No auge da repressão no Cone Sul, o Itamaraty e militares brasileiros devolveram opositores buscados pelos regimes nos países vizinhos, rejeitaram dezenas de pedidos da ONU para que dessem asilo a famílias que estavam sendo ameaçadas e perseguidas e ainda forçaram a entidade a buscar uma saída desses refugiados para outros países. No total, em apenas cinco anos, o regime brasileiro na prática expulsou mais de 1 mil argentinos, uruguaios e chilenos do País, sempre com a cooperação da diplomacia brasileira.
Confira no Estadão.
sábado, 3 de novembro de 2012
sexta-feira, 2 de novembro de 2012
Psol dá adeus à ‘era da inocência’
O primeiro prefeito eleito pelo PSOL de uma capital, Clécio Luís, em Macapá, declarou querer diálogo com o senador de seu estado José Sarney (PMDB).
“Não é o militante Clécio que está procurando o cacique José Sarney. É o prefeito que vai procurar a base parlamentar eleita pelo povo de Macapá para pedir ajuda. Para que eles cumpram seu papel institucional. Não podemos abrir mão da ajuda de ninguém. Então é necessário que a gente abra esse diálogo institucional republicano”, disse, em nota amplamente divulgada pela imprensa. Clécio também elogiou o apoio recebido do DEM e do PSDB à sua candidatura no segundo turno.
O gesto, porém, conflita com o discurso passado de críticas ao que o PSOL chamava de “alianças espúrias”, sobretudo dirigido ao partido que lhe deu origem, o PT, quando passou a aliar-se a ex-oponentes para compor maiorias e conseguir a governabilidade.
Confira no Sul21.
Valério tem medo de virar Abel Pereira. Segredos de 1999 a 2002 ainda são caixa-preta.
Jornalão especula, mas segredos de Valério que sobraram são sobre tucanos, sobretudo entre 1999 e 2002 |
Empresário condenado como o operador do mensalão, Marcos Valério Fernandes de Souza prestou depoimento ao Ministério Público Federal no fim de setembro. Espontaneamente, marcou uma audiência com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Fez relatos novos e afirmou que, se for incluído no programa de proteção à testemunha - o que o livraria da cadeia -, poderá dar mais detalhes das acusações.Mais abaixo falo da real necessidade de proteção à Valério. Mas antes não há como deixar de falar sobre o jornalão. Ninguém merece esse tipo de jornalismo!
.
Dias depois do novo depoimento, Valério formalizou o pedido para sua inclusão no programa de testemunhas enviando um fax ao Supremo Tribunal Federal. O depoimento é mantido sob sigilo. Segundo investigadores, há menção ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao ex-ministro Antonio Palocci e a outras remessas de recursos para o exterior além da julgada pelo Supremo no mensalão - o tribunal analisou o caso do dinheiro enviado a Duda Mendonça em Miami e acabou absolvendo o publicitário.
.
Ainda no recente depoimento à Procuradoria, Valério disse já ter sido ameaçado de morte e falou sobre um assunto com o qual parecia não ter intimidade: o assassinato em 2002 do então prefeito de Santo André, Celso Daniel.
O que o jornalão quis dizer com "segundo INVESTIGADORES", se está noticiando um depoimento sigiloso ao Procurador-Geral? Por acaso o jornalão está dizendo que o gabinete do Procurador-Geral está grampeado por investigadores?
Vejam mais no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA
Marcadores:
desestabilização,
Estadão,
golpismo midiático,
intimidação,
Marcos Valério,
mídia golpista,
mídia partidária,
oposição hipócrita,
Procurador Geral da República,
queima de arquivo
quarta-feira, 31 de outubro de 2012
Micarla de Sousa é afastada da Prefeitura de Natal pela Justiça
A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, foi afastada do cargo por ordem da Justiça nesta quarta-feira (31). A decisão é do desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Amaury Moura Sobrinho, que também determinou que o presidente da Câmara Municipal, Edivan Martins, dê posse, "imediatamente e dentro das prerrogativas legais", ao vice-prefeito Paulinho Freire.
Micarla de Sousa e os secretários municipais Jean Valério e Bosco Afonso, além do marido da prefeita, o radialista Miguel Weber, são acusados de participar de um esquema de corrupção na Secretaria Municipal de Saúde, que culminou com a deflagração da Operação Assepsia. Ouvidos pela equipe de reportagem, os secretários negaram as acusações.
Mais no G1.
Ex-militar denuncia apoio da Turquia a grupos armados sírios
Damasco, 31 out (Prensa Latina) O Governo do premiê turco, Recep
Tayyib Erdogan, oferece apoio com armas e dinheiro aos grupos armados
para se infiltrarem na Síria e perpetrar massacres contra seu povo,
denunciou hoje um desertor desses grupos.
O tenente Hussein Khalifa, um dos oficiais que desertou de seu posto no
Ministério do Interior e depois regressou ao país, declarou à televisão
local que voltou à sua pátria porque se sentia culpado e envergonhado
de sua atitude. Indicou que trabalhava na região de Al-Thawra e que ali descobriu que o general de brigada Adib al-Shalaf, diretor da instituição em Al-Thawara conspirava com os terroristas para fugir do país pela Turquia. O militar assinalou que, residindo a uns 20 quilômetros de Antioquia (Antakya), entendeu que os grupos armados acreditam nos takfiris (extremistas islâmicos) e dependem de fatwas que provem dos países do Golfo. Os sírios nos acampamentos turcos sofrem de humilhação, vergonha, e, agregou, são tratados de maneira desumana. Khalifa propôs, também, que as pressões psicológicas e as guerras de rumores são uma prática nas zonas turcas contra os oficiais desertores sírios para os assustar e evitar que voltem ao país. | |||||||
Visto em PRENSA LATINA | |||||||
terça-feira, 30 de outubro de 2012
A oposição ao PIG
Houvesse Serra sido eleito e teríamos uma noite inteira de transmissão da festa pelos canais da Rede Globo e congêneres. Os portais de internet mais conhecidos estampariam imensas fotos do novo prefeito de São Paulo. É de se imaginar, inclusive, que as prensas dos jornalões em papel rodassem apressadas matérias já prontas, tudo para ser distribuído ainda na noite de domingo.
É de se imaginar o tamanho do prejuízo financeiro que os arautos da “boa nova” política tiveram. Somas enormes investidas para que, ao final de domingo, serem obrigados a tratar a vitória da “oposição” como mais uma mera notícia. Sim, o governo brasileiro - PT, PMDB e seus aliados - é uma aberrante oposição ao PIG.
Novo presidente da SIP ataca Julian Assange
A 68ª Assembléia Geral da SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa) terminou nesta terça-feira (17) em São Paulo. Depois de cinco dias de muitos ataques dos donos e editores do principais jornais do continente às iniciativas de governos que buscam quebrar o monopólio dos meios de comunicação de massa na região, a SIP elegeu sua nova diretoria, que estará à frente da entidade por dois anos.
Apesar de não ter vindo a São Paulo, o novo presidente eleito foi o jornalista Jaime Mantilla Anderson, presidente executivo do jornal diário diario HOY, de Quito, o terceiro em circulação no Equador. Ele substitui o norte-americano Milton Coleman, ex-editor do The Washington Post, que presidiu os trabalhos da 68ª Assembléia Geral, e fez seu discurso de posse através de videoconferência.
Depois de declarar que assume a presidência “em um momento perigoso” para a imprensa na América Latina, em função de governos que “dificultam o livre trabalho jornalístico”, Mantilla explicitou sua visão sobre jornalismo livre. E finalmente tocou em um assunto evitado durante todo o evento em São Paulo: a perseguição política sofrida por Julian Assange, fundador do Wikileaks, que pediu asilo na embaixada do Equador em Londres para evitar extradição a seu país de origem, onde corre o risco de um julgamento político em função das denúncias que fez contra inúmeros governos, sobretudo o dos Estados Unidos.
Leia mais no Observatório da Imprensa.
Transexuais encaram o preconceito e o biquíni em concurso de miss no Rio
Dispostas a mostrar suas formas femininas e a encarar o preconceito, 23 candidatas disputam nesta terça-feira (30) o Miss T Brasil 2012, concurso no Rio de Janeiro que vai eleger a mais bela transexual do país. Além da faixa e da coroa, elas querem ser reconhecidas como mulheres e sonham em se tornar a nova Lea T, a filha transex do ex-jogador Toninho Cerezo e estrela da grife francesa Givenchy. A vencedora garante uma vaga no Miss International Queen, na Tailândia, país referência em cirurgias de mudança de sexo.
Assim como no concurso tradicional de miss, as participantes ficaram cinco dias confinadas em um hotel, no Centro do Rio, onde receberam aulas de passarela, dicas de maquiagem, e assistiram a palestras sobre Direitos Humanos e diversidade sexual. Além de caprichar no carão e no famoso tchauzinho de miss, elas serão avaliadas pelo desempenho nos desfiles de traje de gala e banho.
Confira no G1.
Assim como no concurso tradicional de miss, as participantes ficaram cinco dias confinadas em um hotel, no Centro do Rio, onde receberam aulas de passarela, dicas de maquiagem, e assistiram a palestras sobre Direitos Humanos e diversidade sexual. Além de caprichar no carão e no famoso tchauzinho de miss, elas serão avaliadas pelo desempenho nos desfiles de traje de gala e banho.
Confira no G1.
Sem comida e energia em abrigo, desespero toma conta de haitianos
A situação de 200 haitianos abrigados precariamente numa casa no município de Brasiléia, a 235 quilômetros de Rio Branco (AC), na fronteira com a Bolívia, se agravou depois que o governo estadual deixou de pagar o aluguel do imóvel e parou de fornecer alimentação.
A casa está sem eletricidade, a comida é insuficiente e as pessoas estão desesperadas, de acordo com relatos de ativistas de defesa dos direitos humanos. A maioria dos haitianos já está com CPF, mas falta oportunidade de trabalho, afetando especialmente as mulheres, algumas esperando bebês há vários meses.
- O desespero dos haitianos está aumentando e espero que possamos evitar tragédias – disse o pesquisador Foster Brown, cientista do Experimento de Grande Escala Biosfera Atmosfera na Amazonia (LBA) e membro do MAP -de Madre de Dios (Peru), Acre (Brasil) e Pando (Bolívia)- uma iniciativa de de direitos humanos.
Confira no Blog da Amazônia, no Terra Magazine.
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
Jornalista boliviano é queimado enquanto transmitia programa de rádio
O jornalista boliviano Fernando Vidal, dono e diretor da Radio Popular, do povoado sulista de Yacuiba, fronteiriço com a Argentina, foi queimado por desconhecidos nesta segunda-feira (29/10), enquanto transmitia um programa.
De acordo com o jornalista Esteban Farfán, quatro pessoas com os rostos cobertos invadiram a rádio, derramaram gasolina sobre Vidal, de 78 anos, e atearam fogo.
Confira no Opera Mundi.
De acordo com o jornalista Esteban Farfán, quatro pessoas com os rostos cobertos invadiram a rádio, derramaram gasolina sobre Vidal, de 78 anos, e atearam fogo.
Confira no Opera Mundi.
Apesar da abstenção de 70%, chilenos derrotam conservadores nas urnas
A oposição de centro esquerda venceu a direita no poder na eleição para as prefeituras do Chile neste domingo (28). Porém, conforme dados oficiais, 70% do total de 13 milhões de eleitores se abstiveram de votar em prefeitos e vereadores. Dos 30% que foram às urnas, a maioria escolheu candidatos de esquerda e de centro, derrotando os partidos conservadores.
A centro esquerda, que governou o Chile por 20 anos após o fim da ditadura de Augusto Pinochet, conquistou a prefeitura de Santiago com Carolina Tohá, ex-ministra do governo da presidente Michelle Bachelet, que tomou a capital do conservador Pablo Zalaquet.
Leia mais no Sul21.
PT vai comandar maior nº de cidades grandes; PMDB lidera nas pequenas
O Partido dos Trabalhadores (PT) conquistou, nas eleições municipais encerradas neste domingo (28), o maior número de prefeituras em cidades grandes, mas a sigla perdeu eleitos em comparação com a última eleição.
Um certo mapa do resultado desta eleição está no G1.
Um certo mapa do resultado desta eleição está no G1.
"Jornal da Tarde" deixará de circular após 46 anos; Grupo Estado fala em reduzir custos
Circula nesta quarta-feira (31) a última edição do "Jornal da Tarde", um produto do Grupo Estado, após 46 anos de sua fundação. O jornal teve uma tiragem média de 37.778 exemplares por dia em agosto, segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC).
A meta ao fechar o "JT", segundo a empresa em nota no site do "Estado de S. Paulo", "leva em conta o objetivo de investir na marca Estadão com uma estratégia multiplataforma integrada (papel, digital, áudio e vídeo e mobile), para levar maior volume de conteúdo a mais leitores, sem barreira de distância e custos de distribuição".
"Hoje, o meio jornal é a segunda mídia mais importante para a publicidade, com o dobro de participação do terceiro colocado. Daí a estratégia de focar no Estadão, principal marca do Grupo, e de investir em uma plataforma digital mais robusta e avançada", diz Francisco Mesquita Neto, diretor presidente do Grupo Estado.
Continue lendo no UOL Notícias.
domingo, 28 de outubro de 2012
O que fazer com a vitória em SP?
Em política, o que fazer com a vitória é tão importante quanto vencer.
Cabe ao PT, a partir desta 2ª feira, dizer o que fará após derrotar em casa aquele que se propôs a ser o líder do conservadorismo brasileiro, José Serra.
Não é força de expressão colocar as peças no tabuleiro dessa forma polarizada.
Nem o gigantismo da cidade, nem o valor do seu orçamento - ainda que isso tenha um peso objetivo óbvio - elucidam porque a disputa em São Paulo se transformou no principal foco de atenção da mídia e do interesse do país.
O que distinguia o embate aqui como a disputa-chave das eleições brasileiras de 2012 era o confronto direto entre duas concepções de país, duas visões de democracia e duas propostas de desenvolvimento.
Pode-se dizer, em adendo, que um julgamento de recorte nitidamente conservador desse antagonismo está sendo levado a cabo no STF há mais de 40 dias.
Vejam mais em CARTA MAIOR
Brasil ignora o 'mensalão' e faz do PT o partido mais votado em 2012
A
eleição de 2012 entrará para a história. Esforço que envolveu toda a grande
imprensa, partidos de oposição e as cúpulas do Poder Judiciário e do Ministério
Público, tentou gerar “efeitos políticos” – leia-se uma monumental derrota do
Partido dos Trabalhadores e, por conseguinte, do ex-presidente Lula – nas
eleições municipais.
Ao
fim da tarde de 28 de outubro, porém, no grupo de mídia que mais se empenhou em
destruir um partido e o maior líder político da atualidade no Brasil, o
jornalista Willian Bonner, com expressão de choro estampada no rosto, teve que
admitir que o processo eleitoral deste ano terminou com uma vitória histórica
desse partido.
Se
o PT não vencesse a eleição em mais nenhuma parte, vencendo só em São Paulo já
seria uma derrota sem par do consórcio demo-tucano-pepessista-midiático-judiciário.
A vitória retumbante de Fernando Haddad, porém, somou-se a mais de 17 milhões
de votos que fizeram o PT emergir do primeiro turno como o campeão brasileiro
de votos. (...)
-A autoria da postagem é de Eduardo Guimarães. Clique Aqui para ler mais.
Assinar:
Postagens (Atom)