sábado, 2 de novembro de 2013

O procurador que apostou na blindagem errada


Por Luis Nassif*
A enrascada em que se meteu o procurador da República Rodrigo De Grandis se deve à sua aposta na blindagem errada: julgou que o PSDB fosse um todo homogêneo e não se deu conta de que a blindagem da mídia beneficiava exclusivamente o grupo ligado ao ex-governador José Serra.
A primeira prova de fogo de De Grandis foi a Operação Satiagraha. Nela, os principais atores - juiz Fausto De Sanctis e delegado Protógenes Queiroz - foram alvos de uma campanha implacável – da mídia, como um todo, reforçada pelo Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes.
De Sanctis e Protógenes mostraram estrutura psicológica para resistir ao massacre a que foram submetidos. De Grandis encolheu-se, assustou-se. (...)
*CLIQUE AQUI para continuar lendo.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Profissionais do "Mais Médicos" tomam café da manhã com Tarso

Mais de 100 profissionais contratados pelo programa "Mais Médicos" do governo federal, que começam a trabalhar a partir de segunda-feira em 32 municípios gaúchos, foram recepcionados pelo governador Tarso Genro, nesta sexta-feira, em um café da manhã no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. Com o grupo de médicos estava a coordenadora da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil, Vivian Chavez Perez, e a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. 

Leia mais no Correio do Povo

Ler é Poder: Começa a festa do livro em Porto Alegre

A 59ª Feira do Livro de Porto Alegre será aberta oficialmente às 19h desta sexta-feira na Praça de Autógrafos. Desde às 9h já há atividades, mas as 140 bancas de expositores serão abertas às 13h. Até o dia 17 de novembro, a Praça da Alfândega será iluminada por essa rotina prazerosa da relação dos leitores com os livros e também com os autores. A feira cujo lema será "Ler é Poder" terá um patrono representante da docência, da crítica e do ensaio, o professor Luís Augusto Fischer. Por outro lado, o início da Feira será um pouco mais triste, sem o som da sineta de Julio La Porta, o xerife, que morreu na semana passada, aos 80 anos.


Leia mais no Correio do Povo

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Espanhola é demitida por faltar ao trabalho no dia do próprio despejo

“Você já tem idade suficiente para saber quais são as suas responsabilidades. Atente-se às consequências”. Foi assim que Amaya Muñoz, uma espanhola de 31 anos, soube de sua chefe que estava sendo demitida. A razão foi explicada pela seção de Recursos Humanos da empresa de marketing na qual trabalhava: havia faltado 20% das jornadas em dois meses consecutivos.


Confira no Opera Mundi

Produção de armas químicas é destruída antes do prazo na Síria

Todos os equipamentos declarados de produção de armas químicas na Síria foram destruídos, antes do prazo limite de sábado, informou uma fonte da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ). "A Síria completou a neutralização de sua produção de armas químicas e de suas instalações de montagem de tal armamento", disse a fonte, que pediu anonimato. 

Notícia da AFP, disponível no Correio do Povo.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Guru de Marina disse que é preciso aumentar a carne e o leite

Há opiniões surpreendentes e até constrangedoras pelo conteúdo antipopular e pelo caráter elitista. 
 
Apontado como o mais influente conselheiro econômico de Marina Silva, autorizado inclusive a dar entrevistas nessa condição, Eduardo Gianetti da Fonseca elaborou uma formula muito peculiar para executar o programa de desenvolvimento com sustentabilidade, talvez a meta mais associada a líder da Rede. Lembrando que o gado brasileiro responde por emissão de gases que geram grande quantidade de C02, Gianetti afirma que, para evitar novos desastres ambientais, preocupação central de Marina Silva, “o preço da carne vai ter de ser muito caro, o leite terá de ficar mais caro.” 


Leia o texto completo no Blog do Paulo Moreira Leite

EUA podem ter espionado o papa Francisco, diz revista

As escutas telefônicas feitas pelos americanos também teriam visado ao Vaticano e ao Papa, afirmou a revista Panorama, pertencente ao grupo Berlusconi. Dos 46 milhões interceptações na Itália, várias ligações do Vaticano estariam envolvidas, segundo a publicação, que não fornece fontes no artigo da revista que chegará às bancas na quinta-feira, mas que foi antecipado para a imprensa.
De acordo com o site Cryptome, 46 milhões de conversas telefônicas foram interceptadas na Itália durante um mês, mas esta informação foi desmentida pelos serviços secretos italianos.

Leia mais no Terra.

Espanha confirma que saiu da recessão com crescimento de 0,1%

A economia espanhola saiu de dois anos de recessão com um crescimento do 0,1% do PIB no terceiro trimestre de 2013, anunciou nesta quarta-feira (30) o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), confirmando o resultado antecipado pelo Banco da Espanha.


Confira no UOL Economia

Museus holandeses possuem 139 obras que podem ser fruto de roubo nazista

Os museus holandeses possuem 139 obras de arte, incluindo um Matisse e dois Kandinsky, que podem ter sido roubadas dos judeus pelos nazistas entre 1933 e 1945, segundo fontes da Associação de Museus Holandeses. "A investigação mostra que os objetos têm uma história potencialmente problemática", indicou a fonte.

São 69 pinturas, 24 desenhos, 31 objetos decorativos, 13 objetos rituais judeus e duas esculturas. A difusão dos resultados desta investigação coincide com o lançamento do portal que procura obter maiores informações sobre estas obras.


Leia mais no Correio do Povo

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Milhares de usuários reclamam de bloqueio no Facebook

Milhares de contas do Facebook foram bloqueadas na noite desta segunda-feira, sem explicação prévia do serviço. Usuários começaram a reclamar principalmente no Twitter, a partir das 21h30min, sem conseguir acesso a suas contas e interação com outros usuários do site de relacionamentos.


Confira no Correio do Povo

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

EUA: revisão de programas de espionagem estará pronta até o fim do ano

A revisão dos programas de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA) estará pronta até o fim de ano, disse nesta segunda-feira a Casa Branca, que não confirmou se a reportagem publicada no Wall Street Journal que afirma que o presidente Barack Obama desconhecia a espionagem de líderes mundiais.
"A revisão completa (dos programas) que está sendo liderada pela Casa Branca estará pronta até o final do ano", disse o porta-voz da presidência, Jay Carney.


Confira no Terra

Crise diplomática dos EUA se amplia com revelações de espionagem na Espanha

Os Estados Unidos negaram que o presidente Barack Obama estava ciente da espionagem à chanceler alemã Angela Merkel, mas a tempestade diplomática prosseguia nesta segunda-feira com novas acusações envolvendo a Espanha.

De acordo com o jornal espanhol El Mundo, a Agência de Segurança Nacional (NSA) americana espionou 60 milhões de chamadas telefônicas no país entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013, uma revelação que se soma a uma longa lista de países europeus espionados.

O ministério espanhol das Relações Exteriores convocou o embaixador dos Estados Unidos para dar explicações sobre as supostas escutas de autoridades espanholas reveladas na sexta-feira pela imprensa.


Confira a notícia da AFP no UOL

domingo, 27 de outubro de 2013

Imprensa afirma que Obama sabia da espionagem contra Merkel desde 2010

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi informado pessoalmente que o telefone celular da chanceler alemã Angela Merkel estava sob escuta, uma espionagem que pode ter começado em 2002, afirma a imprensa alemã.

O jornal Bild am Sonntag informa que fontes da inteligência americana afirmaram que o diretor da Agência Nacional de Segurança (NSA) americana, Keith Alexander, revelou a operação contra Merkel em 2010.

"Obama não encerrou a operação, e sim permitiu que continuasse", destaca o jornal, que também cita um alto funcionário da NSA.


Confira a notícia da AFP, no UOL

EUA espionaram Merkel por mais de dez anos, diz revista

Os Estados Unidos espionaram o celular da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, por mais de dez anos, segundo informou neste sábado (26/10) a revista alemã Der Spiegel. De acordo com a publicação, o presidente Barack Obama disse a Merkel que teria parado a prática se soubesse o que estava acontecendo.

Der Spiegel, cuja edição será publicada amanhã (27), revela que espionar Merkel já aparece na lista de “coleta especial” da NSA (Agência de Segurança Nacional, na sigla em inglês) em documentos de 2002, três anos antes de ela ser eleita chanceler. A ordem de vigilância à líder alemã seguia em vigência poucas semanas antes da visita de Obama a Berlim, em junho.


Leia mais no Opera Mundi

Justiça de Sergipe mantém condenação de jornalista por texto ficcional

O Tribunal de Justiça de Sergipe manteve a decisão de primeira instância que condena o jornalista Cristian Góes a 7 meses e 16 dias de prisão por injúria. A pena, proferida nessa terça-feira, 22, foi revertida em prestação de serviços assistenciais. Desde dezembro de 2012, o processo criminal é movido pelo vice-presidente do órgão, desembargador Edson Ulisses, que se sentiu ofendido por artigo ficcional.


Confira no Comunique-se