sábado, 19 de maio de 2012

FHC, o midiático bailarino da pós-política


A mídia que FHC aprova fecha-se em copas para que Roberto Civita, o dono da Veja, não compareça à CPI do Cachoeira. E o bicheiro de Goiás que corrompeu deputados e governadores gostaria de contar tudo…
De corrupção, aliás, FHC entende. Ele não disse, em outra manchete de jornalão tucano, que o governo de Dilma roubou mais que os seus dois governos? Dito de outra forma, os governos de FHC também roubaram, mas menos. É algo como dizer: você matou 100 pessoas, eu somente 25.
Convenhamos: faro para o que interessa à mídia FHC tem. É preciso falar de corrupção. O assunto, como diz Vladimir Safatle, colunista da CartaCapital, é “grave” e temos de lidar com ele. Mas e os outros assuntos? Por exemplo, como vai a social-democracia hoje?


Confira o texto completo no sítio da CartaCapital

sexta-feira, 18 de maio de 2012

CPI do Cachoeira: Oposição quis bagunçar a fila da guilhotina, para tirar Perillo do 1º lugar

Dê 50 coisas para uma pessoa fazer ao mesmo tempo, e ela não conseguirá fazer nenhuma. Dê uma coisa de cada vez, e ela conseguirá fazer as 50 coisas, uma a uma, ao longo do tempo.
Aponte para tudo quanto é lado, que não se chega a lugar nenhum.

A CPI tem 180 dias e a oposição, com ajuda dos amigos da revista Veja, Miro Teireixa (PDT-RJ), Pedro Taques (PDT-MT) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), querem impedir o começo pelo início.
Querem relaxar na investigação sobre o núcleo duro da organização de Cachoeira, para desviar o foco na direção lateral do esquema, sem destrinchá-lo.
O motivo é criar confusão, bagunçando a ordem da investigação, para tirar seu governador tucano Marconi Perillo (GO), do primeiro lugar na fila de candidatos à guilhotina. 

Vejam mais no blog OS AMIGOS DO PRESIDENTE LULA

Ataques com ácido viram 'problema de saúde pública' em Bogotá

A incidência de ataques com ácido em Bogotá levou a prefeitura da capital colombiana a criar um programa de recuperação específico para mulheres vítimas desse tipo de ação. Mas o uso do produto vai além dos casos de violência doméstica, com registros recentes de uso de ácido em crimes comuns. As estatísticas existentes não distinguem os tipos de crime, mas de janeiro até agora foram registrados 20 casos na capital colombiana. No ano passado foram 42 e, em 2010, 55.




Confira a matéria da BBC Brasil no IG

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Tailândia apreende tigres mortos e esquartejados para contrabando

A polícia da Tailândia encontrou carcaças congeladas e esquartejadas de tigres e outros felinos nesta quarta-feira, em uma casa no subúrbio de Bangcoc. Os corpos dos animais seriam comercializados a compradores no Vietnã e na China, segundo a investigação. Dois homens, um tailandês e um vietnamita, foram presos.


(...)


A Tailândia, que é um centro de contrabando internacional, é um dos 13 países que possuem populações de tigres. Em todo o mundo, a estimativa é que a população da espécie caiu de 100 mil animais há 100 anos para 3,2 mil atualmente.




Mais no Terra

EUA podem ajudar Brasil a abrir 'caixa de Pandora' do regime militar, diz especialista

Os Estados Unidos devem ajudar o Brasil a abrir a "caixa de Pandora" do seu regime militar, contribuindo com a Comissão da Verdade que inicia os seus trabalhos nesta quarta-feira, disse à BBC Brasil um especialista americano em obter acesso a arquivos confidenciais históricos.

Peter Kornbluh, diretor de documentação sobre o Brasil no National Security Archive (Arquivo Nacional de Segurança), uma organização sem fins lucrativos vinculada à Universidade George Washington, acredita que o Brasil deu um passo histórico com a criação da Comissão, após o qual será impossível retroceder.


Texto da BBC Brasil, disponível no UOL.


Leia também: 


- Comissão da Verdade enfrenta críticas e iniciativa paralela de militares.

Irã convoca protesto contra união da Arábia Saudita com o Bahrein

As autoridades iranianas convocaram manifestações na próxima sexta-feira em todo o país contra o projeto previsto de união entre Arábia Saudita e Bahrein, chamando os regimes dos dois países de "lacaios" dos Estados Unidos.




A notícia da France Presse está disponível na Folha.com

terça-feira, 15 de maio de 2012

Escritor mexicano Carlos Fuentes morre aos 83 anos


O escritor Carlos Fuentes morreu nesta terça (15) aos 83 anos em um hospital na Cidade do México. A notícia foi confirmada pelo ministério da Cultura mexicano.

Nascido em 1928, Fuentes escreveu mais de 20 livros. Vencedor do Prêmio Cervantes em 1987 e do Príncipe de Astúrias em 1994, era considerado um dos escritores mexicanos de maior reconhecimento.


Mais na Folha.com

Palestinos pedem que o mundo "pague dívida histórica"


O chefe negociador palestino, Saeb Erekat, pediu nesta terça-feira que a comunidade internacional "pague sua dívida histórica com o povo palestino" pelo dia do Nakba (catástrofe), o exílio e a usurpação de suas terras que os palestinos lembram hoje com passeatas e manifestações.
"Há 64 anos, a vibrante sociedade e a rica cultura de uma nação foi forçada ao exílio e à expulsão em massa. Um país foi riscado do mapa. Hoje, a comunidade internacional tem a responsabilidade moral de reparar o que aconteceu", ressaltou Erekat em comunicado.
(...)
O Nakba, que representou a fuga ou expulsão de seus lares no atual território de Israel de 750 mil palestinos entre 1947 e 1949, é uma "sombria ocasião que a comunidade internacional deve usar para corrigir a injustiça histórica que caiu sobre o povo palestino", continuou o dirigente palestino.

Coalas podem desaparecer da Austrália em 50 anos, diz WWF

A população de coalas da Austrália corre o risco de extinguir-se nos próximos 50 anos, alertou nesta terça-feira (15) a organização WWF. O representante dessa ONG na Austrália, Martin Taylor, disse à Agência Efe que "a população de coalas diminuiu 42% nas últimas duas décadas" e assinalou que, se a tendência continuar, esse marsupial que passa a maior parte do tempo dormindo e se alimenta de folhas de eucalipto pode desaparecer.




Leia a notícia da EFE, no UOL .

Irã executa assassino de cientista nuclear

Um homem que foi condenado por ter assassinado um prestigioso cientista nuclear iraniano, em janeiro de 2010, segundo Teerã por ordem de Israel, foi executado nesta terça-feira, informou a agência oficial Irna. "Makhid Khamali Fashi, espião do Mossad e responsável pelo assassinato de nosso cientista nuclear Massud Ali Mohammadi, foi enforcado na penitenciária de Evin, em Teerã", afirma uma nota da Irna.




Confira no Correio do Povo

Comissão da Verdade quer apurar agentes do Estado

A Comissão Nacional da Verdade, que será instalada oficialmente nesta terça, irá se dedicar à investigação de violações de direitos humanos cometidas por agentes do Estado nos anos do regime militar. Embora seus integrantes ainda não tenham se reunido oficialmente, suas declarações indicam que a avaliação de atos de terrorismo praticados por militantes de esquerda que se opunham à ditadura não fará parte de seu trabalho.

Em entrevista, o diplomata Paulo Sérgio Pinheiro, uma das sete personalidades escolhidas pela presidente Dilma Rousseff para compor a comissão, foi enfático: "O único lado é o das vítimas, o lado das pessoas que sofreram violações de direitos humanos. Onde houver registro de vítimas de violações praticadas por agentes do Estado a comissão irá atuar".

Na avaliação do diplomata, nenhuma das quase 40 comissões da verdade instaladas no mundo tiveram como objetivo ouvir dois lados, como desejam setores militares brasileiros: "Nenhuma comissão da verdade teve ou tem essa bobagem de dois lados, de representantes dos perpetradores dos crimes e das vítimas. Isso não existe".




Confira no Correio do Povo

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Acusado de torturar Dilma é alvo de manifestação no Guarujá

Cerca de cem manifestantes realizaram na manhã desta segunda-feira um ato no Guarujá, litoral paulista, em frente ao prédio onde mora Maurício Lopes Lima, militar aposentado acusado pelo Ministério Público Federal de participar da morte de seis presos políticos e torturar outras 20 pessoas, entre elas a presidenta Dilma Rousseff , durante o período da ditadura militar (1964 - 1985).




Confira no IG