os cavaleiros do apocalipse estão em marcha sobre a avenida Paulista. A irracionalidade - para não dizer a imbelicidade - coletiva atingiu seu ponto alto nesta semana, no campus ABC da Universidade Bandeirantes - Uniban, e daqui para frente tudo podemos esperar.

Vamos aos fatos. Aconteceu o seguinte: uma moça apareceu para a aula de vestido curto. Foi o seu "pecado". Bastou isso e uma horda de bárbaros passou a segui-la e ofendê-la pelos corredores daquilo que deveria ser um estabelecimento de ensino. Pasmem: a moça foi obrigada a sair do campus escoltada pela Polícia Militar, coberta por um guarda-pó (esses aventais de professor) e coberta pelos gritos da massa: "Puta", "Puta"!, urravam os imbecis.

Vejam o texto completo no PORTAL VERMELHO

Ucrânia fecha todas as instituições de ensino devido à gripe suína

A primeira-ministra ucraniana, Yulia Timoshenko, ordenou nesta sexta-feira o fechamento de todas as escolas e universidades do país pelas próximas três semanas devido à epidemia de gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1). O país, que tem 47 milhões de habitantes, assiste a uma explosão do número de casos de gripe suína, de acordo com o ministro da Saúde, Vasyl Kniazevich.

Continua na Folha Online.

Obama acaba com proibição de que pacientes com HIV entrem nos EUA

O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou nesta sexta-feira (30) o fim da proibição de que pessoas infectadas com o vírus HIV, da Aids, entrem nos Estados Unidos.

A proibição, que já durava 22 anos, acaba na segunda-feira, segundo Obama.

Mais no G1.

Procurador-geral recomenda cancelamento da súmula que limitou uso de algemas

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, encaminhou ao STF (Supremo Tribunal Federal) parecer no qual recomenda o cancelamento da súmula vinculante que restringiu o uso de algemas a casos excepcionais. O parecer será analisado pela ministra Ellen Gracie.

Gurgel se manifestou em ação proposta pela Cobrapol (Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis) questionando a súmula. Para a entidade, a súmula viola o princípio da isonomia ao "ao priorizar o resguardo do direito à imagem frente à liberdade de informação", neglicenciando a segurança dos policiais.

Mais na Folha Online.

Economia faz direita recuar em Honduras

Um acordo entre o governo de facto e o legal parece que vai restituir Manuel Zelaya ao poder em Honduras. Detido pelo exército, no dia 28 de junho, data marcada para o referendo que consultaria a população acerca da possibilidade de reeleição de presidentes, Zelaya foi sacado do palácio presidencial, de pijamas, e levado para a Costa Rica. No dia 21 de setembro, o presidente deposto voltou ao seu país, instalando-se na Embaixada do Brasil.

Texto completo no Último Segundo.

Outro texto no UOL Notícias.

Nigéria prende scammers e fecha 800 sites

Se você já administrou servidores de e-mail que sofriam sob a carga de spam gerados pelos fraudadores nigerianos e pensava nesta imagem a cada vez que isso acontecia, provavelmente comemorará a notícia abaixo, mesmo que o problema em si esteja longe de ser solucionado.

Continue lendo no BR-Linux.

Um gênio que não se compreende?

Além disso, xingar o presidente de brilhante, de inteligente, de genial tem lhes servido de cobertura para que, por meio de um aparente elogio, reafirmem extemporaneamente preconceitos antigos. Eles continuam acreditando que quem não tem diploma não pode governar, mas, em vez de dizer isso, afirmam apenas que o caso de Lula não é parâmetro, não conta, pois ele afinal de contas é um tipo excepcional, é a exceção que não revoga, mas confirma a regra antiga. Dizer então que Lula é um gênio, um tipo único, é um modo de dizer que não surgirão outros iguais. Mais cedo ou mais tarde, as coisas voltarão ao "normal".

É fascinante como se tecem as teias dos sentidos. Concedendo o título de "genial" ao presidente da República, os adversários dizem o que querem e, provavelmente sem notar, denunciam de si mesmos o que gostariam de dissimular. De novo, é o caso de alertar: também no discurso desses que se opõem a Lula há outros sentidos divergentes, além dos que realcei aqui, mas por enquanto não vamos nos ocupar dos demais. Já temos um bolo de sentidos mais do que suficiente.

Confira o (longo) texto de Eugênio Bucci no Observatório da Imprensa.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Cutrale devolve terras griladas

Roberto Malvezzi, Gogó *
Adital -
Num gesto único na história brasileira, a Cutrale vai devolver as terras públicas que grilou para plantar laranja. Segundo uma pessoa que ocupa cargo decisivo, "mais importante que sete mil pés de laranja derrubados, são as cem mil famílias de brasileiros que estão na beira das estradas". O único condicionante da empresa é que as terras sejam destinadas à reforma agrária, dando preferência às famílias que ocuparam o lugar dias atrás.

Para maior surpresa, admitiu que é inconcebível que, "num país de 8,5 milhões de Km2, haja tantas pessoas sem um lugar para trabalhar e até mesmo para morar".

Com esse gesto, continuou, "contribuiremos para fazer uma justiça histórica nesse país, já que desde a chegada dos portugueses, a terra tornou-se um pesadelo para nossos índios, negros e pequenos camponeses. Queremos, de uma vez por todas, superar essa injustiça histórica, criar a paz no campo e que essa paz se estenda também por nossas cidades".

Vejam mais em ADITAL


Só um pouco de verdade

Mas é bom textos assim sejam publicados. Pelo menos, fica-se sabendo quem é mesmo e como é o idiota latino-americano perfeito.

No mesmo estilo Nélson Motta, o Jornal Nacional de 21/10/2009 informava que mais um presidente latino-americano obtinha o direito de reeleger-se. Era Ortega, da Nicarágua. Bonner fez rápida retrospectiva: Chávez, depois, Morales, depois, Correa, agora Ortega. Em voz mais baixa - explica-se! - informou que Uribe está tentando um terceiro mandato (de leve)!

Mas essa é de fato uma notícia para o ouvinte meio idiota latino-americano para o qual Bonner já declarou que faz seu jornal: um cara do tipo Hommer Simpson. Se não fosse assim, talvez destacasse Uribe, e informaria que as reeleições começaram de fato com Menem, Fernando Henrique e Fujimori. Bem antes, portanto, do que ele cita, e com gente de outro calibre ideológico.

Um pouco de verdade (jornalística) não faria mal a ninguém.

Confira o texto completo no Terra Magazine.

Polícia apreende documentos políticos, cartazes contra Yeda e indicia anarquistas

A Federação Anarquista Gaúcha envia a seguinte nota:

Neste exato momento a Polícia Civil do Rio Grande do Sul sob o comando da governadora Yeda Crusius promove diligência na sede da Federação Anarquista Gaúcha (FAG). O mandado de segurança do governo busca apreender material de propaganda política contra o governo acusado de corrupção. Os cartazes abordam o empréstimo junto ao Banco Mundial e o assassinato do sem-terra Elton Brum. Este ato é pura provocação do Executivo gaúcho, atravessado por atos de corrupção e situações até hoje sem explicação, como a morte de Marcelo Cavalcante em fevereiro desse ano. Conclamamos as forças vivas da esquerda gaúcha para reagirmos de forma unificada contra mais esse desmando.

A nota continua no RS Urgente.

Centrais sindicais querem canais de televisão

Seis centrais sindicais (CGTB, CTB, CUT, Força Sindical, Nova Central e UGT) definiram, dia 21 de outubro, uma pauta unificada para ser levada à Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). No seminário nacional que discutiu o tema, as centrais também decidir trabalhar pelo fortalecimento do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e agendar uma audiência com o presidente da República a fim de solicitar maior divulgação da Confecom e também a concessão de um canal de televisão para as centrais sindicais. Integram a pauta unificada, propostas como: fortalecimento da rede pública de comunicação, novo marco regulatório, fortalecimento da radiodifusão comunitária, inclusão digital com internet banda larga gratuita e novos critérios para a distribuição da publicidade oficial.

Continua no RS Urgente.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Oito jogadores de time da terceira divisão italiana contraem gripe A

Oito jogadores do Lucchese, time da terceira divisão italiana, contraíram a gripe A, após os planos para vacinar os atletas terem sido adiados. O médico do clube confirmou nesta quinta-feira que os integrantes do elenco infectados terão que ficar afastados do restante do time por, no mínimo, três dias.

A notícia completa no UOL Esporte.

E aqui, no interior de São Paulo, o Globo Online, informa que uma criança de 2 anos morreu em consequência da doença.

Só EUA, Israel e Palau defendem bloqueio contra Cuba

Mais uma vez, a Organização das Nações Unidas condenou o bloqueio aplicado pelos Estados Unidos contra a ilha. Em uma nova votação, 187 países disseram não ao bloqueio, deixando em uma posição isolada os três únicos defensores da medida: os EUA, Israel e Palau. Proibições e restrições seguem atingindo diversas áreas. Recentemente, a Orquestra Filarmônica de Nova York foi proibida pelo governo norte-americano de se apresentar em Cuba. Governo cubano vê alguns passos positivos de Obama, mas diz que eles ainda são extremamente limitados e insuficientes.

Vejam mais em CARTA MAIOR

CARNICEIROS DA TRAGÉDIA

Recife (PE) - Os jornais de hoje revelam, de passagem, que a causa decisiva do desastre da TAM em julho de 2007, em São Paulo, foi a posição incorreta do manete direito, que controla a potência da turbina direita do avião. Agora. Mas enquanto houve sangue fresco e restos de pessoas, o comportamento da mídia não foi assim.

Na época, houve um circo de horrores maior que o número de mortos. Na televisão, nos periódicos, nas revistas, pulavam de alegria diante de mais uma desgraça onde o culpado seria o governo brasileiro. Repórteres obedientes à orientação da pauta, articulistas que viraram autoridades, mais pareciam papa-defuntos. Na Folha de São Paulo, por exemplo, em 19 de julho se publicou:


Vejam o texto completo em DIRETO DA REDAÇÃO

Confederação Sindical denuncia assassinato de líder sindical

Adital -
Mais um líder sindical foi assassinado na Guatemala. No último domingo (25), Víctor Gálvez foi atacado por uma pessoa desconhecida, quem o crivou de balas. O crime ocorreu quando o dirigente sindical saía do escritório onde trabalhava. Ontem (28), a Confederação Sindical Internacional (CSI) enviou uma carta às autoridades guatemaltecas em que denuncia e condena o episódio.
(...)

Víctor Gávez era dirigente comunitário atuante na causa social do país. Membro da Frente de Resistência e Proteção dos Recursos Naturais (Frena) e afiliado à Frente Nacional de Luta em defesa dos serviços públicos e recursos naturais (FNL), a qual compõe o Movimento Sindical Indígena e Campesino Guatemalteco (MSICG). Além disso, lutava pelos direitos dos consumidores, muitas vezes violados pelas empresas Deocsa e Deorsa, subsidiárias da multinacional Unión Fenosa.


Vejam mais em ADITAL

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O programa de TV macabro

Pois é, isso mesmo que está acontecendo: a quarta testemunha sobre o esquema que envolvia o programa de TV do ex-deputado estadual amazonense Wallace Souza acaba de ser assassinada. Era o policial militar Juarez dos Santos Medeiros, morto com oito tiros vindos de um motoqueiro.
O ex-deputado está preso desde o dia 9 deste mês em um batalhão da PM em Manaus, junto com seu filho, Rafael, acusado de envolvimento na mesma organização criminosa que mataria adversários para gerar notícia ao programa do deputado.

Mais no blog do Luís Nassif.

Preços do Kindle e Windows 7 no Brasil estão entre maiores do mundo

Com a chegada do novo Windows 7, sistema operacional da Microsoft, e do Kindle, leitor de livros eletrônicos da Amazon, muito se falou dos altos preços de produtos tecnológicos no Brasil. Por aqui, em certos eletrônicos, como videogames, a taxa de imposto chega a ser mais de 70% do preço final.

Para ter uma ideia, o Kindle vendido para o Brasil sai por US$ 546,30 enquanto nos EUA ele custa US$ 259. Já o Windows 7 Home Basic tem preço de venda de R$ 329 no Brasil, enquanto na China o mesmo pacote custa R$ 100.

Continua no UOL Tecnologia.

Ataque talebã mata cinco funcionários da ONU em Cabul

Pelos menos cinco funcionários da ONU morreram e nove pessoas ficaram feridas em um ataque do Talebã na capital afegã, Cabul, nesta quarta-feira, segundo informações do governo local. Outro atentado da milícia na capital afegã não deixou vítimas.

No primeiro incidente, um total de pelo menos 11 pessoas morreram - incluindo os funcionários da ONU, três civis afegãos e três militantes - em uma explosão seguida de um tiroteio em uma pensão usada pela ONU para a estadia de funcionários estrangeiros no centro da capital.

Relatos anteriores, de que 12 pessoas haviam morrido, entre elas seis funcionários da ONU, foram depois corrigidos pelas autoridades.

O porta-voz do ministério do Interior Zemarai Bashary, disse à BBC que pelo menos três homens armados e usando coletes com explosivos invadiram a pensão, localizada no distrito de Shan-e-War, no centro da cidade, por volta das 6h (horário local, 23h30 de terça-feira em Brasília).

Logo após a primeira explosão, a polícia cercou o local e houve intensa troca de tiros entre as forças afegãs e os militantes. Segundo Bashary, os três militantes foram mortos e a situação no local foi controlada.

Cerca de duas horas após o primeiro incidente, foguetes foram lançados contra o hotel Serena, um dos principais da capital afegã e utilizado por diplomatas e jornalistas internacionais.

Continua na BBC Brasil.


Explosão de carro-bomba mata mais de 90 em Peshawar

Pelo menos 91 pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas nesta quarta-feira em uma grande explosão em um mercado em Peshawar, capital da província da Fronteira Noroeste no Paquistão.

Um carro-bomba explodiu no mercado na região de Peepal Mandi, em Peshawar, provocando vários incêndios que prejudicaram os trabalhos de resgate de vítimas.

Grande parte das vítimas são mulheres, já que a maioria das lojas e bazares no mercado é de produtos femininos. Um médico no hospital mais próximo ao local disse à agência de notícias AFP que 150 pessoas ficaram feridas.

Continua na BBC Brasil.

ONU: 187 nações votam pelo fim do bloqueio econômico contra Cuba

Mais uma vez a Assembleia Geral das Nações Unidas discute a resolução que pede o fim do bloqueio econômico e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba. Numa votação recorde, dos 192 países membros do organismo, 187 foram favoráveis ao fim do bloqueio à ilha. O resultado — embora previsível — volta a afetar e questionar diretamente o posicionamento do governo estadunidense em relação ao tema.

Somente os Estados Unidos, Israel e Palau mantiveram-se a favor e as Ilhas Marchall e Micronesia se abstiveram. A votação mostra que o número de nações contrárias ao embargo, que em 1992 chegava a apenas 59, já é quase unânime hoje.

O chanceler cubano, Bruno Rodríguez, esteve presente na reunião em que, pelo 18º ano consecutivo, apresentou-se o projeto de resolução "Necessidade de colocar fim ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba".


Vejam mais no PORTAL VERMELHO

Oposição abandona CPI da Petrobras e reclama da postura de governistas

Brasília - A oposição retirou-se da reunião de hoje (28) da Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras em protesto ao comportamento da base do governo e prometeu não participar da comissão até que seja convocada uma reunião administrativa.

No começo da reunião, marcada para ouvir o depoimento do gerente executivo de serviços da Área de Exploração e Produção da Petrobras, Erardo Gomes Barbosa Filho, os senadores tucanos Sérgio Guerra (PE) e Álvaro Dias (PR) saíram da audiência. Em seguida, foi a vez do senador Antônio Carlos Magalhães Junior (DEM-BA).



Vejam mais em AGENCIA BRASIL

Governo quer recursos para Marinha e MCT no relatório do pré-sal

De acordo com a proposta atual, Ministério de Ciência e Tecnologia ficaria sem verba para investir e a Marinha perderia parte da capacidade de proteger a área do pré-sal

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, pediu nesta terça-feira que o relator do projeto de partilha do pré-sal reconsidere sua proposta de retirar dos ministérios de Ciência e Tecnologia e Marinha recursos provenientes das cobranças de royalties.

O governo também não teria gostado da elevação da alíquota de cobrança do royalty de 10 para 15 por cento. Segundo Lobão, o governo teria sugerido 12 por cento ao relator.


Vejam mais em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

HONDURAS: UNICEF DENUNCIA 1,6 MIL MORTES INFANTIS DESDE O GOLPE

TEGUCIGALPA, 28 OUT (ANSA) - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) indicou hoje que pelo menos 1.600 crianças com até cinco anos de idade morreram em Honduras desde o golpe de 28 de junho, que tirou do poder o presidente Manuel Zelaya.
De acordo com a entidade, são 13 óbitos infantis por dia. "As maternidades e unidades infantis dos principais hospitais públicos já não dão conta de atender às demandas" da população local, disse o Unicef em um comunicado.
O órgão prevê que, caso este contexto não seja revertido, o sistema de saúde hondurenho pode "entrar em colapso".
No documento, o Fundo destacou ainda que mais de 1,8 milhão de crianças que estudam em escolas públicas "praticamente perderam o atual período letivo".


Vejam mais em ANSALATINA

Frente denuncia que governo de fato organiza fraude nas próximas eleições

A Frente de Resistência contra o Golpe de Estado em Honduras denunciou uma suposta fraude a favor de Elvin Santos, candidato presidencial do partido liberal. A Frente insistiu em boicotar as eleições se o presidente Zelaya não é restituído.

O líder da Frente de Resistência contra o golpe de Estado, Juan Barahona, denunciou nesta segunda que o regime de fato está organizando uma fraude a favor de Elvin Santos, o candidato presidencial do Partido Liberal, a que pertencem tanto o presidente legítimo, Manuel Zelaya, como o de fato, Roberto Micheletti.

A Frente insistiu em boicotar as eleições presidenciais, legislativas e municipais do próximo dia 29 de novembro se o presidente Zelaya não for restituído, "Essa semana é definitiva, [porque] entra em uma fase crítica o atual período eleitoral", manifestou o também líder do movimento, Rafael Alegría.


Vejam mais em ADITAL

Novo ataque mata oito soldados americanos no Afeganistão

Oito soldados americanos e um civil afegão que trabalhava para o grupo morreram em um ataque no sul do Afeganistão nesta terça-feira, de acordo com informações da Otan.

O ataque "múltiplo e complexo" de bombas também deixou diversos feridos, segundo o comando das tropas lideradas pelos Estados Unidos.

As mortes tornaram o mês de outubro de 2009, com 55 vítimas fatais, no mais mortal para as forças americanas no Afeganistão desde o início das operações militares no país, em 2001.

Na segunda-feira, 11 soldados americanos e três civis morreram quando dois helicópteros se chocaram no sul do Afeganistão.

Mais na BBC Brasil.

As causas do acidente da TAM

OS OITO FATORES CONTRIBUINTES

Instrução: A formação teórica dos pilotos usava exclusivamente simulações em computador, o que não garantia a boa formação individual de cada um. Além disso, a formação do copiloto, Henrique Stefanini di Sacco, contemplou apenas um determinado tipo de certificação, que se mostrou insuficiente para enfrentar a situação. Havia a percepção entre os tripulantes, aliás, que o treinamento vinha sendo abreviado

Coordenação de cabine: O monitoramento do voo não se mostrou adequado, uma vez que a tripulação não percebia o que acontecia, o que impediu correções.

Pouca experiência do piloto: Apesar de sua larga experiência em grandes jatos comerciais, Di Sacco tinha apenas 200 horas de voo em jatos A320

Supervisão gerencial: A companhia aérea permitiu que a tripulação fosse composta por dois comandantes, mas Di Sacco havia realizado só um treinamento específico. A falta de coordenação entre os setores da empresa – especialmente Operações e Treinamento – levou a falhas na formação dos pilotos

Falta de percepção: A configuração e o funcionamento dos manetes não ajudaram os pilotos na identificação de dificuldades. E essa situação foi agravada pela falta de um alarme para indicar o erro na posição do instrumento

Perda de consciência situacional: Surgiu como consequência da falta de percepção dos pilotos. A automação da aeronave também não ofereceu aos tripulantes sinais de perigo

Regulação: Embora a Anac proibisse a operação com reverso (freio aerodinâmico) inoperante, a exigência só foi normatizada em 2008. Isso impediria o pouso com pista molhada

Projeto: Ficou constatado que é possível possível pousar com os manetes do A320 em posições distintas, sem que nenhum dispositivo alerte os pilotos.

Confira o longo texto completo no blog do Luís Nassif.

A Casa da Mãe Joana do Banco Central

No final do ano passado, em pleno burburinho da crise, um diretor do Banco Central deu uma entrevista em “off” alertando que, se a Fazenda decidisse tomar qualquer medida para conter fluxos de capital, a diretoria do banco se demitiria em bloco.

Na ocasião, sugeri que a Polícia Federal abrisse um inquérito e processasse o irresponsável que se escondia atrás do sigilo de fonte para cometer essas irresponsabilidades.

Continua no blog do Luís Nassif.

Um terço dos europeus deverão pegar gripe A, diz comissária

Um terço da população europeia poderá ser infectada pelo vírus da gripe A (H1N1), afirmou a comissária europeia da Saúde, Androulla Vassilou, em declarações publicadas nesta terça-feira na imprensa alemã e citadas pelo canal de televisão Euronews.

Texto da Agência Lusa, disponível no UOL Notícias.

China confirma execução de 2 participantes de distúrbios em Tibete

O Governo da China confirmou hoje a execução de duas pessoas que participaram dos violentos distúrbios registrados no Tibete em março de 2008.

O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores chinês, Ma Zhaoxu, foi quem dez o anúncio das duas execuções, as primeiras relacionadas às revoltas de Lhasa que são oficialmente confirmadas.

Continua no UOL Notícias, da Agência EFE.

Sudeste lidera ranking de trabalhadores em situação análoga à escravidão

Dados do Ministério do Trabalho colocam a região Sudeste no topo do ranking de trabalhadores em situação análoga à de escravo resgatados neste ano, em razão de flagrantes nas áreas de plantio e corte de cana.

Entre janeiro e 11 de setembro, dos 2.216 trabalhadores encontrados em situação degradante e resgatados, 729 deles (33%) estavam na região mais populosa e rica do país. A quantidade de resgates no Sudeste é puxada por Rio (361) e Minas Gerais (270). Somente uma operação do grupo móvel de fiscalização no interior fluminense resgatou 280 trabalhadores na cana-de-açúcar.

Mais na Folha Online.

Bachelet quer limitar poder de tribunais militares no Chile

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, enviou ao Congresso um projeto de lei que, se aprovado, limitará os poderes e a competência dos tribunais militares para julgar civis.

Segundo a presidente, a lei tem o objetivo de fazer com que "nunca mais um civil seja julgado pela justiça militar".

Pelas leis atuais, que ainda guardam o legado do período militar que governou o Chile entre 1973 e 1990, civis que cometem ofensa contra um membro das Forças Armadas devem ser processados por tribunais militares.

Com a nova lei, a Justiça militar atuaria apenas no âmbito militar. Civis que cometerem delitos, inclusive contra os militares, estariam sob competência da Justiça civil.

Para o ministro chileno da Justiça, Carlos Maldonado, a lei elimina "uma intromissão indevida, excessiva e exorbitante, da Justiça militar sobre os civis".

Continua na BBC Brasil.

Anistia acusa Israel de negar acesso à água potável aos palestinos

A organização de direitos humanos Anistia Internacional (AI) acusou o governo de Israel de negar aos palestinos o acesso livre à água potável, ao manter um controle total sobre os recursos hídricos compartilhados e seguir políticas discriminatórias.

Em um relatório divulgado nesta quarta-feira, a AI afirma que Israel restringe sem razão a disponibilidade de água nos territórios ocupados da Cisjordânia. No caso da Faixa de Gaza, o bloqueio israelense teria levado o sistema de fornecimento de água e esgoto a um “ponto crítico”.

No documento, de 112 páginas, a Anistia sugere que Israel utiliza mais de 80% da água procedente do Aquífero da Montanha, um aquífero subterrâneo partilhado com os palestinos, que, por sua vez, só têm acesso a 20% do total.

Continua na BBC Brasil.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

A Justiça reavalia o poder da mídia

Prezados, esta decisão judicial – caso Estadão, é primorosa. Leitura obrigatória que o Estadão não forneceu aos seus “leitores”.

Um dos valiosos trechos :

“No presente feito, ressalte-se que a própria parte, empresa de expressão jornalística que é, tem feito o mais amplo e irrestrito uso do seu poderio junto à opinião pública e a inúmeras outras instituições ligadas à imprensa nacional e internacional, veiculando, reiteradamente, uma equivocada ou quiçá distorcida interpretação da decisão desta Relatoria, mesmo após notificada do seu inteiro teor, ao viso de moldar uma verdadeira via de exceção, extrajudicial, a seu talante, em seu próprio benefício, para registro de sua exacerbada reação a uma decisão judicial, que se mostra sobejamente fundamentada, havendo, portanto, a nítida intenção – até aqui frustrada – de causar intimidação a um detentor da indeclinável garantia constitucional da independência, no lídimo exercício da judicatura."


Visto no Luís Nassif. É originário do Observatório da Imprensa.





Palestinos e polícia israelense se enfrentam em Jerusalém

A polícia israelense prendeu ao menos 12 palestinos neste domingo depois de confrontos na Esplanada das Mesquitas, local sagrado tanto para muçulmanos como para judeus e uma das áreas mais tensas de Jerusalém.

Os policiais acusaram os palestinos de terem jogado pedras e coquetéis molotov contra eles e afirmaram ter tentado dispersar manifestantes do lado de fora da Mesquita de Al-Aqsa usando bombas de efeito moral, antes de realizar as prisões.

Entre os detidos está o ministro palestino para assuntos de Jerusalém, Hatem Abdel Qader, acusado de incitar a violência.

Os enfrentamentos acontecem depois de semanas de rumores entre os palestinos indicando que judeus extremistas planejavam invadir e profanar a Esplanada das Mesquitas.

Mais na BBC Brasil.

Denúncias atribuem danos ambientais a parques eólicos no Ceará

As paisagens litorâneas do Ceará têm ganhado novos componentes nos últimos tempos: altas torres brancas com enormes hélices, que captam a força dos ventos para geração de energia. Considerada uma das formas mais limpas de se produzir energia elétrica em vigor no mundo, a energia eólica, porém, tem sido questionada no Estado, onde ações do Ministério Público Federal têm denunciado diversos problemas socioambientais causados na instalação dos parques eólicos.

Entre os problemas estão a devastação de dunas, o aterramento de lagoas, interferências em aquíferos, a destruição de casas e conflitos com comunidades de pescadores.

Continua no UOL Notícias.

Caracas e Bogotá especulam no caso de sequestrados mortos

Os governos da Colômbia e Venezuela especulam hipóteses que envolveriam grupos criminosos, que atuam na fronteira entre os dois países, no assassinato de 10 colombianos sequestrados há duas semanas no estado de Táchira.

"Este é mais um episódio de enfrentamento entre grupos na Colômbia", afirmou o vice-presidente venezuelano Ramón Carrizález, que comparou a "brutalidade" do conflito interno colombiano ao 'modus operandi' do assassinato dos sequestrados, que foram encontrados em várias áreas de Táchira, amarrados e com marcas de tiros.


O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, criticou os assassinatos e atribuiu os crimes ao "terrorismo internacional que não conhece fronteiras", sem mencionar um grupo específico.


As autoridades da Venezuela encontraram no sábado, em uma área do estado de fronteira de Táchira, 10 corpos, que seriam de pessoas que integravam um grupo de 10 colombianos, um venezuelano e um peruano sequestrados há duas semanas na região.

Mais no G1.

Carros-bomba deixam 132 mortos em Bagdá

Dois ataques com carros-bomba no centro de Bagdá deixaram pelo menos 132 mortos e 520 feridos na manhã deste domingo, de acordo com informações da polícia.

As explosões aconteceram quase ao mesmo tempo, às 10h30 da manhã, hora local, quando as pessoas se dirigiam ao trabalho, e atingiram o Ministério da Justiça e outro prédio do governo perto da Zona Verde, a região fortemente protegida no centro da capital iraquiana, causando muita destruição.

Policiais dizem que o número de vítimas deve aumentar, já que equipes de resgate ainda estão procurando sobreviventes e corpos nos escombros.

Estes foram os ataques mais mortíferos no país desde agosto de 2007, e ocorrem apenas três meses após os Estados Unidos terem passado o controle da segurança nas cidades iraquianas para as forças locais.

O último grande ataque em Bagdá aconteceu no dia 19 de agosto, quando caminhões-bomba atingiram prédios do governo matando ao menos 100 pessoas.

Notícia de segunda-feira, na BBC Brasil.

Enfermos de EEUU violan el bloqueo para tratarse en Cuba

Por: Cubadebate

Enfermos estadounidenses violan repetidas veces el bloqueo a Cuba para viajar a la isla y someterse a tratamientos a los que no tienen acceso en su país, según afirmaron hoy especialistas médicos en La Habana.

“Se bloquea también a los pacientes norteamericanos de todas las especialidades. Muchas veces nos escriben. Muchos quieren venir a tratarse a Cuba y de hecho a algunos los tratamos, pero bueno, con muchas dificultades”, dijo a la prensa el director del Instituto de Hematología e Inmunología de Cuba, José Manuel Ballester.

Según el subdirector de Investigación del Instituto de Oncología y Radiobiología, Lázaro Anasagasti, esos pacientes suelen llegar a Cuba a través de terceros países con el objetivo de obtener una segunda opinión médica o de someterse a tratamiento con medicamentos cubanos que no se venden en Estados Unidos debido al bloqueo económico, financiero y comercial vigente desde los años 60.

Vejam mais em PATRIA LATINA

Petrobras e UFRJ inauguram laboratório para desenvolver tecnologias exploratórias

Espaço é destinado a produzir conhecimento sobre extração de petróleo e gás

Nielmar de Oliveira escreve para a "Agência Brasil":

A Petrobras e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) inauguram nesta terça-feira (27/10) um laboratório para o desenvolvimento conjunto de novas tecnologias para exploração e produção de petróleo nos campos da estatal.

A fase 1 do Laboratório de Engenharia, Aplicação e Desenvolvimento em Instrumentação, Automação, Controle, Otimização e Redes de Campo (Lead), que vai funcionar na Ilha do Fundão, é resultado de parceria entre o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes) e a universidade.

O laboratório será instalado em um prédio de 150 metros quadrados (m2) e terá como principal atribuição identificar e explorar rotas tecnológicas, desenvolver conhecimentos e avaliar tecnologias voltadas para o setor de petróleo e gás.


Vejam mais em JORNAL DA CIÊNCIA-SBPC

Pesadelo assombra os produtores de soja transgênica

A presença do sorgo resistente ao glifosato, em lavouras no norte da Argentina, já foi reconhecida pelo principal organismo encarregado de vigiar as ervas daninhas resistentes a herbicidas. Essa descoberta é um pesadelo que se tornou realidade para os produtores de soja transgênica. O glifosato é o herbicida seletivo de maior venda no mundo e sua expansão acelerou-se com os cultivos transgênicos como os da soja Roundup Ready, da Monsanto. O resultado era previsível: cedo ou tarde, apareceriam espécies resistentes às estratégias desenhadas e implementadas por este modelo de agricultura. O artigo é de Alejandro Nadal.

Um fantasma percorre os campos do Chaco, norte da Argentina. Após meses de investigação e acaloradas disputas, confirmou-se a existência de uma variedade de sorgo (Sorghum halepense – também conhecido no Brasil como capim Massambará, Pasto Russo ou Erva de São João) resistente ao herbicida glifosato, na província de Salta. É o primeiro caso de uma variedade de sorgo resistente ao glifosato desde que esse herbicida começou a ser usado no mundo, há três décadas. A difusão desta erva daninha através das colheitadeiras que circulam por todos os lados após cada safra não é um bom augúrio.

Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Horas bajas en la derecha salvadoreña

El fracaso electoral de Arena frente al FMLN ha agudizado la crisis interna.- 12 de sus 32 diputados se han escindido en un grupo independiente

La otrora poderosa derecha salvadoreña, aglutinada en la Alianza Republicana Nacionalista (Arena), se ha dividido en dos facciones, como consecuencia final del fracaso electoral del pasado 15 de marzo, que llevó al poder a su gran rival, el izquierdista y ex insurgente Frente Farabundo Martí para la Liberación Nacional (FMLN).

Vejam mais em EL PAIS.COM

Eleições uruguaias












José 'Pepe' Mujica venceu 1º turno com 49,18% dos votos

Acompanhando as eleições gerais do Uruguai que aconteceram neste domingo (25), no país vizinho, onde os uruguaios votaram para escolher o presidente e o vice-presidente da República, deputados e senadores, e ainda responderam indagações plebicitárias sobre anistia e voto no exterior, o deputado Adão Villaverde (PT) afirma que a Frente Ampla, do candidato José Mujica (foto), teve uma espetacular vitória sobre os dois tradicionais adversários, blancos e colorados, e deverá ser consagrada no segundo turno, em 22 de novembro.

Mujica teve 49,18% dos votos, com uma diferença percentual de mais de 20% sobre o segundo colocado do Partino Nacional (Blanco),o ex-presidente Luis Alberto Lacalle. Faltaram apenas 18.041 votos em um universo de cerca de 2,5 milhões para Mujica ser eleito já no primeiro turno. (...)

*Leia matéria completa no Blog do Júlio Garcia - http://jcsgarcia.blogspot.com/

Militares brasileiros discutem com representantes de seis países uso da nanotecnologia

Brasília - Fonte de importantes inovações tecnológicas usadas na medicina, vestuário, eletrônica, engenharia de materiais, informática e vários outros setores, a nanotecnologia, no Brasil, ainda é pouco usada para fins militares. Já em outros países, onde essas mesmas inovações ocupam papel de destaque na formulação das estratégias de segurança e defesa, os pesquisadores veem recebendo cada vez mais recursos públicos e privados para desenvolver equipamentos capazes de dar uma vantagem a seus soldados.

Vejam mais na Agência Brasil

CAMPONESES PARAGUAIOS DENUNCIAM AMEAÇA DE GOLPE CONTRA FERNANDO LUGO

ASSUNÇÃO, 26 OUT (ANSA) - A Mesa Coordenadora das Organizações Campesinas (MCNOC), um dos mais importantes movimentos rurais do Paraguai, alertou hoje sobre uma suposta ameaça de golpe de Estado vinculada a uma "campanha tendenciosa" da oposição contra o presidente Fernando Lugo.
Segundo o MCNOC, o objetivo seria "criar o cenário para um processo político contra o mandatário ou viabilizar um golpe de Estado ao estilo de Honduras", onde o presidente Manuel Zelaya foi tirado à força do poder em 28 de junho.

Vejam mais em ANSALATINA

Gilson Caroni: A fria lâmina de uma CPI anunciada

O campo ideológico das entidades que representam os proprietários de terra está unido em torno de um ponto: barrar a revisão dos índices de produtividade rural, mantendo os dados defasados do IBGE, que datam de 1975, como parâmetro para as desapropriações. A iniciativa é tão clara que só uma cobertura midiática enviesada pode ocultar sua real intenção: bloquear qualquer possibilidade de reforma agrária.

por Gilson Caroni Filho
para a Carta Maior

A CPI do MST no Congresso é a resposta dos setores mais reacionários da sociedade brasileira a uma conjuntura política que, ao contrário das anteriores, facilita o processo de emancipação dos trabalhadores rurais da tutela do proprietário da terra, permitindo-se pensar em projetos de democracia moderna no Brasil.

Vejam o texto completo no Portal Vermelho

O desmonte da legislação ambiental no Rio Grande do Sul

O setor ambiental está sofrendo uma pilhagem no Rio Grande do Sul, denuncia o professor do Departamento de Botânica da UFRGS, Paulo Brack. Entregue há dois governos a políticos do PSDB, Secretaria Estadual do Meio Ambiente passou a atender interesses de grandes empresas, especialmente da área da celulose. Na Assembléia, deputados da base do governo Yeda querem aprovar lei que flexibiliza ainda mais legislação ambiental. "O cenário é bizarro e marcado pela truculência", diz Brack.

O governo Yeda Crusius (PSDB) entrará para a história, entre outras coisas, como o patrocinador do maior ataque à legislação ambiental no Rio Grande do Sul. No final de setembro, entrevistei Paulo Brack, professor do Departamento de Botânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para o Adverso, publicação da Associação dos Docentes da UFRGS (ADufrgs). Na entrevista, publicada na edição n° 170 do Adverso, Brack denuncia o que está acontecendo no Estado:

“O setor ambiental está sofrendo uma pilhagem no Rio Grande do Sul. O Estado, na área ambiental, deveria responder às demandas da sociedade e não apenas as de um grupo de empresas. Os técnicos da área ambiental não conseguem fazer nada e são pressionados a emitir licenças para obras sem estudo de impacto ambiental prévio. O cenário é bizarro e marcado pela truculência.”

Vejam o texto completo em CARTA MAIOR

Lula, destruidor criativo da política

Por Cristian Klein

(...)
A história política brasileira recente, no entanto, é mais original. Permite uma terceira via, híbrida, mestiça. É o país onde há o petismo, oriundo de um partido social-democrata de massa, ao velho estilo das organizações europeias. E onde há o lulismo, movido pelo carisma, pela trajetória e pela força pessoal do presidente da República. Essa mistura, em que se combinam traços de partidarismo e personalismo, é uma das marcas do sistema político brasileiro. O petismo não responde por todo o quadro político, mas sua trajetória serviu de exemplo para outras legendas ao mostrar quão longe pode ir uma agremiação que investe em sua marca partidária. Seu percurso é europeu. Já Lula não corresponde exatamente ao perfil do empresário político americano a que se referia Weber. O PT não foi uma máquina partidária, uma criação personalista sua, pois, como se sabe, o partido surgiu da união de sindicalistas, segmentos da Igreja e da intelectualidade. Mas, com a força atual de sua popularidade – e mesmo antes dela – não há como negar que seu comando sobre o partido em alguns momentos se assemelha ao de um empreendedor e dono da empresa.


Vejam mais em JB ONLINE

Brasil: La policía como principal sospechosa de la muerte del anarquista Chrystian Paiva

Policía del Estado de Roraima principal sospechosa de la muerte del Profesor Chrystian Paiva, historiador, poeta, anarquista y activista social.

Según informaciones que acaban de llegar de Brasil murió el profesor Chrystian Paiva, historiador, poeta, músico, activista social y sindical anarquista. La muerte se dio en circunstancias muy extrañas y todo indica que se trató de un asesinato más perpetrado por agentes de la policía del Estado de Roraima, uno de los Estado brasileños donde se registran las tasas más altas de mortalidad por homicidio de todo Brasil .

La versión de la policía es que él se suicidó. Pero su compañera, Adriana Gomes, y una amiga que los acompañaba en el viaje desmienten la versión policial.

Recordar que Chrystian apoyaba el Movimento de Organização dos Trabalhadores em Educação (MOTE). (que mantenía un enlace a nuestro blog, Pimenta Negra ).

Además de la lucha en la educación y de los profesores, Chrystian estaba involucrado en el movimiento contra la implantación de la industria de la caña de azúcar en Roraima, de Biocapital, empresa de São Paulo reciéntemente instalada en aquel estado y que desea montar la mayor fábrica de etanol de la región amazónica.


Vejam mais em LA HAINE.ORG


Obama ante la militarización de América Latina

Por el engaño se nos ha dominado más que por la fuerza

Simón Bolívar

(...)

En América Latina su sonrisa se hace odiosa porque ya no puede ocultar la creciente sombra militar norteamericana que se expande sobre el continente. Obama sigue la vieja consigna de Richard Nixon quien declaró en 1971 al Consejo Nacional de Seguridad, que si Estados Unidos no podía controlar a América Latina tampoco podría imponer su autoridad al mundo. Nixon hizo "chillar" la economía chilena y propició el golpe militar al gobierno de Salvador Allende. Los tiempos cambian y siguen las mañosas estrategias del dominio. Barack Obama y su Departamento de estado siguió el mismo "juego de inocentes" en Honduras, y hace como si no pudiera restituir inmediatamente al legítimo presidente Manuel Zelaya en el poder.

(...)

Todo es cuestión del control de recursos naturales y el único modo "efectivo" de lograrlo es a través de la fuerza militar. Venezuela, Brasil, Ecuador Bolivia, Argentina perciben la sombra de futuras invasiones y se preparan para recibirlos.

Vejam mais em RIA NOVOSTI

Onda de suicídios leva França a discutir cultura 'pós-privatizações'

Uma onda de suicídios numa das maiores empresas francesas vem levando o país a discutir o "choque cultural" entre os valores tradicionais do funcionalismo público do país e o foco na competição adotado após processos de privatização.

Após o 25º suicídio de um funcionário da France Telecom em apenas 20 meses, o governo francês fixou nesta semana um prazo para que grandes empresas do país adotem medidas contra o estresse no trabalho.

A própria empresa, privatizada em 2004, anunciou a suspensão de seus processos de restruturação e de realocação obrigatória de funcionários após os 25 suicídios, além de 15 outras tentativas de empregados de tirar suas próprias vidas.

O texto da BBC, está disponível no UOL.

domingo, 25 de outubro de 2009

Tortura "heavy metal" em Guantánamo

Tão inocente quanto a canção de "Vila Sésamo" ou tão dura como um tema da banda Metallica. Tão norte-americana como "Born in the USA", de Bruce Springsteen, ou tão motivadora como "We Are The Champions", de Queen. Todas elas - sim, incluindo "Vila Sésamo" e "Barney", a canção do simpático dinossauro cor-de-rosa que as crianças adoram - obrigadas a escutar em altíssimo volume durante dias ou semanas podem ter sido utilizadas como instrumento de tortura contra os prisioneiros de Guantánamo.

Um grande grupo de artistas invocou nesta quinta-feira a Lei de Liberdade de Informação para exigir do governo norte-americano que revele o nome das gravações que foram utilizadas durante os interrogatórios de suspeitos de terrorismo na prisão de Guantánamo ou em alguma das prisões secretas que a CIA espalhou pelo mundo durante o mandato de George W. Bush. James Taylor, Christina Aguilera, Britney Spears, Neil Diamond, AC/DC, Red Hot Chili Peppers e muitos outros lançaram um protesto contra o uso da música em torturas.

Texto do El País, disponível no UOL Notícias.

Homem-bomba mata oito no Paquistão

Um homem-bomba matou oito pessoas do lado de fora de uma unidade da Força Aérea paquistanesa nesta sexta-feira (23). Os militares negaram rapidamente que o alvo fosse ligado ao programa nuclear do país.

Notícia de sexta-feira, mas vale o registro, no G1.

Pesquisa mostra queda na aprovação do governo de Berlusconi

ROMA (Reuters) - O índice de aprovação ao governo do premiê Silvio Berlusconi caiu nos últimos meses, em parte devido a uma polêmica anistia fiscal, mas continua em 44 por cento, mostrou uma pesquisa.
...
Pesquisas de opinião mostram que a popularidade de Berlusconi entre os italianos também está caindo depois de uma série de escândalos. Uma pesquisa feita por institutos de pesquisa e publicada pela IPR em 15 de outubro mostrou que o apoio ao magnata da mídia caiu para 45 por cento dos 62 por cento um ano atrás.

A DITADURA DO OMBUDSMAN


Recife (PE) - Qualquer pesquisa na internet informará que ombudsman é uma palavra sueca que significa representante do cidadão. E que a Folha de São Paulo foi o primeiro jornal brasileiro a ter algo semelhante, o seu próprio ombudsman, que deveria ser um profissional dedicado a receber, investigar e encaminhar as queixas dos leitores; realizar a crítica interna do jornal e, uma vez por semana, aos domingos, etc. etc. Vamos ao ponto e ao fato, agora.

Em 29 de julho de 2009, lancei o livro “Soledad no Recife” em São Paulo. O livro narra os últimos dias de Soledad Barrett, a militante socialista que teve a infinita infelicidade de ser mulher do Cabo Anselmo, pois grávida foi entregue por ele ao assassino Fleury. Que a executou sob torturas, a ela e a mais cinco militantes, em 1973. Isso é histórico. O livro, uma recriação literária em cima de pessoas, depoimentos e papéis, expõe o caráter da traição dc Anselmo, em um momento que não poderia ser mais inconveniente para ele.

Vejam o texto completo em Direto da Redação

The Guy

Uma prova de como o presidente Lula caiu mesmo no gosto não só do colega Barack Obama, mas dos críticos norte-americanos. O cientista político John French vai lançar uma biografia do brasileiro em 2011.



Vejam mais em JB Online